época de caça (ii)

puzzle

árvore

A busca continua. Riscando da lista tudo o que seja muito longe (viva poder ir a pé para a escola), demasiado caro ou beato, limitam-se as hipóteses e a ansiedade.

Na última Milk há um artigo sobre escolas e pedagogias alternativas. Apetece ir para o Japão.


chão

12 comments » Write a comment

  1. o iggy e o leo estão no i.c.c.o. (infantário cooperativo de campo de ourique), sabes que adoro, mas talvez seja longe da tua casa (ao lado do jardim da estrela).

  2. Nao creio que queiras ir para o japao. As turmas sao enormes. os professores limitam-se a assegurar a disciplina dos alunos.

    Os mais velhos tomam conta dos mais pequeninos e o ensino e extremamente livresco.

  3. Ir a pé para a escola é o melhor. Sempre fui. Sei que comecei a ir sozinha à 4ª classe (porque insisti muito e disse que já tinha idade :P) e até ao 9º era sempre a pé e ia almoçar a casa. Hoje em dia penso que foi um privilégio.

  4. Olá Rosa

    Estou prestes a deparar-me com essa mesma questão, relativamente ao infantário e escola. Moro na tua zona sensivelmente (P. Real), daí que seria extremamente útil se me facultasses as alternativas que tens visto, até para poder comparar com as minhas notas pessoais:)

    beijinhos

  5. Busca dificil essa! Ando na mesma caça, mas no Porto, na baixa. Também não quero abdicar do privilégio de ir a pé e dispenso as beatices. O circulo começa a fechar-se…. Boa sorte!

  6. e o joão de deus? é muito longe? não te agrada? tenho sobrinhos lá e gostam muito… se quiseres saber mais coisas, diz. boa sorte!

  7. Penso que não será muito perto de ti, mas seria onde punha os meus filhos! É o Externato Santa Maria do Mar, na Alameda Dom Afonso Henriques.

    Um sítio onde os miúdos podem crescer sem grandes limites criativos, onde se respeitam as diferenças de cada um, onde cada um é único e especial.

    Podes ver no site http://www.vidasdecolegio.blogspot.com/

    Morasse eu na cidade de Lisboa e o meu mais recente problema estava resolvido!

    Boa sorte!

  8. obrigada pelo link. a creche e muito bem concebida, mas nao e preciso ir tao longe. as escolas em portugal construidas nos anos cinquentas tinham muita qualidade, se bem que adaptadas ao regime e metodo de ensino de entao, bem iluminadas e pensadas, ver os projectos de faria da costa em alvalade. mas o que depois se construiu, os pre-fabricados ou no privado moradias de luxo adaptadas, deixa muito a desejar.

    tema muito interessante, o projecto de uma escola em funcao do metodo de ensino estando a crianca e o seu desenvolvimento central.

    mas acho que o teu problema passa mesmo pelo metodo de ensino, se e que ha escolha, nao conheco a realidade em portugal.

    na holanda a dificuldade e a escolha, desde o ensino chamado de classico, ate montessori, jenaplan, dalton e mais extremado o ensino livre, onde sao as criancas que decidem o que fazer e evoluem consoante as suas capacidades. neste pais os pais decidem e moldam os seus filhos consoante as suas expectativas, ora uma carreira mais artistica ora mais tecnica, tem muito de positivo e tambem de negativo.

    boa sorte na escolha porque melhor do que ninguem es tu que conheces a tua filha e suas aptidoes.

Leave a Reply

Required fields are marked *.