Estou cansada do frio, este ano. Da ginástica electrodoméstica para evitar que o quadro venha abaixo, da bilha de gás no meio da sala, de vestir um casaco quando entro em casa. Ainda não me rendi à s janelas de alumínio. São feias e mudam o cheiro e o estar aos quartos. Cá em casa há oito grandes janelas de madeira. Seis delas vêm até ao chão. Pelas frinchas e através dos vidros todas deixam passar muito mais vento gelado do que quem não viva numa casa antiga pode imaginar. Gosto delas. No Verão esqueço-me do frio e juro-lhes amor eterno mas chega Novembro e decido todos os anos que é desta que as vou vestir como elas foram feitas para serem vestidas, com visilhos e rolos tapa-ventos, cortinas em camadas e sanefas a rematar. Tanto que pouca luz sobra, tanto que abri-las e fechá-las se torna um ritual antigo como a casa e a roupa com botões e atilhos. Nem cortinas nem alumínio. Ainda não foi este ano.
<<
>>
#488
by
Tags:
Comments
26 responses to “#488”
-
sei bem o que são janelas de madeira de casas antigas… =)
muito mais bonitas!
lá em casa usam-se uns “chouriços” de areia bem bons! não há frio que entre pelas frinchinhas das portas nem das janelas.
beijos
-
Revejo-me em cada palavra, pois compramos uma casa que apesar de todas as obras que fizemos decidimos manter as belas e ventosas portas e janelas… nunca mais vem o verão!
-
A minha casa também é antiga com janelas grandes (antes em madeira), lindas.Mas de á uns anos para cá precisamente 3 resolvi troca-las por umas semelhantes (mas sem adornos de imitação), a beleza que tinham não é a mesma agora, mas optei pela luz e pelo conforto.E felizmente ainda me restaram as portadas interiores essas sim originais.
Estas casas são demasiado especiais para perderem o encanto com tanta facilidade.
-
A solução do problema:Tesa!Não há nada que a Tesa não resolva.Encontram-se no Aki, ou sítios afins. As janelas de alumínio não são melhores,algumas até bem pelo contrário!Eu tive que calafetar as minhas. Imagine-se tal coisa!
Um destes dias dei por mim a pensar que se pudesse as trocava todas por umas de madeira!
Vai uma troca? ;)
-
Pois! Nesta altura do ano só com as portadas fechadas.
-
presumo que tambem ha janelas de madeira novas, claro que ao dobro do preco. se a casa e tua vale a pena o sacrificio, sao tao mais bonitas do que as de aluminio! e com vidro duplo acabou-se o frio…
que venha o verao!
-
Faça força, e não abandone os janelões! São tão lindos! Hoje em dia é difícil achar janelas tão charmosas quanto… Quem sabe lindas cortina s cozidas pela “Rosa Pomar”?
bjs,
gil
-
Frio , muito frio… mas ainda com umas lindas janelas de madeira (quem me dera!). bjo
-
brrr…so de pensar no frio tou gelada…eu vou aproximando o akecedor a mim..mas dps..pa sair desse sitio…aiai…e eu ate gosto do frio…mas as vezes é dificil…
-
Hoje já se fazem janelas de alumínio por fora e madeira por dentro, com vidro duplo para isolar melhor.
-
Rio de Janeiro, 01/02/2006
Oi Rosa,
leio sempre você, gosto muito de acompanhar suas ‘artes’ e vendo um outro blog que também gosto muito, me lembrei de você.
Olha que legal a ervilha!
Um abraço, Ana Paula.
http://www.ludicices.com/template.php?abre=content/miscelaneas/2005/fotos.php
-
oh we are cold here as well.
i love how this doll is staying warm….. i have one thermals most days.
hugs to you! mav
-
Casas com janelas de alumínio também são frias …. a propósito, tenho os pés gelados!!!! Desejo tanto os dias quentes ….
:*
-
eu queria fazer surpresa, mas não chegou nenhum pacote na sua casa ainda?
;[
-
Teu blog e lindo, teu trabalho também e lindo! Já deve estar cansada de ler esses comentários! Mas pronto e lindo mesmo! Adorei! Esta adicionada nos meus favoritos!
