quilt hidráulico

casa varela

O mosaico hidráulico (que tanta gente continua inexplicavelmente a mandar arrancar de lojas, cozinhas e entradas) para além de ser fresco e macio nos pés e um regalo para os olhos é uma fonte inesgotável de inspiração para o quilting. As regras de uma e outra arte são obviamente próximas e muitos dos padrões mais comuns são inclusivamente os mesmos numa e noutra. Fascina-me este jogo entre as regras da técnica por um lado e a total liberdade criativa pelo outro e agora, mais do que nunca, vejo padrões em todo o lado.


No Flickr, tenho estado a ajudar a gerir um grupo de imagens dedicado aos quilts anteriores a 1970. É fascinante (para mim, claro) seguir a sua presença ao longo da história dos EUA e ir encontrá-los nos locais e funções mais inesperados, mas nada me enche o olho como os padrões dos tecidos dos anos 20 a 50 do século XX, tão bonitos e variados que norte-americanos e japoneses já tiveram a inteligência de relembrar e reeditar (até em livro). Alguns, dos muitos espalhados pelo flickr:

Quirky Vintage Quilt

Originally uploaded by Earthly Possessions.

DCP_5542

Originally uploaded by BudgieMido.

my favorite square

Originally uploaded by cathygaubert.

9 comments » Write a comment

  1. Também gosto muito de mosaico hidráulico (que felizmente ainda sobrevive em 2 divisões e varanda da minha casa) e tenho-me entretido em escolher alguns a transformar em quilts, precisamente pelas mesmas razões que enumeras…

    Um dos que estou a fazer em quilt é igual a essa tua foto!

    A ver se o resultado é satisfatório…

    :))

  2. Eu adoro ladrilho hidráulico!! Aqui no nosso escritório, uma das primeiras coisas que nos chamou a atenção para o imóvel, foi os dois pisos conservados, no térreo e no andar de cima. Neste sábado, em andanças pelo centro da cidade, parei numa loja de tecidos antiga que tinha um padrão P/B muito lindo também. Hoje em dia infelizmente a primeira coisa que fazem é retirá-lo para substituir por pisos frios de péssima qualidade e estética :(

  3. A melhor parte de aplicar os padrões dos mosaicos às quilts, é o “aportuguesamento” de uma arte que não é nossa de raiz. E é tão bom andar aí pela rua à procura de padrões…

    Aqui no Norte também há por todo o lado – tenho fotos e fotos para futuras colchas!

  4. eu amo ladrilho hidráulico! acabei de reformar meu aprtamento e colocar uma faixa enorme e uma parede inteira deles! adoro!

  5. É lindo, faz lembrar Mandalas. Olha vi ontem na sic uma reportagem de uma loja shop & work que abriu em Lisboa…com craft Rosa Pomar :))) Parabéns

  6. Eu tb sou um amante de mosaico hidráulico e quero partilhar convosco este site http://www.studiofirma.com que é o representante português do verdadeiro mosaico hidráulico (mosaic del sur), que os faz artesanalmente. São fantásticos, centenas de modelos e dezenas de cores. Para os amantes deste mosaico. A não perder.

  7. Oi Rosa

    Sou brasileira e moro em Pelotas (sul do Brasil). Todos os dias olho teu blog e hoje descobri que gostas de ladrilhos hidráulicos. Minha cidade recebeu muitos imigrantes portugueses que trouxeram sua arte e seus costumes para construir nossa terra. Com eles vieram os ladrilhos hidráulicos. Ainda hoje temos uma fábrica que os produz artesanalmente. Pensei que talvez queira conhece-la: http://www.fabricademosaicos.com.br/html/portugues/mainpor.htm

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>