o chocalho

o chocalho

Foi em boa parte graças a este homem que no Verão tive, com a Diane, uma das experiências mais marcantes da minha vida. Se fosse antropóloga teria de lhe chamar informante, assim digo com orgulho que é um amigo. Quis oferecer-lhe uma prenda que lembrasse este Verão. Foi feita de encomenda pelos Chocalhos Pardalinho, que um chocalho para oferecer a um pastor da Serra da Estrela não é igual ao que se daria a um pastor de outro lado: são diferentes os tamanhos consoante os animais e alturas do ano, são diferentes os feitios, é diferente a coleira com os seus atilhos de couro em vez de fivela. Todos nos emocionámos no momento da oferta.
É uma prenda importante, disse o António, com os olhos mansos que traz sempre a espelhar o céu.

Comments

4 responses to “o chocalho”

  1. Daniela Avatar

    Isso do informante é vício de escrita de algumas escolas ;)
    Chama-lhe António que fica melhor!

  2. Mary Avatar

    He seems very graceful.
    It was a beautiful gesture.
    Mary

  3. Virginia Avatar
    Virginia

    Oh Rosa, cada vez gosto mais dos pequenos detalhes na vida, as coisas simples que fazemos com o coraçao mas bem pensadas vao salvar este mundo maluco. Obrigada por partilhares isto que já é muito íntimo. Como sempre, peço disculpas pelo meu portugués…

  4. […] os esperam, e a festa acontece. Quase todos trazem os bodes enfeitados com a loiça grande, os chocalhos maiores e mais valiosos, e alguns mantêm o hábito (que vi finalmente ao vivo depois de um ano de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.