[ ][ ][ ]

º[ ][ ][ ][ ]º

Esta manhã estive a preparar estes rolinhos de retalhos para a Retrosaria. Juntei à s sobras outros pedaços e acabei com um monte de quadradinhos, rapidamente transformados em mais um saco (feito a pensar no desta fotografia). Combinar tecidos africanos não é tarefa fácil. Uma das maneiras mais eficazes é usar retalhos muito grandes (como fiz neste quilt) e outra é cortá-los em pedacinhos tão pequenos que desfaçam os padrões e diminuam os contrastes.

Sobre os sacos, estava para publicar aqui as instruções para os fazer, mas descobri entretanto umas muito bem feitas para uns parecidos, de modo que não vale a pena. Estão aqui: Reversible patchwork bag. Tenho um rolinho destes a mais para sortear entre os comentadores deste post. Basta que me contem quando e como vieram parar pela primeira vez à  Ervilha Cor de Rosa. Obrigada e boa sorte!


[ ][ ][ ]

[ ][ ][ ]

Comments

141 responses to “[ ][ ][ ]”

  1. wicca Avatar

    que exercício tentar lembrar. já foi há tanto…

    fuçando na memória lembrei que em 2004, comecei a me divertir com têxteis e “bicharocos”, e tive o prazer de ser linkada no seu blog (http://www.aervilhacorderosa.com/blog/2004/10/dia_sim.html). nessa altura já o visitava com frequencia. imagino que cheguei através de um link da alê (muitas de mim).

  2. Catarina V. Avatar
    Catarina V.

    Olá,

    Cheguei à  ervilha por causa dos slings.Durante a minha gravidez (em 2007) nas aulas de preparação para o parto, falou-se nessa forma de transportar os bebés. O meu marido já viveu na Guiné-Bissau e disse-me que lá não há carrinhos e que essa é a forma de transportá-los. A curiosidade levou-me a pesquisar no google e assim cheguei a este blog. Depois do parto, devido aos problemas com a amamentação, não pude usar o sling :(, mas passada a azáfama inicial já não mais larguei a ervilha cor-de-rosa. Obrigada

  3. MauFeitio Avatar

    Olá Rosa!

    Jã não me lembro mas foi quando descobri a blogosfera, vai para uns 4 ou 5 anos. Não fui assídua durante muito tempo mas sabia que os teus bonecos eram fantásticos! Quando decidi dedicar-me mais a estas coisas da costura e afins, passaste a ser leitura habitual.

  4. Patrícia - A mania das marias Avatar

    Olá Ervilha

    é a primeira vez que vou comentar, vejo este site cheio de partilhas de vida, mas como só agora começo a fazer parte dela, à s vezes sinto me como a miúda nova da turma, mas uma bem tímida com medo de falar…e olhem que sou uma tagarela.

    a primeira vez que dei coma rosa pomar, fui numa loja no Picoas, a rosa estava lá com mais alguém a ocupar uma loja no período de Natal e eu fiquei que nem criança em loja de doces, de boca aberta deliciada com tão alegre postal. a loja estava linda e as coisas, eram de conto de fadas, um verdadeiro sonho.

    a partir daí fui pesquisar na net e continuo admiradora e completamente boquiaberta com tudo o que faz, é genial.

  5. Teresa Avatar

    Olá Rosa.

    Eu vim cá dar em 2004, por indicação de uma menina, tua colega de adolescência (a margarida).

    É a primeira vez que escrevo :) apesar de te ler sempre com muito carinho.

    E penso em ti sempre que vou à  casa de banho no emprego eheh!!!!! Porque o chão é feito com mosaico hidraulico e qdo lá estou penso sempre que tenho que tirar uma foto para te enviar.

