reedite-se (1)

Há meses que tenho a ideia de fazer uma lista dos livros que mais me marcaram em criança. Alguns li-os emprestados, outros emprestei-os eu e nunca mos devolveram e a maioria nunca foi reeditada. Gostava que a E. tivesse a possibilidade de os ler um dia, não porque ache que não há bons novos livros mas por aquilo que estes em particular representam para mim e pela importância que sei que tiveram na minha formação.

O primeiro da lista (que tentarei ir acrescentando todas as semanas) não o é de forma nenhuma em importância. Cruzei-me com o nome dele por acaso enquanto procurava uma edição europeia do dvd dos Mumins (a série de bonecos animados baseada nos livros de Tove Jansson) para tentar atenuar a actual obsessão da E. pela toupeirinha. Constatei ontem, numa rápida ida à  fnac, que a secção de dvd para crianças é ainda mais limitada do que eu previa. Regressei obviamente de mãos vazias.


Voltando ao livro da semana:

Jim Botão e Lucas o Maquinista de Michael Ende (que também escreveu Momo e A História Interminável, outros dois livros de que gostei muito e que ainda não esgotaram). O livro foi editado nos anos 80 pelo Círculo de Leitores numa colecção chamada Arlequim.

A página da Amazon.com tem alguns textos sobre o livro. No país onde nasceu parece continuar a ser popular, e até deu origem a uma série de animação… Em Português, há um exemplar registado no BookCrossing.

Comments

One response to “reedite-se (1)”

  1. Sónia F. Avatar

    Essa ideia também já passou-me pela cabeça, embora ainda não tenha filhos. Às vezes dou por mim a comprar livros que li na infância, só para revê-los e guardá-los para quando tiver uma ervilha, ou feijão… :)