meias da serra d’ossa

meias da Aldeia da Serra

Mais notas sobre estas meias que me têm fascinado ultimamente, e que ainda não vi com os meus próprios olhos:

Esta fotografia (ver mais abaixo) é do catálogo Como Trajava o Povo Português (Lisboa, INATEL, 1991, p. 124). As meias não são referidas pelo texto e têm um padrão muito bonito e mais complexo do que os outros que já tinha visto. A fotografia, infelizmente, não está identificada nem datada.

O catálogo/inventário Artesanato da Região Alentejo (Évora, IEFP, 2000), estranhamente, não dedica uma única linha à s meias da Serra d’Ossa.

Recebi da Urraca, que também se interessa pela história do tricot, parte de um artigo da 100 Idées de Julho de 1977 dedicado ao artesanato português. Lá estão as meias.

A Manuela enviou-me um link para a Associação de Desenvolvimento Local de Redondo, que promoveu no ano passado um primeiro curso de meias da Serra d’Ossa. Contactei a associação e soube que o mesmo não chegou a realizar-se por falta de interessados.

Ainda não sei se há outras tradições em Portugal de tricot em jacquard, ou se esta é a única. Qual será a sua história?


meias da Aldeia da Serra

meias da Aldeia da Serra

Comments

9 responses to “meias da serra d’ossa”

  1. joana Avatar

    Fizessem eles uma edição intensiva do curso num fim-de-semana e podiam contar comigo!

  2. Diane Avatar

    Fascinante, Rosa!

  3. Luisa Avatar
    Luisa

    é interessante que os motivos sejam uma mistura de noruegueses com célticos, o que confirma as minhas teorias sobre a ‘viagem’ do tricot para Portugal. Tenho que procurar essa revista, tenho-as quase todas.

  4. Zelia Avatar

    Pois eu ía já a correr…

  5. virginia Avatar

    Que maravilha :)

  6. bsamp Avatar
    bsamp

    Sim, fascinante!

  7. macati Avatar

    ola!

    sabes, se precisarem de gente para o curso, eu inscevo-me… a minha avó fazia meias… nao destas pois sou originaria do norte de portugal… ate nem moro longe desta aldeia e seria interessante aprender!!!

  8. macati Avatar

    ola rosa!

    estou a comentar de novo so para dizer que enviei mesmo agora um email a dizer que tambem estou interessada neste curso e sugeri outro tipo de modalidade de realizar o curso (em vez de ser durante a semana, realizar-se ao fim-de-semana) e enviei o link deste teu post e do teu blog… acredito qu haja mais gente interessada… nunca te agradeci, mas vou fazê-lo agora: obrigada por me dares a conhecer o que portugal tem se tão belo!!!

    bjnh e bom fim-de-semana

  9. […] Mulheres a tricotar com o fio preso no peito: Grécia, Bulgária e Portugal. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.