singer 306k

heavy metal

A minha nova velha máquina de costura é uma Singer 306k feita em 1961, trazida do mesmo sítio que estes retalhos. Ainda não a experimentei (porque precisa de ser bem limpa, afinada e instalada) mas estou ansiosa e, pelo que tenho lido online, convencida de que nos vamos tornar grandes amigas. Há muito que pensava trocar a minha máquina de plástico por uma de metal, e esta surgiu-me no momento certo. Por sugestão da Rita, vou levá-la a passear a Santarém para ser tratada por um especialista, porque infelizmente a Singer portuguesa há muito que deixou de se interessar pelas máquinas que fizeram o nome da marca e em Lisboa não é fácil encontrar assistência de qualidade.

Se alguém tiver experiência com este modelo, as sugestões são bem-vindas.

39 comments » Write a comment

  1. Serão sem dúvida, grandes amigas! A minha mãe tem a mesma máquina. É a Singer da minha infância. Só tem um defeito… é muito pesada e convém ficar no mesmo lugar para não começar a ter dores de costas:)

    Quem a tem não se desfaz dela!

    No entanto não me recordo que esta máquina podia fazer pontos diferentes…

  2. A minha mãe também tem uma Singer muito antiga, creio que um modelo anterior a este. Uma das minhas recordações de infância era brincar com os discos dos pontos (ilustrados na tua imagem). É sem dúvida uma máquina pesada, mas de confiança. A minha mãe ainda a usa e qualquer dúvida posso sempre perguntar-lhe….

    Elizabete

  3. A máquina é linda! Eu tenho um Singer moderno (com uns 10 anos), metálico, que trazia uns discos com o aspecto identico! Se calhar podes completar a colecção?

  4. Eu tenho uma Singer que deve pelo menos uns 80 anos e que funciona lindamente! Adoro coser com ela!

    Eu conheço no Porto um mecânico da Singer que gosta muito destas máquinas antigas e parece perceber muito sobre elas. E ele conhece um outro senhor que as restaura esteticamente (móveis, pintura, autocolantes…). Se quiseres, posso dar-te o contacto do mecânico.

    • Olá!
      Encontrei este post e este comentário em boa hora. Procuro alguém com experiência em restauro de máquinas e móveis Singer precisamente na região do Porto.Será possível dar-me o contato desse senhor mecânico?
      Obrigada!

  5. Olá Rosa!

    Pela primeira vez consegui parar para ler um pouco do teu blog! Parabéns pelo seu conteúdo e pela sua concentração de informação útil!

    Escrevo também, relativamente a este tópico.

    Herdei, há uns anos, uma máquina de costura Singer de 1960´s/1970´s, modelo 418 praticamente nova.

    Ao longo da sua existência foi afinada, anualmente, por mãos raras e difíceis de encontrar.

    São mãos que dedicaram toda a sua plena vida ao restauro, à afinação, à preservação e todo o seu amor às máquinas desta marca.

    Na oficina/loja/museu que falo poderão encontrar-se pequenas peças de quem coleccionou cada uma delas com amor e arte.

    Poderá ficar um pouco longe de Lisboa mas de qualquer modo deixo a morada e contacto caso seja útil.

    SINGER – Máquinas para coser

    JOÃO BORGES

    Rua do Beco 44

    Maximinos

    4700 Braga

    253263275

    Beijo *

  6. pois é, a singer portuguesa (será só a portuguesa?) deixou de se interessar pelas máquinas. já não têm boa assistência, já não têm quem ensine a trabalhar com elas… uma desgraça!

    Já agora… de onde é que estão a vir as máquinas e os retalhos? há lá mais? ;)

  7. Olá Rosa

    Tenho uma Singer de 1920 que tem sido MUITO bem tratada

    por um Sr. que trabalhou na Singer da Parede (já extinta).

    Ele vai a casa se fôr necessário. Mora em Algés.

    Se quiseres o contacto é só pedires.

    bjs

    Joana

  8. Olá Rosa

    Tenho uma máquina antiga também singer de cerca de 1920.. já chegou às minhas mãos em péssimo estado, no entanto, recuso-me a desfazer dela..

    Peço desculpa pelo abuso, mas aprovieto a oportunidade de pedir a quem conhece contactos do Norte (especialmente Porto) e mos puder facultar.. eu agradecia imenso.

    E como sempre, Parabéns Rosa por tudo e tudo.

    Sofia Lima

    (olsofia arroba gmail ponto com)

  9. Rosa:

    Será que me poderia facultar o contacto do técnico de Santarém?

    Obrigada

  10. Olá!

    Se alguém precisar, eu conheço um senhor que trabalha na Singer do Porto e arranja máquinas. Já cá veio a casa duas vezes e é simpático e competente. Quem precisar pode falar com o Sr. Belmiro: 96 23 84 999.

    Um abraço!

  11. Herdei a máquina da minha avó há pouco tempo,que precisa de ser arranjada. Descobri que ela tem guardada uma da minha bisavó que é das mais velhinhas, mas linda. Pena é que estava na casa de férias da minha avó e este verão foi assaltada, roubaram a mesa de apoio que era de ferro forjado e deixaram a maquina atirada ao chão, nem sei se voltará a funcionar.:(

  12. Eu ‘herdei’ uma da minha avó!Deve ter mais de 50 anos, mas precisa de uma limpeza.Esta muito velhinha… essas máquinas fazem parte da minha infância, pois a minha mãe é costureira e esta máquina foi da minha avó, da minha mãe e agora é minha. Mas é só para guardar pois eu não tenho jeito para a costura.Por muita pena minha.

