obrador xisqueta

obrador xisqueta

obrador xisqueta

Vanessa Freixa é uma mulher inspiradora. É ela a cara à frente da Obrador Xisqueta, um projecto local de desenvolvimento que parte da valorização da de uma raça de ovelhas autóctone dos Pirenéus, a ovelha xisqueta. O projecto já mexe 15 toneladas de lã por ano, uma escola de pastores (!), criadores de novas peças (quero esta para os anos) e artesãos a formar gente nova em coisas tão apetecíveis como estes matalassos (haverá colchoeiros assim em Portugal? Quero conhecê-los). A Retrosaria é a primeira loja fora de Espanha a apostar nos fios de lã Xisqueta, e usá-la é a melhor maneira de apoiar e incentivar este belíssimo projecto.

10 comments » Write a comment

  1. Que maravilha! Então é mesmo verdade?Então há mais gente (nova!) a pegar em coisas tão esquecidas como o pastoreio e a fazer dessas actividades algo rentável e interessante? Oh que belas notícias, que ainda há esperança!

  2. Que doce sabor a esperança! Se a natureza se renova, o ser humano também terá que se renovar! Fico muito feliz com estas notícias!

  3. que trabalho magnifico apresentas aqui Rosa ! fui visitar o site e achei espantoso, uma verdadeira lição sobre a vida e em como tudo é possível, basta acreditar.

  4. Uma amiga encaminhou-me este link e vim espreitar. Parabéns pelo blog!
    Aproveito para vos informar que em Portugal também existe quem produza futons em lã. A alana é um projecto que se desenvolveu no Alentejo e pretende também valorizar a lã e atribuir-lhe novos usos.
    Deixo-vos o site (ainda que não esteja actualizado) e espero que gostem http://www.alanaonline.net

Comentar