bolinhas de milho

bolinhas de milho

Aprendemos a fazê-las um destes dias, enquanto a E. se refastelava com o almoço de um amigo. São uma espécie de gnocchi caboverdeanos (corrige-me, Mariana, se estiver errada) e facílimas de fazer. Ainda por cima, uma criança de três anos enrola feliz e contente um monte delas enquanto se prepara o resto do jantar.

Cozêmo-las num guisado de muitos legumes temperado à indiana (como a E. gosta), mas podem ser cozinhadas noutra comida qualquer com bastante caldo ou só em água.


Ingredientes:

Farinha de milho

Sal

Água quente

Preparação:

Misturar água quente na farinha (com sal a gosto) até atingir a consistência certa. Fazer bolinhas do tamanho de berlindes (se forem maiores ficam duras) e cozer até estarem tenras.

14 comments » Write a comment

  1. a G. depois de ter experimentado funge com o molho da muamba de peixe (é muamba ou moamba?)feito por uma amiga angolana, não quer outra coisa… mas o meu funge é intragável!!!!

  2. Vou experimentar.:)

    Uma coisa que adorei e que provei num restaurante de comida angola e adorei tanto que faço agora em casa é, feijao manteiga com quiabos e óleo de palma. Para acompanhar comida ou comeres mesmo assim com arroz branco é uma delicia.:)

  3. :)

    Não é muito subjectivo: vais juntando água e experimentando fazer bolinhas. Quando a massa as bolinhas não se desfizerem, está no ponto. Se tiveres acrescentado água a mais basta pôr mais farinha.

  4. Nhami! Vou experimentar! (com certeza as bolinhas não vão ficar tão perfeitas quanto as da E.)

  5. Em resposta aos pedidos por email, o guisado de legumes super simples foi feito assim:

    Tomate sem pele (ponho 5m de molho em água a ferver e a pele sai quase sozinha), pimento, brócolo e couve-flor cortados em bocadinhos, com sal, louro, cominhos e “cúrcuma” (aquele pó amarelo a que nos supermercados se chama “açafrão das índias), tudo a cozer num tacho grande com duas colheres de sopa de azeite e um copo de água para ficar caldo que chegue para cozer as bolinhas. Finalmente, nos pratos, uma colher de sopa de natas frescas e (só nos dos grandes) pimenta preta a gosto. Bom proveito!

  6. experimentei as tuas bolinhas de milho mas ficaram duras nao cozeram. Fiz tudo como indicas-tes (pequeninas) mas mesmo assim…

    beijinhos

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>