    Bjnhos

    Teresa

  6. Joana Miranda Avatar

    Pois quem me apresentou a ervilha cor-de-rosa foi o Tiago, o meu marido. A navegar na net encontrou-te e apresentou-me o teu blog dizendo que eu iria adorar. E tinha razão! :)

  7. mary Avatar

    Dear Rosa…

    It´s all Elmer´s fault…(here he is with his plaid outfit and purple eyes :)

    http://www.flickr.com/photos/rosapomar/4995602/in/set-17746/

    well…Elmer´s friend who has him now who told me he was created by Rosa Pomar. And thank goodness I found you on Google months later it was 2005!

    hugs

    Mary

  8. Natacha Avatar
    Natacha

    Fácil. Há 2 ou 3 anos, quando iniciei as minhas pesquisas em torno do tricot! No Google, tricot e Portugal, ervilha! Acho que ainda hoje é assim, o que nos faz pensar… Com tanta tricotadeira a aparecer em Portugal e o panorama internauta continua a ser tão fraco. Mas como sou uma das novas tricotadeiras que não contribuiu para que a coisa se alterasse, não vale criticar.

  9. maria madeira Avatar

    A primeira vez que vi o teu blog,ainda o anterior a este, foi através de um link num artigo de uma revista. Ainda guardo o recorte dessa página! Escusado será dizer que fiquei fã do trabalho e dos posts! Também fiquei a conhecer o trabalho da Hilda Portela e da Ana Ventura! :)***

  10. sara Avatar

    lindíssimo o saco. também se presta bem para touca :)

    nunca trabalhei com tecidos africanos mas tenho uma curiosidade imensa já há algum tempo.

  11. griséu Avatar

    Olá Rosa,

    lamento mas não sei precisar a data, no entanto sei que já foi há mais de três anos, mais para quatro… creio que cheguei cá através das andanças pelos blogs.

    Hoje é praticamente uma obrigação diária, que faço com muito prazer e curiosidade, desde já agradeço pelo que tenho aprendido, gosto muito dos post sobre as histórias dos tecidos, é sempre bom saber mais.

    Parabéns ;)

  12. Joana Mendes Avatar

    Olá Rosa, “A Princesa e a Ervilha” foi a história que a minha mãe sempre me contou, e a “princesa ervilhinha” foi o meu nome quando era pequenina (e agora à s vezes também!). O meu encontro com esta Ervilha deu-se, por acaso, quando pesquisava para ilustrar a história da “Princesa e a Ervilha”, talvez em 2006, e por isso também foi um feliz acaso :)

  13. inês Avatar

    em dezembro de 2004 estava de férias em casa de uma amiga em amsterdão e numa das noites, sem nada para fazer, resolvi ir espreitar o teu blog cujo endereço tinha visto numa revista uns meses atrás. foi uma descoberta emocionante. passei as noites seguintes a ler os arquivos e a pensar “mas quem é esta rapariga? e como é que eu não a conheço?” porque temos sempre esta ideia de que lisboa é uma aldeia e toda a gente se conhece e afinal nem sempre é assim. tinhas tantas coisas em comum com a minha vida que eu no fundo sabia que um dia nos haviamos de cruzar. e assim foi. gosto muito de ti e o teu blog é sempre uma inspiração e um deleite.

  14. Joana Avatar

    eu vim ca ter atraves de outros blogs… e apesar de nunca comentar, venho sempre aqui e acompanho tudo ate ao mais infimo detalhe ;)

  15. joana Avatar

    Eu descobri-te em 2005 através de um artigo numa revista acerca do grupo de tricotadeiras de Lisboa. Nesse dia descobri também que estava longe de ser o último espécimen humano com menos de 30 anos com gosto pelas “ouvrages des dames”!

  16. Antonia Avatar
    Antonia

    não lembro o ano, mas você estava grávida da A. e publicava as fotos. Um amigo me recomendou este blog http://maiscanela.wordpress.com/ que tem um link para o seu, me paixonei e te visito regularmente desde então.

  17. Paula Avatar
    Paula

    Olá!

