dela

indianos

Não é raro o meu despertador ser um Dás-me uma folha para eu fazer um desenho?. Pega nas canetas e desenha. Quase sempre em séries e sem que se perceba muitas vezes a razão dos temas (pessoas indianas a comer, princesas em beliches, cavaleiros a cavalo, princesas e palmeiras, etc.). Esgotou-me os versos das fotocópias. Da minha experiência, para além de ter aprendido que todas as crianças desenham bem, tinha ficado a achar que em geral as meninas pensam e depois desenham (a menina e a mãe, a menina ao lado da casinha, etc.) e os meninos desenham e pensam ao mesmo tempo (o carro veio por aqui e depois apareceu um pirata e segurou o cão que…). A E. (ainda) desenha desta maneira dinâmica, sem grandes frustrações e com imenso gozo. Tomara que continue.


cavaleiros

19 comments » Write a comment

  1. ses dessins sont magnifiques.

    connais-tu le livre “copain des peintres” de geneviève casterman? c’est une mine d’idées pour des ateliers ou des après-midi créatifs. il ne faut pas se fier à la couverture. si tu veux je t’envoie des pages scannées pour que tu voies.

  2. Lindos! Não deites nada fora e depois faz-lhe um livro por ano. Mas de certeza que tu não deitas nada fora…

  3. as enormes pernas dos cavalos…é exactamente nessa proporção que eles o vêm. desenham na proporção deles, lindo! fazendo a sua propria teoria das proporçoes.

    agora é que eu entendo donde se inspirava o Miró…

  4. são lindos os desenhos da e., sempre adoro quando os põe aqui! minha filha – quase da mesma idade – também adora desenhar e também acaba com todos os papéis da casa.

    bjs

  5. É de certo a melhor fase da “vida de quem desenha”, essa em que não há regras, ou cânones, ou “conceitos – no sentido mais académico”… e não era Picasso que dizia que levaria a vida toda a aprender a desenhar como uma criança? Eles é que sabem! E a E. sabe.

    ;)

  6. Que bom se eles todos não conhecessem a borracha tão cedo!

    A expressão dela é duma riqueza e os traços tão espontãneos e seguros.

    Lindos!

    Linda!

    Sandra Pereira

  7. Sim… tomara que continue pois gosto muito dos resultados. Ela sabe muito bem ocupar o espaço da folha de papel e dá um bom uso às diferentes cores. Apesar de ainda ser muito menininha, tem já um “traquejo visual” proporcionado por vós. Visitar exposições, ler bons livros com boas ilustrações, conversar sobre o que se vê, faz desenvolver a actividade criativa da criança. Lindos desenhos!

  8. Olá Rosa,

    O pormenor que ela põe no desenho é que é fantástico. Tens aí uma boa observadora. As pessoas indianas estão a comer á mesa, sentadas em cadeiras, talheres,pratos,comida, roupa específica…e não esquecer o pormenor da cauda e da forma da cabeça dos macacos!

  9. os cavalos… os desenhos dela sao muito expressivos. engracada essa analise entre rapazes e raparigas. aqui em casa mesmo com a diferenca de dois anos, acho os desenhos da mais nova, para a idade, muito mais detalhados do que os do irmao, mas culpo a preguica! estimular tambem ajuda! eles nao gostam de lapis de cor, so mesmo de canetas de feltro! agora os desenhos da tua filha… muito bonitos!

  10. Olá rosa.

    é fantastico seu desenho amei

    continua assim

    ——————————

    ——————————-

    —————————-

    ——-

    ótimo fds semana

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.