pelo museu de arte popular, bordar, bordar!

pelo museu de arte popular, bordar, bordar

Bordadeiras, por J. Soeiro.

Finalmente, algumas imagens do dia de ontem. Como estive sempre de agulha na mão sobrou pouco tempo para fotografar, mas outros se encarregaram do registo.

A jornada de luta começou cedo, no atelier da Joana Vasconcelos, a desenhar os motivos e quadra no lenço gigante. Seguimos ao meio-dia para o Museu e começámos logo a trabalhar, primeiro a poucas mãos mas desde o início com a atenção dos turistas, a quem fomos contando o porquê do protesto. Alguns deles bordaram connosco e todos lamentaram encontrar o museu fechado. Aos poucos foram chegando amigos e desconhecidos, muitas figuras públicas e até bordadeiras chamadas pelas notícias nos jornais. À hora do almoço já não havia espaço em redor do lenço para todos os que queriam ajudar, e assim foi até às sete horas, quando o lenço foi finalmente pendurado na porta do Museu perante uma plateia visivelmente entusiasmada.


pelo museu de arte popular, bordar, bordar

pelo museu de arte popular, bordar, bordar

pelo museu de arte popular, bordar, bordar

pelo museu de arte popular, bordar, bordar

36 comments » Write a comment

  1. Iniciativa útil e interessante; o lenço ficou fantástico! Tenho pena de não ter por lá passado. Achas que dará algum resultado? Ultimamente parece que o que se diz ou faz só serve se interessar ao poder instituído… Bjs

  2. Parabéns! Ficou muito bom! Tive muita pena mesmo de não ter tido energia para aparecer. cheguei a Lisboa já perto das 20h e com um peso muito grande na barriga. Tive 5 horas em pé. Correu bem mas estava exausta. E logo eu que adoro os lenços dos namoradas e que já me envolvi com um projecto relacionado com isso. Estava mesmo cheínha de vontade de ter participado em tal iniciativa. Que bom! Espero que resulte! um abraço nosso

  3. Tive pena de não conseguir contribuir com um pontinho mas fiquei contente por lá ter estado. Que o museu abra e que a arte popular seja valorizada como merece!

  4. Parabéns por terem conseguido.

    Lembrei-me agora que é uma ideia pôr os alunos das escolas de Bissau a bordarem lenços de namorados no próximo 14 de Fevereiro. Eles vibram tanto com a data e fazem tantos presentes … As quadras não poderão ter os erros típicos ou então seremos todos despedidos. :)

  5. FANTASTICO – e nada tao adequado como o lenço gigante, para abordar/bordar o assunto. A perfect protest. Parabens

  6. Tão bonita a vossa iniciativa… são estes momentos que me fazem ter saudades de Portugal. Espero que o protesto tenha efeito – de certeza que chamará a atenção… dentro ou fora de portugal!

  7. Rosa,

    ficou lindo assim como a idéia!

    Acredito que dará certo!!!

    Um abraço, Lisbeth

    PS. Quando for à Portugal quero ver o Museu aberto.

  8. I hope you will succeed in saving the Museu! It is sad that is has been closed and abandoned for so many years. Are the oxen still standing by the door?

    boa suerte!

  9. espero que de frutos! uma vergonha como tratam o patrimonio cultural do nosso pais! o lenco ficou muito bonito!

  10. Olá! Gostei de participar e tive pena de só ter podido ficar meia-hora. Valeu a pena! Bjs.

    Conceição

  11. Pois que bom que a cidadania funciona, que bom serem maioritariamente mulheres, que bom a causa ser tão nobre. Só lamento que coisas destas só se passem em Lisboa, que os museus sejam todos em Lisboa, as iniciativas, os investimentos ou não, a movida. O resto do país é paisagem e os raros que ainda cá vivem andam anestesiados. Também sou pelo Museu de Arte Popular. E por todos os museus. Isabel I

  12. Longe daí, aqui na Suécia, encontrei o teu blog através de Saídos da Concha.

    Que boa iniciativa! E como tenho tantas saudades de Lisboa fico tão contente com as fotos e lembrancas daí!

    vivo aqui mas vou a Lisboa em Julho e aproveito para perguntar se os galões lindíssimos da Retrosaria (capuchinho vermelho, elefantes, etc.) se vendem aí em Lisboa?

    Cumprimentos!

    Bárbara Pelicano Soeiro

  13. está lindo! uma bonita iniciativa não vai passar despercebida. espero que o museu não feche. um obrigada pela vossa força de vontade.

    :)

  14. Uma iniciativa muito interessante que irá certamente ter algum resultado!No mínimo tem o márito de chamar a atenção para a nossa arte popular que tantas vezes e subestimada por alguns.

  15. Parece mesmo um verdadeiro lenço de Namorados! Ficou lindo! Espero que desperte “o amor” ao nosso património por parte daqueles que têm poder para o proteger e preservar.

    Bem hajam as bordadeiras que levaram a cabo tal exemplo de “nós” (a minha “bordadeira interior” foi até lá por telepatia)…

  16. Os meus alunos acabam de se juntar a esta causa.

    Já pensaram instalar o Museu na Alta de Lisboa?

    Fazia cá falta uma coisa tããão bonita!

  17. Nas minhas andanças pela net vim aqui parar e deparei-me com este lenço lindo! Sou uma grande fã dos lenços de Namorados. Parabéns pela iniciativa, ficou maravilhoso!! Portugal tem coisas lindas que deveriam ser recuperadas ‘a tempo’.

    Cumprimentos.

    http://www.gatosapato.com

  18. Uau!

    Estava a estranhar o silêncio sobre o sling da minha amiga mas agora percebo que foi por uma excelente causa.

    Eu adorava o MAP, espero que a vossa iniciativa tenha ajudado a renasce-lo!

    Luísa (a que queria um vale em pdf!!!!)

  19. Ficou lindíssimo!

    Muitos Parabéns!

    Não pude ir, mas o meu coração esteve lá.

    Agora o importante seria que a iniciativa desse frutos e o ministro da Cultura tivesse um assomo de dignidade e abrisse o Museu de Arte Popular!

    Beijinhos a TODAS que tiveram esta excelente ideia e … força!

  20. Parebéns á equipa!

    Ficou lindo.

    Espero que o resultado seja o desejado,

    a reabertura do Museu.

    Joana

  21. Que pena não ter participado na iniciativa. Faz-me sempre confusão passar pelo museu e vê-lo fechado. Ainda há pouco tempo comentei isso com o meu marido. Fecharam o museu e mantêm as placas a indicar como se chega lá. Os políticos neste país tomam decisões que nem a uma mula lembraria, com todo o respeito que tenho pelas mulas, coitadinhas.

  22. Ola Rosa, parabens pela iniciativa. Pena o museu estar fechado! Não conhecia o seu blog e gostei muito, fiquei encantada com tanta delicadeza nos posts e nas belas imagens. Beijinhos e tudo de bom!

  23. parabéns à equipa!

    pela iniciativa, pela capacidade de levar a cabo projectos pessoais e ainda projectos de interesse público, e pelo brilho que fica que cada realização!

Comentar