Foi mais ou menos há um ano que comecei a tentar perceber o que era feito das chitas de Alcobaça, que quando eu era pequena ainda se encontravam nos mercados. Depois de me fazerem cara feia nalgumas lojas de tecidos ao perguntar por elas (parecia mal pedir chita numa loja chique e nas outras diziam-me que já não se produzia tal coisa) comecei a encontrá-las. Pelo caminho aprendi que no Brasil também existem e comecei a juntar todos os pedacinhos de chitas antigas que encontrava, como esta. Acho que vou mesmo começar uma colecção.
Não são de chita mas também são lindos: lenços portugueses.
Comments
9 responses to “colecção de chitas”
por acaso ja me tinha ocorrido que uma boneca tua feita num desses lencos iria ficar muito bem!
as chitas que encontras sao muito bonitas!
beautiful! I love this one!
e as de santarém..que são lindas e dão vestidos de “morrer”
O nosso património artesanal é muito rico e conta muito da nossa história, da nossa identidade cultural.
Apesar de um renovado interesse por ele está longe de “ser levado a sério” pela maioria dos portugueses.
Mesmo na net, são muito poucos os sites dedicados ao genuíno artesanto português e quando os há, como o que nos apresentas e que tem peças lindas, não se poderá dizer que são sites que nos mostram bêm os seus produtos, mas tenho a esperança que talvez haja uma evolução nesse sentido, quando muito pelas autarquias.
Sandra
Ah, os lenços portugueses são lindos!
Outro dia fui a um barzinho com decoração portuguesa. Tudo muito bonito. :)
beijo
Acho que fazes muito bem em começar essa colecção. O teu gosto, pode resultar num belo pedaço de história do nosso país. Espero que consigas.
(O padrão da imagem é muito bonito)
Olá!!! Realmente as chitas andam sumidas, sorte nossa que aqui no Brasil a chita voltou à moda. No Nordeste brasileiro (onde moro), que é de onde se origina a chita brasileira, encontramos hoje uma grande quantidade e variedade de chita, cada uma mais linda que a outra!!!! A chita que outrora era super barata por não ser um tecido nobre, ficou com preços altos. Atualmente foi lançado um livro chamado “Que chita Bacana” que exalta a riqueza e a importância cultural desse tecido para meu país, muito interessante!!! Abraços!!! lmendes1985@hotmail.com
Aqui em Coimbra há uma loja de tecidos que vende chitas de Alcobaça. Muitas delas iguais aquelas que usas nos teus sacos e que tens esgotadas :)
este tecido é lindo! devias fazer alguma coisa com ele! para além de o guardar na colecção, claro!