    Não me recordo quando, mas vim parar a este blog acidentalmente. Foi o nome que me atraiu porque quando a minha mãe me anunciou que eu ai ter uma irmã mais nova, disse-me que, nessa altura, ainda só tinha o tamanho de uma ervilha – pelo durante uns tempos, na imaginação dos meus poucos três anos, convenci-me de que ia ter uma irmã-ervilha!

    Aproveito para dizer, pois nunca comentei, que gosto de ler o que por aqui se escreve!

    Bjs, Paula.

  18. sonia Avatar

    abril de 2005 e ja tinha contado no blog como. foi assim:

    http://vanderzwaan4.blogspot.com/2006/01/blog-post.html

    e desde entao todos os dias, tornaste-te uma especie de janela para o mundo! gosto de ver as tuas filhas a crescer e o teu trabalho a evoluir!

    jinhos

  19. teresa Avatar
    teresa

    vim parar à  ervilha cor de rosa no final de 2004. estava entre trabalhos nessa altura e comecei a interessar-me pelo “fazer”… a descoberta do blog foi mais ou menos acidental, navegando de link em link. do que me lembro melhor foi da inspiração para retomar o tricot, que já sabia fazer mas que não praticava – e a motivação dura até hoje. para este ano a grande expectativa (resolução?) é aprender a costurar. obrigada!

  20. Mariana Feijó Avatar
    Mariana Feijó

    Encontrei o blog quando no verão de há 2 anos decidi recuperar o conhecimento de tricot que com os anos fui perdendo. Como entretanto a minha professora original já não estava presente, tive de recorrer à  internet para o fazer. Através de um blog fui dar a outro, e a outro, e a outro…agora sou uma visitante assídua e quando estou com pouco tempo basta-me ver as fotografias para ficar satisfeita, são sempre bestiais. obrigado!

  21. patricia Avatar

    ai rosa, que pergunta difícil… já estavas por aqui em 2003? Logo depois que nasceu minha primeira filha foi quando descobri os blogs, o mothern primeiro, e logo depois o teu. desde então dou uma passadinha aqui quase todo dia.

  22. Karin Avatar

    Oi Rosa,

    Que lindos sacos!

    Achei o ervilha “brincando” no flickr com minha enteada, pesquisando fotos de bonecos, apareceram os teus. Nos encantamos, encomendamos um, e desde então assino o blog. Isso foi em 2007.

    Beijos do Brasil

  23. Ligia Avatar

    Olá Rosa,

    eu caí na Ervilha no começo de 2005. Estava organizando o casamento da minha irmã, que morava fora do Brasil e só viria para São Paulo para a cerimônia. Eu tinha que escolher tudo: a doceira,o sabor do bolo, o local da cerimônia, o fotógrafo, modelos de convite…Um dos desejos da minha irmã era ter um convite com um ar brasileiro, com estampa de chita, então comecei a navegar à  procura de idéias de estampas e aplicações. Digitei “chita” no google e apareceu um link para o teu blog. Fiquei encantada com tudo, inclusive ao descobrir que há outras chitas que não as brasileiras (santa ignorância!). No final das contas, o convite de casamento saiu sem chita, mas eu e minha irmã viramos fãs e leitoras assíduas da Ervilha. Crescemos com uma mãe muito prendada, que costurava e tricotava bonecos, fazia tapetes e estava sempre em busca de um tabalho novo. É bom ver pessoas como você recuperando e preservando estas tradições!

