kaiming, le petit pêcheur chinois

kaiming le petit pêcheur chinois

kaiming le petit pêcheur chinois

Um livro infantil de 1957, extraordinário pelas fotografias e pelo design. É a história de um menino chinês, Kaiming, cuja família vive e trabalha num junco. Todo o livro é impresso a apenas três cores, as fotografias são recortadas e conjugadas com elementos gráficos aparentemente simples (no tempo em que não havia photoshop), e o resultado é lindíssimo. Tanto que fui a correr pesquisar mais sobre esta colecção (Les Enfants du Monde – ver aqui as capas) e a fotógrafa. Dominique Darbois, membro destacado da resistência francesa durante a segunda guerra mundial, passou as décadas seguintes a viajar e a fotografar. Para além deste, publicou pelo menos outros dezassete livros sobre crianças de outros tantos países. Um deles, Tacho, le petit mexicain, foi objecto de uma exposição no Salon du Livre deste ano (mais Tacho, num blog todo dedicado à font Banco).

Sem saber se é tão bonito como este não resisti a encomendar em segunda-mão Natacha la petite Russe. E Terre d’enfants, ainda disponível, já está na minha wishlist.

kaiming le petit pêcheur chinois

kaiming le petit pêcheur chinois

kaiming le petit pêcheur chinois

Dominique Darbois (fotografias e texto), Pierre Pothier (design), Kaiming, le petit pêcheur Chinois. Paris, Fernand Nathan (col. Les Enfants du Monde), 1957.

13 comments » Write a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.