vicia faba

favas

Favas (uma grávida pensa mais em comida que o comum dos mortais?): São uma das minhas comidas predilectas mas só como os meus pais as fazem, com muito menos carne e ingredientes em geral do que qualquer uma das receitas que encontrei on-line (que são muitas, diferentes e em várias línguas – japonês incluído) e mais fáceis de preparar do que um ovo mexido.


Ingredientes:

2Kg de favas frescas

1 chouriço de favas

1 ramo de coentros

azeite

sal

Preparação:

Descascar e passar por água as favas. Colocar num tacho, acrescentar água (sem chegar a cobrir as favas), o chouriço de favas inteiro, o ramo de coentros (previamente lavado) e sal a gosto. Levar ao lume e cozer em lume muito brando até as favas estarem tenras (mais ou menos 1.30h). Quando estiverem quase prontas, regar com azeite (mais ou menos 4 colheres de sopa).

Portuguese fava beans

Ingredients

2Kg fava beans

1 portuguese blood sausage (this or similar)

Fresh coriander leaves

5 tablespoons olive oil

Salt to taste

Preparation

Shell and rinse the fava beans. Put into a saucepan, add water, sausage, coriander leaves and salt. Stew over low heat until tender (about 1.30h). Add olive oil just before turning off the heat. Slice the sausage and serve.

12 comments » Write a comment

  1. incrível! favas e bacalhau são das poucas coisas que acho intragáveis, o curioso é que com o aspecto desse prato, até dá vontade de comer *

  2. Ana, é um chouriço de favas, chama-se mesmo assim. Parece o cruzamento de um chouriço normal com uma morcela.

  3. No meu Algarve as favas comem-se exactamente assim. E acompanham-se com uma bela salada de alface e, às vezes, com peixe frito. E são do melhor que há!

  4. humm…também comi este fim de semana, mas sem carne. Favas guisadas só com azeite e muitos coentros! Adoro.

  5. É verdade! No Algarve as favas são mesmo assim! Só com a pequena diferença de que se acrescenta um dentinho de alho! Bom apetite Rosa! Para ti e para o/a bebé! :)

    Beijinhos

    Suzanne*

  6. Olá…

    Também gosto destas favas e da fotografia.

    Usualmente juntamos alho, e entremeada (que não chegamos a comer, mas que dá bom sabor), outras vezes não, porque nos esquecemos de a comprar…hehe.

    As favas são bem nutritivas!

Leave a Reply

Required fields are marked *.