tijoleira

tijoleira

tijoleira

Na viagem de regresso, uma paragem rápida ao pôr do sol junto a uma das últimas fábricas de tijoleiras artesanais (e tijolos e telhas) da zona da Fonte do Bispo. Como era Domingo não pudemos entrar, mas fiquei a sonhar com um certo terraço.

tijoleira

tijoleira

tijoleira

Cerâmica regional Fonte do Bispo de Joaquim Patau
Telha Tijolo Ladrilho
281 971 234 e 968 068 288

12 comments » Write a comment

  1. Será que a Catarina Portas não podia pôr isto à venda? Para já não faria talvez sentido fazê-lo na Retrosaria. Outra hipótese era juntar uma série de interessados e fazer uma encomenda ao senhor que justificasse o trabalho e um preço tanto quanto possível em conta. Acho que conseguia arranjar onde armazenar uns tantos, para um dia, para um certo terraço também, um certo caminho, um certo sonho…

  2. Olá,

    Há uns tempos andei à procura de mosaico hidráulico e foi complicado encontrar, além de que o preço upa! upa!
    Há uns videos interessantes no Youtube sobre o seu fabrico.

    Cumprimentos,

    José

  3. Estes ladrilhos fazem um trabalho fantástico… tenho a sorte de viver no campo e de ter tido um mestre genial, que fez um trabalho delicioso na minha açoteia e nos meios terraços e alpendres, com peças destas feitas à mão, de Santa Catarina da Fonte do Bispo. É um trabalho de louvar onde homens e mulheres dão por cada uma destas peças um bocadinho de si.

  4. Rosa liguei para lá porque me fez também sonhar com um certo terraço, mas…Também este já fechou. O senhor faleceu e a esposa esteve no hospital e não vai reabrir o telheiro…
    Conheces mais algum para além do de Montemor-o-Novo?

  5. Olá Rosa,
    os telheiros de Sta Catarina têm tido dificuldade em manter a actividade mas ainda há dois a funcionar: Marco & Filipe, Lda e o Telheiro Alberto Rocha (http://tinyurl.com/6zcmdb6). Não muito longe, na Fonte Salgada existe ainda o Roficer (roficer.com). Tenho também conhecimento de outros dois em Loulé e Paderne mas não sei indicar os nomes.
    *

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>