vizinhas novas

a abelha-mestra

Começámos há três anos com um jasmim oferecido pela Páscoa e dois pés de alecrim trazidos de mão amiga no Alentejo. Um ano depois tínhamos feito acontecer uma horta e comíamos os primeiros ovos caseiros. Mas nunca me ocorreu que poderíamos vir – no centro de Lisboa – a ser adoptados por um enxame de abelhas. Quem sabe se nos escolheram porque lhes cheirou a alecrim e a terra sem venenos nem adubos ou se o enxame estava só tão cansado (de onde teria vindo?) que calhou pousar na “nossa” figueira?

enxame de abelhas

Enquanto as batedoras, baralhadas, entravam pelas janelas do prédio e assustavam os vizinhos, começámos a dar voltas à  cabeça para encontrar alguma coisa que pudesse ser rapidamente transformada numa colmeia apetecível. Depois de algumas pesquisas rápidas no telefone (de que tamanho tem de ser a caixa? o que pôr lá dentro para as convencer a ficar? é perigoso fazer isto sem perceber de abelhas?) e um telefonema para a pessoa que conhecemos que mais sabe do assunto, arriscámos. Escolhemos uma caixa de madeira grande e cilíndrica na qual abrimos uma entrada estreitinha e pusemos uma vela de cera pura de abelha, vestimos só porque sim umas gabardinas e ao fim de uns minutos tínhamos uma colmeia algo ridícula com um enxame aparentemente instalado lá dentro.

colmeia improvisada

Depois de cair a noite levámos com cuidado as nossas novas vizinhas para o fundo do quintal e virámos a entrada da sua nova casa para nascente, como é suposto. Na manhã seguinte, mal os primeiros raios de sol começaram a aquecê-la, deram início à  sua rotina de abelhas. Pergunto-me se vão procurar flores ao Jardim Botânico ou a Monsanto e se vão manter-se por aqui muito tempo ou procurar instalações de melhor qualidade. Para já parecem satisfeitas.

Ilustração de A Abelha Mestra, de Esther Lemos e Iliane Roels. Lisboa, Verbo (colecção Animais em Família), s. d.

colmeia

Comments

5 responses to “vizinhas novas”

  1. Juanita Avatar
    Juanita

    Wow that’s an amazing story! I hope you are rewarded for your hospitatility with some delcious honey

  2. paula Avatar

    Há umas semanas, à  conversa com um apicultor, no mercado de Loulé, ouvi pela primeira vez falar destes enxames de abelhas que podem chegar de repente. Não imaginava que pudesse acontecer. Agora, no meio de Lisboa, entre prédios e barulho, é que não imaginava mesmo! Terem-lhes feito uma casa, e elas terem entrado e ficado, isso então é espectacular!

  3. Virgínia Avatar

    Que maravilha! Eu já fiquei contente com a visita de duas joaninhas esta semana, imagino a vossa alegria e surpresa!

  4. luisa Avatar
    luisa

    É possível ter colmeias e fazer mel no meio duma cidade. Eu vivo em Londres e sei de duas pessoas na área onde vivemos, que produzem mel de colmeias em allotments (terrenos alugados à  câmara para cultivo) e vendem em mercados. Há anos, um colega do meu marido, tinha uma colmeia e produzia mel para os amigos e familia. Segundo uma tradição muito antiga, a melhor cura para alergias ao pólen (summer sneezes) é consumir mel feito na região, antes do começo da primavera. Mas mesmo não tendo colmeias é sempre bom cultivar plantas que atraem as abelhas…

  5. Sandra Ferreira Avatar
    Sandra Ferreira

    A primeira imagem é do livro “Abelha Mestra ” de Esther de Lemos. Eu hosta muito de compar esse livro. Para trabalhar com os meus alunos as sociedades dos insetos. Será que o vende? Ficava extremamente agradecida.
    Obrigada pela atenção.
    Sandra Ferreira
    Email sandraferreir17@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.