-
Sobre as janelas: também gosto de janelas antigas. Isso não está em questão. O problema é que a maior parte das janelas antigas não têm espessura, têm caixilhos fracos e muitas vezes empenados, deixam frinchas, não têm qualidade térmica. Não estou só a falar de conforto. Estou a falar de gastos energéticos; sim, porque a tendência básica para combater o frio em casa mal equipadas é ligar o aquecedor…A habitação contribui com cerca de 20% para todo o consumo energético em Portugal e é preciso fazer alguma coisa contra isto. Estão a sair normas cada vez mais exigentes, enfim…se calhar é mesmo preciso mudar as janelas e pronto. Fazer-lhes uma despedida solene com uma cerimónia e instalar os novos caixilhos de PVC ou madeira (o alumínio não é o único e nem sequer é o melhor) com vidros duplos! :) Há empresas que o fazem numa tarde e o custo das janelas acabará, mais cedo ou mais tarde, por ser compensado com as poupanças energéticas ao longo desses Invernos, cada vez mais frios…
-
como solução mais ou menos provisória podes sempre mandar calafetar as janelas de novo, que é como quem diz isolá-las melhor, e pores uns vidros mais espessos tipo 08mm; pode não resolver tudo mas ajuda… :))
-
Ai como eu te compreendo. E não tens aí em Lisboa, o frio gélido do Porto. Nós compramos uma salamandra e colocamo-la no meio da casa para quebrar o gelo. Melhorou muito. E os chouriços são indispensáveis, mas também não tenho coragem de trocar as minhas velhas janelas. São a alma da casa!
-
Antes de mais parabéns pelo blog e pelos belos trabalhos!
Quanto à questão das janelas também eu adoro as antigas janelas de madeira, mas o problema, como muito bem refere o André, não se prende só com questões estéticas mas também com eficiência energética e protecção ambiental. Se queremos preservar o ambiente, evitando que mais barragens sejam contruídas e que se esgotem as reservas de combustíveis fósseis temos que poupar energia e isso passa, entre outras coisas, por um adequado isolamento térmico das nossas habitações. Além disso, a nossa carteira também vai agradecer! Já existem no mercado alternativas à s antigas janelas de madeira que passam por janelas de alumínio com acabamentos em madeira, vidros duplos, etc…
-
Com tantas opiniões… vai mais uma. Há tempos que queria sugerir que fizesses chouriços com as chitas!! Este post relembrou-me a ideia. Eu voto nos chouriçoes (que povoam a casa da minha avó e que andarão mais cedo ou mais tarde pela minha) e nas fitas Tesa (que tb vou comprar).
a.m.
-
hoy en Chile es verano…. pero hace mucho frio!!!
me deprime un poco el frio…
lindo tu gorro de lana y 488
-
Escreves tão bem… independentemente do pretexto.
-
Conheço bem esse sentimento… Não há nada como as portadas velhinhas de madeira que nos viram crescer… Tens que optar pelas portadas de aliminio por fora e madeirinha por dentro, não são tão bonitas, mas em termos de conforto batem aos pontos as de alumínio!
-
She’s sooo cute – love the skirt ;o)
-
Estou a restaurar as janelas e portas da minha casa. São todas de madeira, pintadas da cor da casca do ovo. Uma trabalheira para morrer de frio no Inverno. Uma trabalheira danada. Mas são as janelas e as portas da Casa do Mil Sóis. Um dia farto-me. Mas só quando for rico para as poder substituir por janelas e portas de alumínio, igualmente bonitas. Além disso esperamos um filho cá em casa e quero que ele conheça as velhas janelas e portas que o pai e a mãe todos os anos restauram. Depois Juro que mudo tudo, quando for rico!
-
Ola Rosa!
Li a sua materia e gostei muito. tb ja passei por este sentimentos e aprendi um novo estilo com uma ex-namorada: Mantive a estrutura de madeira da casa, sem perder o estilo, e adaptei todas as portas e janelas com vidros duplos (cristal fume 4mm), e em alguns partes da casa com vidros triplos de 8 a 12mm. feito assim, acabou meus problemas de friagem, calor e barulho em casa! ficou uma maravilha. agora tenho paz, mantendo a beleza de todas as portas e janelas… e com um ambiente bem discreto.
Deovani da Silva Antico. Rio de Janeiro.
Leave a Reply