  24. sara Avatar

    Foi em 2004, talvez por volta de Novembro… após algumas buscas sobre temas variados dentro dos crafts, todos os caminhos vinham dar a Roma: que é como dizer, à  Ervilha. Depois de um mesito, a visita tornou-se diária. O meu blog, tal como o “boom” de artesanato urbano, crafts, feiras e afins devem muito a este espaço e à s suas personagens…

  25. karina Avatar

    VIM, VI E VENCI, conheci o blog procurando slings, e me apaixonei pelo blog, pelos slings, pelas suas filhas, pelos tecidos, por tudo… abriu completamente minha cabeça para coisas que nunca pensei gostar! Tecido hoje são minhas paixões, slings também, sou adepta de slings a 8 meses e depois ” da ervilha cor de rosa ” meus slings são mais alegres. Todo dia de manhã entro pra ver as novidades e depois disso começo meu dia com o pé direito!

  26. Joana Avatar

    Nada mais fácil. Uma busca por “tricot” há mais de três anos atrás trouxe-me, abençoado google, ao teu blog.

    Até hoje. ;)

  27. Maria Gomes Avatar
    Maria Gomes

    Olá Rosa!

    Vim parar ao site numa pesquisa que fiz no início do ano passado sobre patchwork e quilting. Desde aí sou leitora assídua!

  28. nanouke Avatar

    Oohh que lindo!

    Já não me lembro bem, mas deve ter sido por volta de 2004 e foi através do link no blog de alguém (mas já não me lembro quem), achei graça ao nome: ervilha cor de rosa!

  29. anacunhaluz Avatar
    anacunhaluz

    estava grávida… uma grande barriga e desejosa de fazer qualquer coisa para o M. não sabia o que fazer mas sabia que queria fazer qualquer coisa! procurei, procurei, e vim aqui parar!

    acabou por ser o início de uma longa caminhada! não fiz nada de especial na altura (estava mesmo gigante) mas assim q deu comecei a fazer coisas… para o M e para todos! Agora raramente compro presentes ;). obrigada

    ana

  30. Célia Avatar
    Célia

    Gostaria muito de me lembrar como vim aqui parar, já lá vão uns anitos…o importante é que nunca mais parti…que tenho aprendido muito…que me tenho divertido muito…e que este bocadinho faz os meus dias mais bonitos, por tudo isto obrigada.

  31. Rita Avatar
    Rita

    olá Rosa

    Descobri-te através do site do daniel blaufuks, por volta de 2001, que recomendava as colheres e quando a ervilha começou passaste a ser uma inspiração.

  32. magda Avatar
    magda

    Olá!

    Cozinhar e costurar são provavelmente as duas coisas que mais gosto de fazer e essas duas actividades misturaram-se. Enquanto procurava uma receita de ervilhas com ovos escalfados, iguaria que não comia desde criança, deparei-me com um blog cujo nome começava por “ervilha”. Fiquei tão colada ao que estava a ver, que a vontade de cozinhar ervilhas com ovos escalfados esmoreceu, já passaram três anos e só agora me lembro que ainda não o fiz.

    Obrigada por todos os minutos diários de deleite que o blog me tem proporcionado.

  33. Fipas Avatar

    Olá Rosa!! Encontrei o seu blog através de outro, tenho ideia de ter sido no blog da Ana Ventura. Desde então fiquei fã das duas e consulto os vossos sítios frequentemente e não resisti fazer algumas compritas!!! Beijinhos e boa sorte com o novo site! Está muito bem feito. Simples e muito bem organizado, apelativo e credível! Bjs,Filipa.

  34. Susana Avatar
    Susana

    Olá!!

    Eu vim aqui ter por acaso. Ainda não tinha filhos, mas já andava a ver os prós e contras de infantários. Foi nessa pesquisa que encontrei alguns posts de infantários e descobri o blog. Desde aí vejo todos os dias, apesar de não dar uma para a caixa em costura (e ser filha de costureira). Acompanhei o crescimento da E. nascimento da A. todos os trabalhos e pensamentos aqui divulgados. Entretanto eu tive a I. que anda num sling da Rosa e não, não a pus no infantário. Resumindo:Obrigada pela partilha. Muitas felicidades!

