etapa

águias

A E. está numa escola nova. É muito maior do que a anterior, mais formal e menos familiar, mas muito bonita e acolhedora. Começou o ano sem sobressaltos e com menos nervoso miudinho que eu, adora a educadora, vem para casa feliz e aos amigos que foram da escola antiga já juntou outros tantos. Estou satisfeita e descansada com quase todos os aspectos do que já conheço, mas incomodada com o conteúdo dos almoços, com sopas pequenas e repetitivas e pouco ou nenhum verde no prato. Não há soluções perfeitas, claro, mas parece-me que dar refeições efectivamente equilibradas devia ser obrigação de qualquer estabelecimento de ensino.

25 comments » Write a comment

  1. Por causa disso e dos leites com chocolate é que este ano decidi que o M. iria começar a almoçar em casa e levar lanche de casa. É algo completamente desencorajado hoje me dia, principalmente pelas educadoras e directoras das escolas, mas tudo está a correr muito bem. Ao contrário do que me queriam fazer acreditar, ele não tem quaisquer problemas em comer um lanche diferente do dos colegas (pelo contrário, os colegas querem comer do dele!) e à tarde já não chega esfomeado (é mesmo o termo) a casa, como acontecia antes. Além disso, poupo uma pipa de massa… É claro que nem todos podem fazer essa escolha, mas para quem pode, acho que vale muito a pena.

  2. Olá, Rosa!!!

    Sou Renata, consultora de moda no Rio de Janeiro, Brasil.

    Pesquisando as delícias dos trabalhos manuais, me deparei com este site lindo, que inclusive indiquei como uma inspiradora fonte de pesquisa numa palestra que ministrei na última quarta-feira.

    Adoro especialmente suas fotos, comoventes!

    Ainda não sou mamãe, mas adoro as observações de todas vcs!

    Beijinhos e Parabéns!

  3. olá, meu nome é karina, mãe da maria de 4 meses, moro no brasil e sou apaixonada pelo seu blog.

    acho ele maravilhoso, parabéns! seus slings são lindos, as estampas, as cores, aqui no brasil é bem difícil achar tecidos tão lindos como esses… minha mãe mora em lisboa, pedirei pra ela encomendar uns tecidos pra mim… minha filha, maria, ama o sling, ela entra nele e dorme, fazemos tudo com sling, dança, passeios, cineminha…

    entre no site http://www.cinematerna.com.br

    e no meu fotolog, tem várias fotos da minha maria no seu sling preferido!

    http://www.fotolog.com/annakarina7

    e mais uma vez parabéns!

    beijos

  4. Adorei as foto. Nem sempre se pode ter tudo, gostar da educadora já uma coisa muito importante e que vai ajuda-la a ser uma pessoa melhor e com vontade de ir para a escola. Cá em casa a mais nova não gosta da professora, e já é o segundo ano com ela, agora imaginem os dias dela ao lado de uma professora que não gosta muito.

  5. sabiam que as escolas podem tambem oferecer leite simples as criancas?

    !

    Normalmente o/s responsavel/eis por fazer as encomendas, preferem encomendar so de um tipo porque e mais facil!!!!!!!!!!!

    Acreditam ainda que os meninos nao gostam de leite simples!!!!!!

    Eu por exemplo tenho um aluno que esta medicado para hiperactividade a quem so tenho leite com chocolate pra dar !!!!!!!!

    este pais ou da uma volta ou eu impludo. :(

    Envolvam-se nas associacoes de pais. Facam visitas. Participem na vida da escola!

  6. Pois não há um sitio perfeito, mas desde que ela se sinta feliz, é o mais importante. As refeições equlibradas DEVERIAM SER OBRIGAÇAO nos estabelecimentos de ensino!

    Vejo que já há envelopes personalizados das tuas pequeninas :)

    pois, quem sai aos seus, não degenera. :)

  7. A comida na escola é uma luta perdida…nem o Jaimie Oliver consegue! Os meus filhos já são crescidos (21, 19 e 17) e quando eram pequeninos foi o mesmo problema, a solução é mandar a comida para a escola ou compensar em casa ao jantar (foi o que fiz) e quando chegam à cantina da faculdade e comem sopa todos os dias é uma vitória!!!!

  8. Falta-nos um ‘Jamie Oliver’ para colocar o sistema em causa e levar estas questões da alimentação escolar para a televisão e envergonhar quem assume papeis tão descomprometidos e indiferentes em relação às nossas crianças!

    Falta-nos poder de organização, para exigirmos de forma adequada aquilo que é mais que um direito… é um dever!

    Se quisermos ter bons adultos no futuro, temos que proporcionar uma boa infância às nossas crianças!

  9. Quando falam do jamie Olivier não conhecem a realidade das escolas inglesas, onde a alimentação era (é) catastrófica. Nada que se compare com o que se passa cá, pobres ou não as ementas das escolas portuguesas que conheço (e conheço muitas, da pré ao ensino superior) oferecem sopa, um prato com pelo menos alface e ou tomate, e fruta. Podia haver mais variedade nos legumes, mas não culpem só a escola, muitas crianças recusam-se (?) a comer sopa ou tomate porque não comem em casa. Em inglaterra os miudos comiam junkie-food, só! Apesar disso reconheço que a qualidade diminuiu com a entrada das empresas de cattering nas escolas e claro os pais devem ser vigilantes, mas, não comparem com Inglaterra!

