<<

>>

#281

281

O meu velho maple mudou de canto na sala e finalmente (mais uma vez graças à  ajuda do Miguel) as pinturas acabaram. Amanhã montamos o último móvel e podemos arrumar as coisas que tivemos de ir empurrando de divisão para divisão (manobras que acabaram com a nossa cama a invadir o quarto da E., único em que ainda havia espaço).

Depois de um jantar, ontem, em que fiquei a saber ainda mais pormenores sobre a vida de uma das pessoas da minha família que mais pena tenho de não ter conhecido e por quem sinto maior admiração (o meu bisavô materno, que dedicou toda a sua vida a lutar contra o regime fascista em Portugal), hoje tive a sorte de conhecer uma mulher fora de série. É a Maria João Freitas, que conhecia já de nome pelos textos que assina na revista do Público e por ser directora da minha revista portuguesa preferida, a Alice do Clube de Criativos. Entre muitas outras coisas que partilhámos sobre a vida e o trabalho de cada uma soube que foi ela quem concebeu o guia de compras de Campo de Ourique (chama-se Campo de Ourique Shopping), que é de tal maneira útil e bem conseguido que foi entretanto descaradamente copiado para outros bairros da capital (para proveito dos lisboetas, é verdade, mas com uma enorme falta de escrúpulos e de imaginação). Em dias como o de hoje não tenho pena nenhuma de não ter voltado para Nova Iorque.

Comments

7 responses to “#281”

  1. Shanna Avatar

    She’s cute Rosa, she looks like she might want to go join the circus trapeze act!

  2. maria Avatar

    how can it be? i absolutely love this doll more than life! your work is constantly inspiring to me and creates such a warmth in my heart. thank you so!

    xox, mav

    ps. i would comment more on what you wrote but the translation program is a bit odd and i can’t make out what you’re writing about … so, just a comment on the doll of my dreams. it’s wonderful.

  3. Margarida F. Avatar
    Margarida F.

    Mal posso esperar pela próxima Alice para ver como resultou essa conversa. ;)

  4. Emily Avatar

    Please Rosa, I would like her! Does someone have her already? Thank you. :)

  5. caliope Avatar
    caliope

    devo dizer-te (não sei se já disse!!!) que adoro este teu “mapple”…é LINDO! e quanto a essa situação de conhecer bem as pessoas depois de elas terem morrido…compreendo-te bem…gostava que o meu avô fosse ainda vivo…dei-lhe valor na altura, mas agora seria completamente diferente…o facto de já ser adulta modifica tudo…

  6. inesn Avatar

    coincidências…o meu bisavô materno também lutou a sua vida inteira contra o fascismo…no alentejo ainda é conhecido e lembrado…pelo episódio da largada de pombas em plena praça de beja, por exemplo…e pelas suas longas barbas de anarquista…

    :o)

    beijinhos!!

  7. Sandra Pereira Avatar
    Sandra Pereira

    A 281 é linda.

    Tem bolinhas.

    Imagino as histórias que o teu velho “maple” tem para contar.

    Seria interesante o Público ou outro jornal pegar em todos os “guias de compras” das diferentes freguesias, destacando o original, mas se calhar é mesmo só para encher para papel.

    Confesso, com certa vergonha, não conhecer a revista “alice” do clube dos criativos.

    Nenhum dos meus ansiãos familiares ainda por cá e já ausentes fizeram algo de “notório” a nível nacional, mas nada me soube tão bem como ouvi-los contar as histórias de tempos idos nos sentados em família nos bancos alentejanos à  roda da grande chaminé com o fogo quentinho. E como era bom ouvir o sotaque cantante alentejano.

    Sandra