  35. penelope Avatar

    Bom dia, Rosa

    a primeira vez que vi a ervilha, fazia uma procura de sock monkeys para perceber a sua mecânica… uma coisa levou a outra e em breve via bonecos de pano, o que acabou por me levar aí… a partir de então (já não sei quando foi)é quase diária a minha visita e este é o primeiro blog (que aliás foi a fonte de motivação para o meu próprio) que consta da minha lista de visitas (e não é um critério alfabético).Obrigada e parabéns

    p.p.

  36. Ana Almeida Avatar
    Ana Almeida

    Faço parte daquele grupo que ja vem cá há tanto tempo, que ja nao sabemos bem o quando nem o como… So uma certeza voltamos todos os dias! Obrigada por fazer parte das nossas vidas!

  37. ana lobo Avatar
    ana lobo

    Foi num programa da Ana Marques, na Sic mulher, estava a Rosa, a Hilda e a Dina. Na altura despertou-me a curiosidade o vosso trabalho, por isso vim espreitar o seu blog e a partir daí já se tornou um hábito prazeiroso…

  38. Lucie Avatar
    Lucie

    Pois também não sei bem como, descobri a Ervilha ainda em NY e fui seguindo… pelas viagens que se faz, pelas fotografias que deixas e pelas partilhas deliciosas…

  39. Patrícia Mantas Avatar
    Patrícia Mantas

    Olá Rosa,

    Foi na mesma altura em que andava a pesquisar sobre artesanato português, sobre feiras, sobre tecidos… Tinha ido a casa da minha mãe nessa tarde. Estava a dar uma entrevista na SIC mulher (não me lembro do nome do programa) sobre encontros de tricotadeiras em Lisboa. Penso que vocês eram 3, que iam falando e tricotando ao mesmo tempo… tu, a Hilda Portela e a Dina Ladina (que eu acho que estava grávida). Foi em 2005? Lembro-me de ter ficado colada à  televisão, de ter apontado os contactos e de ter ido a correr conhecer os blogs. Fiquei horas a conhecer a ervilha cor de rosa. Desde então sou uma das pessoas que passa por aqui todos os dias!

    bjs

  40. Cátia Avatar
    Cátia

    Cara Rosa Pomar,

    não vejo muitos blogs mas o seu inspira-me sempre, gosto das cores, das texturas, das descobertas sempre fantasticas que partilha com todos, das suas invenções, do sentido estético que poe em tudo o que faz, o cuidado, o rigor.

    aqui aprendi a valorizar e olhar para os tecidos com outra profundiade, com história e tempo.

    já indiquei este blog a muitas pessoas que se interessam por estas coisas e tambem à s amigas mães.

    descobri completamente por acaso ao procurar por informações de um designer meu amigo o Jorge dos Reis e fui parar a um comentario seu, desde esse dia que venho sempre. já não sei o ano mas ainda era um blog e a sua filha mais velha era bem mais pequenina.

  41. ana margarida Avatar
    ana margarida

    Começou em 2005 quando me aventurei na blogosfera, inspirada pelo tricot!Encontrei as tricotadeiras que me inspiram a organizar um encontro na cidade onde vivia na altura e levaram-me ao teu blog! Desde então sou visitante frequente do blog e da retrosaria! Uma semana cheia de momentos criativos e tranquilidade!

  42. maria Avatar
    maria

    olá rosa

    já não me lembro como é que vim cá parar…mas foi por volta de abril de 2005 e fiquei viciada! é sempre o primeiro blog do dia.

    obrigada

  43. Cátia Avatar
    Cátia

    …Já sei talvez Abril de 2005, para ser mais precisa.

  44. Ana Gaspar Avatar
    Ana Gaspar

    Antes demais, muitos parabens pelo site que para mim se tornou de culto e de paragem obrigatória numa base diária.

    Ervilha cor de rosa para mim surgiu numa primeira fase através de uma entrevista que li e que aconselhava uma lojinha no picoas, local que coloquei na agenda para visitar numa ida a Lisboa.

