folar

folar algarvio

folar algarvio

Prometo abrandar na quantidade de posts sobre comida, mas não podia não mostrar aqui o magnífico folar algarvio que a Joana Rosa me ofereceu na Páscoa. Foi feito por uma senhora chamada Gisela segundo uma receita que vem do tempo das bisavós das avós dela. Foi disputado pela família toda até à última migalha.

A ver também:

Pastéis de Molho da Covilhã no blog da Helena.

Lampreia (que susto!) no Mi Mitrika.

Folar de tudo no Inúbil.

18 comments » Write a comment

  1. A minha avó, que é de Grândola, costumava fazer muitas vezes esse bolo mas chamava-lhe bolo das rosas. Delicioso também para os olhos :)

  2. Cristo bendito! Que óptimo aspecto. Perto da minha terra, em Condeixa, há um bolo de pastelaria típico que se chama “escarpiada” e é muito parecido com esse folar, que também parece recheado de açúcar e canela (é?). Bjs

  3. Quando morei em Loulé comia um delicioso com veios de canela e era bem fofinho. Quando a minha mãe o trazia não durava 1dia, mas não consigo encontrar esse folar em lado nenhum,nem em Loulé. É que a minha mãe comprava numa mercearia e quando lá fui esta páscoa, estava fechada.:(

  4. estes folares algarvios são óptimos! Este ano tive a sorte de passar a páscoa em Loulé e deliciei-me com o sabor a canela. :)

  5. Pingback: Tweets that mention A Ervilha Cor de Rosa » folar: -- Topsy.com

  6. What a wonderful cake ! It’s amazing ! Is it from a special place in Portugal ? With what it’s made ? Thank you so much for your blog, it’s a great pleasure to read it. Have a nice day !

  7. christel, this cake is from algarve (south of portugal). i think this is made with flour, sourdough, molasses (or honey?) lard, cinnamon, fennel seeds and probably more ingredients. It’s heavy, dense and delicious!

  8. Por cá faz-se folar doce de várias maneiras: em camadas, enrolado, em “rosas”, seco entre outras e o mal de qualquer um deles é que são uma verdadeira tentação!!! Cá em casa somos perdidos por folar, e apesar de se vender em muitos sítios durante o ano inteiro, é na Páscoa que ele sabe melhor :-)))

  9. Sejamos sérios e honestos, esse bolo da fotografia é um bolo Alentejano de Grândola e chama-se Bolo das Rosas(a massa da fotografia faz lembrar o folar Algarvio de Olhão).

Leave a Reply

Required fields are marked *.