sewing from life: mary’s dolls

saloia

Apesar de já ter feito vários links para A Saloia, acho que nunca partilhei o entusiasmo que sinto pelas mais recentes bonecas da Mary. Não sou muito capaz de explicar o que é que as torna tão especiais, mas creio que a forma como se inspira e o cuidado que põe em cada pormenor sem com isso perder a espontaneidade são duas boas razões. E ainda por cima são (nas cores, nas caras, nos pontos, no ar) deliciosamente portuguesas, o que não só é um atributo que raras vezes acho delicioso como cada vez menos se nota naquilo a que se chama artesanato hoje em dia.

11 comments » Write a comment

  1. a palavra artesanato usa-se para tudo!

    acho que até se usa para coisas mal feitas :(

    é como a palavra design! =)

    também gosto muito das bonecas da Mary, são realmente diferentes de tudo o que tem aparecido e isso torna-as ainda mais especiais… comparo-as um bocadinho às bonecas da Maria João Arnaud (Eguzki) não na forma, óbvio!, mas na espontaneidade, imaginação e carinho com que são feitas.

  2. eu gosto das bonecas, mas acima de tudo da mary! do blog dela e dos textos tao sentidos e bonitos que escreve! e inspiracao no que realmente e portugues tendo ela nascido nos EUA e de louvar! mais portuguesa do que eu!

  3. as bonecas sao de facto um ternura. Acho-as muito meninas. tenho resistdo a adquirir uma porque penso que a G. ainda nao a apreciaria devidamente. certo estou errada!!! Mas sao defacto umas saloias fantasticas.

  4. Aprecio com o coração o trabalho da Mary, e acima de tudo o “amor” que lhe dedica.

    Mesmo sem antes ter pegado numa agulha ou máquina de costura conseguiu “parir” lindas “criaturas”.

    Tal como da saloia amorosa da imagem o coração da Mary é muito grande (até sai do corpo, metaforicamente dizendo).

    Sandra Pereira

  5. Tenho(ou tinha)em casa uma boneca que pertenceu á minha bisavó,têm nítidas semelhanças com as da Saloia não nas cores nem nos pormenores mas na simplicidade e na forma.

    A Mary têm uma inspiração genuína e parece que (possivélmente sem saber) está a recriar ou melhor a reinventar peças que já existiram mas que se perderam no tempo.

  6. Rosa,

    Of all the weeks that my computer decided to go into a coma…this had to be the one!!! I have not been online since Monday…talk about withdrawal! :)

    My spontaneous Yankee self shouts !!Yeeehaw!!regarding your beautiful post about my dolls. You, gracious and generous maker of MAGIC and DOLLS…I thank you.

    xoxox

    from me and saloias.

    **

    and thank you for all the wonderful comments from your readers too.

  7. hola! tengo que decirte que me encanta tú trabajo y que te sigo desde hace muuuuuuuuuuuucho tiempo.dónde consigues las telas? las diseña tú o las compras asi?

    a mi me gustaría llegar a hacer lo que tú, con mi tiendecita y todo,pero todavía trabajo para otros (sfera), en vez de para mi.

    seguiré visitándote.

    bye!

Leave a Reply

Required fields are marked *.