  13. A minha mãe tambem tem uma maquina de costura singer dessas antigas , que ainda funcionam a pedal …. e sei que há uma loja ali na Calçada dos cavaleiros (perto do martim moniz) que arranja máquinas de costura….

    beijinhos

    carina

  14. Eu aprendi a costurar numa máquina desse modelo que ainda existe e trabalha.

    Em Aveiro também há um senhor que repara máquinas Singer.

  15. Olá Rosa!

    Eu tenho uma máquina igual a essa, em verde, que herdei da minha avó! Sempre cosi nela, foi onde aprendi e está impecável! Já foi alvo de manutenção por um optimo técnico aqui de évora! (leva é bastante caro!:):) ) Ando há imenso tempo para arranjar um móvel fechado para ela mas parece, tal como dizes, que a singer se esqueceu destas máquinas e já nem existem móveis para elas!

    Acerca dos discos, esta minha máquina tem 40 discos diferentes iguais a esses que tens, com os respectivos 40 pontos distintos! Adoro-a!!! lol lol

    kiss

    Cláudia

  16. Olá!Eu tambem tenho uma Singer 306k que já tem uns aninhos mas funciona lindamente!Foi dada uma a minha mãe e outra a minha avó como a minha avó deixou de poder trabalhar nela ofereceu ma! nunca cheguei a saber trabalhar com ela neste momento tá parada em minha casa! Como em certas pesquisas na net deparei me com este blogue e apercebi-me que são pessoas que sabem dar o devido valor a estas maquinas, lembrei-me de perguntar se nao haveria ninguem interessado em adquiri-la.

    Deixos-vos o meu contacto: 938231653

    • D.Mónica, chegou vender a sua máquina de costura 306K? Eventualmente podia estar interessada se ainda a tivesse, pois a minha avariou (partiu a correia dentada da transmissão e não a arranjo) Maria Luisa, 228 322 984.

  17. Que bons contactos. Obrigada! A minha mãe tem duas máquinas antigas que resolveram deixar as duas de trabalhar.

  18. Olá Boa noite,
    Q ue feliz que fiquei ao ler o post, pois eu também tenho uma singer 306K em casa da minha mãe, esta semana fui lá para explorar melhor a máquina, mas acontece que não consigo encontrar as peças.
    Só tenho a caixa com os discos dos pontos um calcador e uma bobine portanto falta-me uma peça essencial ( a lançadeira) que sem ela nada posso fazer.
    Infelizmente minha mãe não está em condições de me informar de nada ( tem Alzheimer) e possivelmente foi ela mesmo que deu sumiço às coisas.
    Portanto a minha pergunta é: por acaso sabe onde poderei arranjar algumas das peças?
    Desde já obrigada pela disponibilidade.
    Ana

  19. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » singer 720:

  20. Olá a todos o meu nome é Pedro Teixeira ex funcionário da Singer parte técnica (costura e vapor ) trabalho por minha conta num estabelecimento na cidade do Porto basta visitarem o site http://www.videosoftsinger.com para saberem mais detalhes. dou assistência a todas as maquinas da singer, costura, corte e cose, bordar xl-100 e xl-1000 modelos futura e 2205.
    Aquì nâo abandonamos a tradição da maq.Singer. Cumprimentos

    • Preciso de uma correia que liga a polie ao veio principal que comanda as operações e tem 32 dentes e um diâmetro de 52cm. É para uma 306K de 1962. Arranja?. Resido no Porto (91 460 90 51)

    • Eu gostava do contacto desse senhor!! Tenho duas maquinas singer, herdadas, uma vintage e outra já automática que precisam de reparação e retauro.

  21. Suponho que já seja grande amiga da sua máquina! :)

    Há cerca de 1 mês comprei uma de metal também, em segunda mão :) Com ela vieram vários discos de pontos diferentes. Que infelizmente, não sei como usar. Será que me pode explicar? Sei onde se colocam, mas já os coloquei de várias formas e nunca acerto :(

  22. boa noite,
    tenho uma maquina Singer da marca SuperNova 968 mas falta-lhe o pedal e o cabo ou transformador para ligar á corrente
    gostaria de saber se tem algum destes materiais
    desde já agradeço a atençao
    cumps
    candida coelho

  23. tenho uma maquina de costura . Precisa de um técnico para lhe fazer uma revisão. alguém me arranja um contato na zona de Aveiro. agradecia imenso,pois não conheço ninguém.
    agradeço
    herminia almeida

  24. Bom dia.
    Estou muito contente porque herdei uma máquina Singer 306K de 1954.
    Fui à net para me informar como trabalhar com ela, e verifiquei que lhe faltam algumas peças, nomeadamente, os discos para fazer zig-zag e um parafuso (que não consigo perceber para que serve). Trabalha bem e gostava de poder utulizá-la. Também preciso de agulhas. Preciso de saber se na zoba de Lisboa e arredores, há alguem que dê manutenção e venda peças para este modelo de máquina. Será que alguém me pode ajudar?

Leave a Reply

Required fields are marked *.