Colaborações e parcerias

Para me enviar um email clique ou use esta ficha de contacto.

No âmbito do meu trabalho de investigação na área das artes e ofícios tradicionais, dedicado sobretudo ao ciclo artesanal da , tenho vindo a colaborar com diversas entidades em eventos e projectos de levantamento, estudo e sensibilização. Entre elas:

Festa da Transumância

Associação Transumância e Natureza
Figueira de Castelo Rodrigo
Setembro 2013

Festa da Transumância
Apresentação do projecto Lã em Tempo Real e workshop de fiação manual de lã no âmbito da Festa da Transumância, evento realizado anualmente pela Associação Transumância e Natureza em Figueira de Castelo Rodrigo. Mais imagens deste evento.
eu desguedelho, eles desguedelham

Do Pastoreio ao Tear

Associação ALDEIA
Duas Igrejas | Malhadas
Maio 2012

fiar
Participação no evento Actividades Rurais em Extinção | O Ciclo da Lã – Do Pastoreio ao Tear, promovido em Maio de 2012 pela Associação ALDEIA. Sessão teorico-prática sobre o ciclo artesanal da lã nas diferentes regiões do país e oficina de tinturaria natural. Ver mais imagens desta iniciativa.
lã em tempo real

Lavores da Transumância

A Moagem | Chocalhos
Fernão Joanes | Fundão | Alpedrinha
Agosto > Setembro 2012

rebanho
Residência na aldeia de Fernão Joanes (Guarda) para recolha e registo da prática de enfeitar os rebanhos para a romaria anual à capela de Nossa Senhora do Soito. Aprendizagem de técnicas e documentação de objectos e histórias de vida.
d. ângela e a ovelha mocha
Realização de workshops de artes têxteis na Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, subordinadas ao tema Lavores da Transumância. Instalação têxtil em Alpedrinha, no âmbito do festival Chocalhos – Caminhos da Transumância, realizada com a participação dos pastores de Fernão Joanes.
lavores da transumância
lavores da transumância

Mulheres de Bucos

MPAGDP | Museu das Terras de Basto
Bucos | Lisboa
Outubro 2012

mulheres de Bucos
Em colaboração com a associação MPAGDP, as mulheres que dão vida à Casa da Lã de Bucos (Cabeceiras de Basto) foram convidadas a vir a Lisboa, enquadradas nas Festas do Chiado, cantar e demonstrar as etapas do trabalho artesanal da lã.
festa no chiado

Meias de Grades de Bucos

Museu das Terras de Basto
Bucos
Novembro 2012 > Junho 2013

bucos
Residência em Bucos (Cabeceiras de Basto) para documentação e aprendizagem das técnicas de confecção das meias dos corações, uma das tipologias das meias tradicionais da localidade.
bucos
Redacção e publicação, em parceria com o Museu das Terras de Basto, de uma brochura dedicada às meias dos corações, com instruções para a sua realização de acordo com as técnicas locais.
meias de grades de bucos
meias de grades de bucos