19 meses

A E. continua a vir para a nossa cama de madrugada quase todos os dias. Nem sei bem a que horas porque o faço a quase completamente dormir. Ouço-a decidida e já levantada na cama – mamã? mamã? – e pronto. Feito o mal uma vez é precisa imensa força de vontade para contrariar o hábito. Pelas oito e pouco acorda decidida: upa! mamã upa!. Sendo infinitamente mais agradável que um despertador não deixa de custar, sobretudo tendo em conta que raramente me consigo deitar antes da uma e meia, duas (estas horinhas de sossego em que até conseguimos tirar os livros, lápis, bolas, carrinhos e bonecos do chão, tomar um café e fazer qualquer coisa são demasiado preciosas para ir para a cama mais cedo…).

Continua a dizer poucas palavras e a usar muitos gestos e sons, por vezes mais complicados que as palavras propriamente ditas. Para dizer escorrega, por exemplo, senta-se no chão e arrasta-se para a frente e para trás. Aprendeu a pronunciar ão e pratica com afinco sobretudo os essenciais mão e pão.

Come a sopa sozinha com a colher mas prefere a mão para tudo o que seja fácil de levar à boca e distrai-se muito mais facilmente durante as refeições. Sempre que vê imagens do mar ou de areia pede para ir à praia. Creio que o paraíso da E. seria uma praia com baloiços, a sua amiga Aiã e um stock inesgotável de iogurtes e maçãs….

Links:

Little & The Girl: feitos à mão e muito simpáticos (obrigada Miriam).

Knittle: toscos, simples e lindos, coletes de tricot para inspirar as principiantes.

12 comments » Write a comment

  1. Os coletes de tricot são tão fofinhos :) E os bonecos são bem simpáticos. Ainda não chegou…estou ansiosa :)

  2. Quantos souvenires a senhora me provocou, trinta e seis anos ja se passaram. Eram tempos duros, mas quanto Amorosos. Muito Obrigado

  3. Rosa, vamos de viagem… para o Canadá. Vamos ver como é e quem sabe mudar em breve. Vou ficar longe dos blogs e da web e já tenho saudades. Parabéns pelso 19 meses da E. o meu, Vasco, fez 22 meses há pouco tempo e é uma explosão de surpresas diárias, a razão de viver, n é mesmo? Bem, vou indo que ainda tenho muito que preparar. Quando voltar dou-te notícias sobre a boneca, q n é preciso ser p o Natal. Beijinhos.

  4. las niñas son definitivamente mucho más listas.

    Jan no dice más que “awa”, que quiere decir que tiene sed (agua) o CUALQUIER OTRA COSA. utiliza la cuchara para tirar comida por los aires. y como muestra de cariño da tortazos.

    por favor, que alguno de mis gemelos sea una niña! ;)

  5. Parabéns à pequenina e parabéns pelo blog. A minha Matilde faz hoje 10 meses e noite sim, noite não também dou com ela bem aninhada a mim na nossa cama. Lá se foram os ideais… mas preciso tanto de dormir que, se é preciso ficar ali connosco, paciência.

    Foi uma grande amiga minha que me falou do seu blog e os elogios foram tantos que tive de a vir conhecer. Valeu bem a pena. Vou passando quando puder.

    Se quiser e tiver tempo para conhecer a minha bebé, aqui fica o endereço do nosso blog: http://motherblog.blogs.sapo.pt.

  6. Olá Rosa

    gosto muito da tuas descrições do crescimento da Elvirinha (desculpa lá, mas não resisto ao diminutivo!). tenho novidades: a minha M. já tricota! e mais, vai criar um clube de tricotadeiras lá na escola. como vez, continuas a ser uma inspiração para nós. um grande beijo para todos aí em casa, em especial à E, isabel

  7. Ei, Rosa… Uma hora dessas, podias gravar uma fita k7 da E. falando, não? Sabes, minha mãe gravou uma de quando eu estava aprendendo a falar e até hoje me emociona escutá-la. Já na segunda fita que minha mãe gravou, estava aprendendo a falar palavrinhas um tanto mais complicadas, como “elevante” (elefante) e “telelisão” (televisão). :)