12 comments » Write a comment

  1. Adorei este post! Nunca me tinha apercebido do dia da espiga. Acho que no Norte, mais concretamente, Minho e Douro, onde passei a infância, não se festeja. Não me lembro deste dia. Lembro-me sim, de no 1º de Maio se colocar as Maias (giestas amarelas) nas portas das casas e nos carros para afastar o mau olhado.

  2. depois de um post laico, umpost sobre o Dia da Ascençõa, não deixa de ser curioso….. :)

  3. No final do dia recebi o meu ramo caseiro…
    Foi recolhido, feito e trazido pelo meu “namorido” …
    Deixou-me sem palavras!
    ;)

  4. Inês, o meu post não é sobre o dia da Ascenção mas sobre o dia da Espiga. A sobreposição das celebrações cristãs às celebrações mais antigas ligadas aos ritmos da natureza é bem antiga…

    Madalena, isso é que é sorte!

  5. Aqui pelas beiras celebram-se as Maias. Colocam-se grandes ramos de flores (preferencialmente giestas amarelas) à entrada das portas, incluindo as portas dos currais dos animais, para atrair a boa colheita.

    Ps tens razão Rosa, todas as celebrações cristãs estão “coladas” às antigas celebrações pagãs, incluindo o natal e páscoa (equinócio e solstício)

  6. Sim, bem sei, o calendário cristão colocou, propositadamente, várias celebrações na altura em que existiam celebrações pagãs muito antigas, o Natal ou o dia se S. João (e os Santos na generalidade) são óptimos exemplos.
    Não deixei de achar curioso este post e a dualidade deste dia – uns chamam dia da espiga outros da ascenção, que é aliás feriado em muitos países da Europa – após a bela discussão de ideias que o post laico gerou e que segui com interesse :)

  7. Também acho que no Norte não temos dia da espiga. Não me lembro, pelo menos.
    No 1º de Maio é que colocam as Maias à porta para afastar o Diabo (isto de forma educada, que por aqui diz-se outra coisa que não posso escrever no comentário). :)

    Gosto muito das celebrações pagãs, sempre intimamente ligadas à Natureza.

  8. In some country on the montains of Italy there’s a similar ritual.
    The people collect corn broom flowers and put them in a basket and burned in the fireplace to chase away bad luck.

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>