exílio

Foram 20 anos de ausência. … Tornaram-me a vida impossível.

Vinte anos de exílio político tornaram-lhe impossível integrar-se e reconstruir a carreira no Porto quando uma amnistia permitiu que regressasse para junto da mulher e dos filhos. Viu-se obrigado a partir novamente para o Brasil, onde viria a morrer nove anos mais tarde.

Celebremos, hoje e sempre, a liberdade de opinião. 25 de Abril Sempre!

bisavô camilo

Comments

8 responses to “exílio”

  1. elo Avatar

    Sempre sim ! … esse bilhete comove-me muito … e faz-me lembrar muitos outros que vi e li nos arquivos nacionais onde passei horas e horas a procurar documentos nos arquivos da PIDE-DGS … esta memória não se deve perder, nunca !

  2. Esther Avatar

    Saúdos compaà±eira neste dia sinalado! é tan fraxil o que temos…

  3. luisa Avatar
    luisa

    Pois é…. o fim dos presos políticos e poder falar de política…lamentà velmente pouco mais nos trouxe o 25 de Abril, esperava muito mais.
    Agora falamos e ninguém nos ouve…

  4. Lara Avatar

    O 25 de Abril trouxe-nos muito, muito mais!!!
    Convém rever a história.

  5. Luisa Avatar
    Luisa

    Como por exemplo?…

  6. […] recortes de revistas coleccionados entre Portugal e o Brasil pela irmã da minha bisavó, exilada também, e com mãos de […]

  7. Lara Avatar

    Antes do 25 de Abril quase metade da população era analfabeta; não havia ordenado mínimo (o patrão pagava o que bem entendia…); só as mulheres chefes de família (viúvas, ou com os maridos ausentes do país) é que podiam votar e para sair do país tinham de pedir autorização aos maridos;….. e outros itens haverão mas por mim estes chegam e sobram!
    E mais não digo porque este blog não é meu.

  8. carminda da c gossler Avatar

    Realmente deve ser duro ser obrigado a sair do seu país e deixar tudo para tras , lembro-me do meu pai que a 59 anos atras saiu de Portugal tentando uma vida melhor e aqui realmente foi feliz ate hoje minha mae vive aqui e nunca voltou a terrinha dela Maia (Porto) mas naquela epoca era muito caro uma viagem de aviao porem hoje já com muita idade nao acho conveniente mas o meu maio sonho é um dia conhecer esta terra maravilhosa. Estou terminando de tirar minha cidadania portuguesa e passar para meu filho que tem sonho e ano que vem ir para Portugal . Um beijo e boa semana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.