the medium is the message

saco fábrica

Qual o significado deste tecido? Não sei se me engano muito supondo que nos países africanos para os quais foi criado a imagem da fábrica em actividade sugere progresso, riqueza, trabalho. Na Europa, a chaminé fumegante grita poluição, aquecimento global. No saco, leio cada saco de plástico demora entre vinte e mil anos a decompor-se


the medium is the message

9 comments » Write a comment

  1. boa!

    cada cultura tem o seu significado…

    e cada um deve seguir o seu.

    nao seria belo irem todos fazer compras com sacos de tecidos?meu sonho sonhado.

  2. Adorei este post. Sou muito a favor de tudo o que implique preservar o Ambiente, por isso acho que este post está muito bom. Quem quiser até pode usar um saquinho deste género para ir às compras, como se fazia ‘antigamente’ e agora raramente se vê fazer.

  3. É tão difícil mudar os hábitos quotidianos tão poluentes. E as soluções podem ser tão simples e tão bonitas, como esta!

  4. Bem melhor do que reciclar, é reutilizar o material na sua forma original sem recorrer aos processos de transformação. Isto porque a reciclagem também se faz em fábricas como essas, e o processo de transformação do papel tem o seu preço na poluição das águas, o plástico nas emissões atmosféricas, e o vidro, do qual só podemos reciclar 30%, tem um gasto energético superior ao da sua produção.

    Os maiores agentes poluentes, ao contrário do que podemos ver em alguns documentários, não são os automóveis e afins, mas sim as nossas singelas casinhas e outros edifícios.

    É preciso ver a vida pelo lado positivo: se nos anos 60 estar de bem com a Terra era utopia, pela sua incompatibilidade com o conforto que toda a gente deseja no dia-a-dia, hoje, e graças à tecnologia, começa a ser possível.

  5. pois é, apesar da fábrica e da fumaça toda é uma solução bem ecológica para ir às compras. E sim, é bem verdade que em África o seu significado deve ser bem diferente que por aqui. E o resultado é um tecido bem bonito.

Leave a Reply

Required fields are marked *.