aljezur

aljezur

aljezur

Cada vez gosto mais dos pequenos museus locais, onde a prioridade é mostrar. Uns têm muito pouca informação sobre a colecção, noutros as condições de exposição deixariam qualquer técnico de conservação arrepiado, mas em todos há peças para ver, conhecer e relacionar. E para quem visita, venha de longe ou da porta ao lado, vale mais uma dúzia de peças à vista do que centenas delas escondidas nas reservas.

aljezur

Museu Municipal de Aljezur, núcleo de Etnografia.

9 comments » Write a comment

  1. Concordo inteiramente! Os Museus, talvez mais do que para os locais, servem para mostrar aos de fora, os usos e costumes da terra. Por isso , não faz sentido terem o seu espólio guardado em armazens e, sobretudo, não podem ter um horário de dias úteis, das 9h às 17h, de sgunda a sexta, porque os turistas também estão a trabalhar a essas horas e nesse dias. É aos sábados, domingos e feriados que há turismo, ao longo do ano! As férias são só três meses…

  2. Para quem já está tão a sul, podia experimentar visitar a nossa escola na Figueira (Vila do Bispo). É a tal escola Waldorf, a primeira em Portugal, em que tanto valorizamos os trabalhos manuais, artesanais, artísticos…Neste momento os nossos meninos estão a fazer um forno de pão em tijolo e taipa. E tantas coisas mais…

  3. Concordo com vc, e ainda lembrei de mais um detalhe, a alegria das pessoas que estão envolvidas nesses museus menores por receber a visita, a alegria de passar as informações, em dividir o conhecimento.

    É uma descoberta… verdadeiramente uma descoberta
    Bjos
    Kelly

  4. Muito interessante – sobretudo o fuso em ferro! Nunca tinha visto um fuso em metal e também nunca tinha visto um fuso antigo português tão parecido com os fusos modernos (com aquela rodela em baixo). Pergunto-me se este seria o modelo mais difundido pelo sul do país, e no norte seriam alongados e sem a dita rodela….

  5. Pingback: o fuso de tipo 4 | A Ervilha Cor de Rosa

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>