museu municipal de penafiel

museu municipal de penafiel

museu municipal de penafiel

Desde que abriu, no ano passado, que estava na minha lista de sítios a visitar. As aventuras e desventuras do Museu de Arte Popular (cujo futuro não se apresenta necessariamente risonho) levaram-me a estudar um pouco da história dos museus etnográficos em Portugal e das problemáticas que eles levantam hoje em dia.
Enquanto visitante mais ou menos leiga, parece-me que o museu da Câmara de Penafiel cumpre magnificamente as suas funções. Raramente se vê por cá uma museografia tão cuidada e interessante, em que apesar de se sentir o trabalho autoral de quem concebeu o percurso este nunca se sobrepõe ou interfere com a fruição das peças em exposição. Da arquitectura à infografia, passando pela forma como as novas tecnologias são usadas (adicionando contextos e níveis de leitura mas sem protagonismos ou excessos), o museu consegue ser informativo, enriquecedor e emocionante. Falta-lhe, a meu ver, um site à altura, que permita conhecer o resto do espólio do museu e o trabalho dos investigadores a ele ligados.

museu municipal de penafiel

museu municipal de penafiel

museu municipal de penafiel

7 comments » Write a comment

  1. Your images are very intriguing! I wish there was some information about the subjects, especially as there is apparently no website or information on the location of the museum.

  2. Talvez o futuro Museu de Design e Artesanato de Évora conhecido pelo então Centro de Artes Tradicionais precisasse do mesmo dinamismo!

  3. Rosa que simpático fazer férias “étnográficas” assim, enriquecendo o teu saber & sobretudo partilhando connosco conhecimentos & riquezas como estas sobre o nosso lindo Portugal. Uma continuação de boas férias para todos !

  4. Boa tarde e boas férias
    Já há muito tempo visito assiduamente o seu blog à procura de novidades… tenho encontrado muitas e volto sempre com prazer.
    Um dos meus gostos também é visitar museus etnográficos, porque podemos aprender muito e, também, ensinar alguma coisa aos nossos filhos.
    Um dos museus que visitei ultimamente foi o de campo maior. Gostei muito. Deixo aqui o link (http://www.cm-campo-maior.pt/museus/museuaberto). Tem um filme para abrir o apetite.
    Já agora, encontrei uma foto linda de um talêgo num blog sobre estremoz, http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2010/02/os-talegos.html.
    Vale a pena mostrar o que é nosso.
    Continuação de boas férias.

  5. E não é que lhe foi atribuido ontem o prémio de Melhor Museu pela APOM :)estava aqui à procura de fotografias oficiais do museu … e vi as tuas.
    beijinho

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.