feedsack

feedsack

feedsack

A minha curiosidade crescente pelo quilting tem-me levado a ler bastante sobre o assunto e a encontrar inúmeras referências aos feedsacks (sacos de farinha ou outros alimentos feitos de tecido). Nos Estados Unidos, a reutilização destes sacos foi estimulada como acto patriótico e deu origem a toda uma indústria, mas deve ter sido prática corrente até há poucas gerações em grande parte do mundo, e mais ainda em sítios onde o algodão não abundava.


saco

Encontrei um feedsack no avesso de um saco feito há provavelmente mais de cinquenta anos pela mais talentosa das minhas tias-bisavós e outro, ainda por usar, no armário da roupa das bonecas…

Sobre a história dos feedsacks:

All about feedsacks

Feedsack dress (National Museum of American History)

Feedbags: From Rags to Riches

6 comments » Write a comment

  1. Cá por casa os panos para secar a loiça são todos feitos com pano de saco de farinha, que depois é bordado… Vindos directamente das mãos de uma tia brasileira, como não podia deixar de ser… :)

  2. Olá Rosa!

    Aqui no Brasil usam-se esses sacos para fazer panos de limpar o chão.

    beijos

  3. Que assunto extraordinário para ler com afinco e estudar entusiasticamente! Voltarei a este comment para explorar os links TODOS! Com certeza. Um grande bem haja a estas “histórias” preciosas.

    a.m.

Leave a Reply

Required fields are marked *.