se tivesse menos que fazer e se não tivesse um bocadinho de vergonha voltava a coleccionar selos. nas recordações de quando era pequena os selos aparecem com a mesma força que os legos e os livros do petzi. lembro-me de o meu pai (que não colecciona coisa nenhuma para além de livros) me dar o canto rasgado de um envelope com alguns selos colados e lembro-me de me ter ensinado a mergulhá-los em água para dissolver a goma e de os pôr a secar sobre um pano da louça. isto quando eu tinha 6 anos. ordenava-os por temas: animais e plantas, casas e paisagens, reis, rainhas e presidentes, artes, profissões, etc. aprendi imensas coisas com os selos. coisas importantes para uma pessoa pequena: que magyar posta significa correios da hungria, que o mocho é o símbolo da deusa atena, os nomes científicos de inúmeros animais, etc.

quando comecei a escrever cartas e tinha de comprar selos lembro-me de espreitar gulosa (como ainda espreito) para os livros de selos das tabacarias, a pensar que em vez de um selo de 27$00 podia pedir dois de 10, um de 5 e um de 2, que ficava o envelope mais bonito e eu mais satisfeita.

depois, como é do andar natural das coisas, os selos foram ficando esquecidos. até porque coleccionar selos é uma coisa assim um bocadinho nerdy e há uma idade em que as raparigas não querem que se pense que elas coleccionam selos.

mas a verdade é que continuo a detestar aquelas etiquetas cor de rosa que os substituem nos correios e que à s vezes dou por mim a rasgar os cantos aos envelopes. um dia se calhar deixo de ter este bocadinho de vergonha.

Comments

4 responses to “selos”

  1. Tiago Avatar

    os livros do petzi!!!!

    como eu desejava aqueles crepes que a mãe dele fazia…. :-)

    gostei tanto deste post.

    **

  2. loup Avatar

    que post bonito. as coisas nesse blog parecem simples e valiosas. gosto muito.

  3. Fer Avatar

    tambem gosto de selos. abomino aquele adesivo sem carater que os correios usam nas cartas de hoje. eu continuo usando os selos. os do momento tem a audrey hepburn estampada. tao linda…. beijos!

  4. AnaClara Avatar

    Eh, eh!, pois eu continuo a fazer colecção… bom, pelo menos a amontoá-los! Como entretanto os álbums ficaram sobrepovoados fui arranjando caixas e latinhas sempre com o pensamento de «um dia compro um álbum novo, nem que seja só para os animais». O desejo mantém-se mas as prioridades não o permitem. Mesmo assim, quando a Clarinha nasceu comprei-lhe um selo de jazz lindíssimo e quando me perguntaram o que é que a menina mais precisava para o enxoval respondia… UM àLBUM PARA SELOS!

    Não sei porquê nunca lho ofereceram… se calhar pensaram que eu estava a gozar. Ainda assim a ideia mantém-se e hei-de fazer um, mesmo que pequenino.