  10. Eu tenho amigos com filhos no pré-escolar. E o que têm feito, sobretudo uma das minhas amigas, é chatear mesmo na escola. Vão, falam com as educadoras, insistem e não baixam os braços. E mandam lanche de casa! O drama são as festas de aniversário que pelos vistos agora se celebram com pompa e circunstãncia, muitos bolos, batatas fritas e gomas. Sabes que mais? Por uma vez na vida admiro a Madeira e a proibição total de comida não saudável que foi instaurada.

  11. Olá! É a primeira vez que comento e faço-o hoje para dar razão a Isabel (posso só fazer uma emenda? Não é só na Inglaterra mas por todo o Reino Unido).

    Quando li o post também me lembrei do Jamie Oliver, mas a situação por aqui ainda é muito ma! Comparando com as escolas portuguesas, só para dar um exemplo, eu fiz um estagio numa creche com bebes dos 6 meses ao 2 anos e um outro no que se pode dizer ser o equivalente a pre-primaria e o que as crianças (ate mesmo os bebes) comiam era peixe frito com batata e ervilhas, batata assada com atum e mayonese ou feijões com tomates (?) (baked beans) e queijo e se tinham fruta para sobremesa não tinham sopa para entrada, por vezes eram só sandes (!) para o almoço…

  12. Lembro-me que sempre levei almoço e lanche de casa. Achava que era sempre assim…

  13. Viva,

    Cá em Londres a desgraça é tanta que o Governo teve de ditar regras (indicativas” claro, para os packed lunch.

  14. Noutro dia fui levar e buscar um sobrinho a uma festa de aniversário. Os miúdos regressaram todos com saquinhos cheios de doces. E pelo que me disse o meu cunhado, é hábito hoje em dia isto acontecer. Não fazia ideia… Quando eu era miúda só tinha coisas caseiras nas minhas festas e nenhum miúdo levava chocolates ou whatever para casa.

    Estou velha :)

  15. na nova escola da minha filha, que é pública e a mesma onde eu estudei em miuda, por cerca de 29€ por mês (escalão máximo), os meninos têm sopa com imensos legumes e sempre variada, prato de peixe alternado com carne sempre acompanhado de vegetais ou legumes e uma sobremesa de fruta ou doce (de vez em quando) ou iogurte (que acho desnecessario). O leite pode ser simples ou com chocolate conforme definido pelos pais e existe um pequeno bar que funciona com um sistema de cartões pré-pagos onde se vendem coisas basicas tipo fruta e pão com qualquer coisa, para os meninos usarem caso os pais se esqueçam dos lanches. Esta não é uma escola sofisticada. é a escola da minha área de residencia numa vila da provincia, que tem em conta que para algumas crianças a refeição lá tomada poderã ser a única que algumas das crianças terão nesse dia.

  16. adooorrroooo os seus bonecos….será que lhe posso comprar um?pode-me dizer o preço? sao mesmo lindos!!!!

  17. Num único dia de Maio deste ano, o Chef Fausto Airoldi fez uma experiência idêntica à do Oliver numa escola de 1º ciclo de Lisboa (alvalade). Quando vi a notícia pensei que daí haveria algum entendimento com a CML e “desse frutos”. Adorava ver uma revolução nos refeitórios escolares e adorava participar nessa mesma revolução. Alguém sabe se houve algum desenvolvimento desta experiência?

  18. In Italy the food at school is not very good, but my childes love it!!!

    When they ‘re returned at home at dinner they don’t eating! Nothing!

  19. Levo o lanche da minha filha de casa e deposito nos cestos, às vezes espreito para ver o que outros pais deixaram e já vi bolachas belgas, actimel, danoninhos (do pior), queques dancake, leites açucarados, etc (e para os próprios filhos entre os 3 e os 5 anos!!).

    A minha filha ainda lancha iogurtes naturais com fruta e leite simples, foi habituada a isso e não costuma pedir outras coisas porque os pais também não comem outras coisas. O problema não é só das escolas, para mim tudo começa em casa. Se todos os pais pensassem da mesma maneira, as escolas seriam obrigadas a mudar as ementas.

    Há muitos pais que «não estão nem aí» e acham que sou radical ou que a minha filha tem algum problema de saúde quando a vêem comer lanches demasiado saudáveis.

    Além disso um lanche saudável também é mais económico.

  20. Olá Rosa,

    Este tema é muito interessante. Sou mãe do J. que está na sala dos 2 anos (creche). Abandonou as papas ao lanche e iniciou o leite com o pão. Tive o cuidado de perguntar que tipo de leite lhe davam e pedi para optarem sempre pelo leite simples que é o que ele conhece ( n conhece os chocolatados e afins). Leio a ementa todos os dias (para tentar diversificar em casa) e reparo na presença de saladas e legumes, o que me agrada, sabendo que ele para já não as come mas acredito que vai-se habituar à presença de horticolas e um dia acaba por aceitar.

    No ano passado tivemos um encontro com o nutricionista da creche, em que falamos das nossas duvidas acerca da alimentação deles e os cuidados aplicados na creche.

    Estou muito satisfeita com a creche! :)

  21. e desde quando beber leite de vaca é bom? estas manias de carnes vermelhas, frangos anabolizados, leite. nao precisamos disso nem nós nem os pequenos.

    se querem alimentar bem seus filhos olhem para os alimentos naturais livres de animais.

    nenhum bicho bebe leite, só o ser humano. o leite é para recém nascidos . esta criançada deve se alimentar de outras coisas

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>