    Tornou-se uma religião de culto quando mais tarde, e ainda hoje, me dediquei a tentar domesticar uma maquina de costura que recebi de natal e outros tipos de agulhas. Ervilha cor de rosa é para mim um local de aprendizagem, compras e muitos sonhos, algo por onde já não posso deixar de passar.

  45. dora Avatar
    dora

    Olá!

    O teu foi um dos primeiros blogs que conheci, e desde então está nos meus favoritos – 1st place – Andava eu à  procura de receitas, acho que de quiches de alho francês, no google, já se vê, quando apareceu o teu blog (que por acaso de culinária tem pouco não é?), entrei e scrollei baixo e cima a bisbilhotar todas as categorias. A E. era pequenina (- de 1 ano) e desde aí tenho acompanhado. Como também tenho 2 filhos, um de 7 anos e uma de 4 anos gosto das tuas temáticas de educação, passeios com as crianças, etc. E pronto, será qua vamos envelhecer blogando???(ainda não tenho um, mas está para vir)

    bjs

    Dora

  46. Alvaro Avatar
    Alvaro

    Olá Rosa,

    a minha mulher gosta muito do teu trabalho por isso faz questão de me dizer para visitar o teu blog constantemente, que digamos que está excelente.

    obrigado

    Alvaro

  47. Natália Lopes Avatar
    Natália Lopes

    Descobri o teu Blog em 2006, quando fiz uma pesquisa no Google para o meu filho que queria fazer um trabalho para a escola sobre bonecos de tricô.

    Parabéns pelo teu Blog.

  48. Panos ao Vento Avatar

    Ora viva!

    Se não me falha a memória, andava perto de concluir o meu curso, entre o ano 2004/05. A navegar link após link encontrei!

    Desde finais de 2006 o blog tem sido uma inspiração praticamente diária.

    Gosto particularmente de consultar os posts mais antigos e ver a evolução da ErvilhaCordeRosa.

    Confesso que actualmente a costura é uma terapia, “trabalhar” a minha paciência para o dia a dia. Para quem não conseguia estar muito tempo com uma linha e uma agulha sem dar um nó e sem me irritar… até já investi numa máquina de costura e noutro material.

    Dá gosto ver as pequenas evoluções e os caminhos tão diferentes de cada indivíduo.

    Obrigada por toda esta partilha!

  49. Madalena Avatar
    Madalena

    Olá Rosa

    Eu venho aqui todos os dias, apesar de nunca ter comentado.

    A primeira vez foi em final de 2005 mais ou menos… foi qdo nasceu a filha de uma amiga minha, ela já conhecia o teu trabalho e disse-me q a mãe dela tinha oferecido à  neta uma boneca linda que se vendia numa loja do Picoas Plaza. Explicou-me quem era a Rosa Pomar e o que fazias, eu cheia de curiosidade fui lá vêr e até acabei por comprar umas botinhas de feltro que ofereci também à  bébé. A partir daí fiquei visita asssídua do blog e quando fôr eu a ter um bébé também vou querer uma boneca e um sling! Obrigada por partilhares assim o que te vai na alma :)

  50. Sandra Lopes Avatar
    Sandra Lopes

    Ola, sou uma visita dária a este blg embora nunca tenha comentado, pois acho que ninguém estaria interessado em ler o q tenho para dizer…adoro este blog pq me faz sonhar, gosto mt de td o que é feito com as mãos embora hoje em dia não faça nada. Aqui encontro mts ideias e trabalhos como os que gostaria de fazer (as meias por exemplo, adoro e os slings…qd for mamã será das 1as coisas a adquirir). Conheço o blog há alguns anos n sei bem qts e vim cá ter através do blog da miha grande amiga ‘Vermelho devagarinho’ depois viciei. Bom queria deixar uma beijoca grande e continua a encantar-nos e fazer-nos sonhar…