>>

azul

azul

Um dos meus pormenores preferidos em muitas drogarias antigas são as coisas penduradas. Na loja azul em que entrei hoje o contraste entre o tecto azul e os regadores e baldes de plástico à s cores deixou-me boquiaberta.

Aos poucos vou reunindo as coisas de que preciso e as que se cruzam no meu caminho e vêm mesmo a calhar, como uma antiga dobadoura que encontrei hoje. Ainda estou à  procura (preciso de uma mesa ou de um armário pequeno, queria um daqueles bancos compridos de sentar em frente à  lareira, uma dúzia de cadeiras e quanto mais gavetões conseguir encontrar, melhor). Qualquer sugestão de sítio onde espreitar (feira de velharias, armazém nos arredores ou loja da vizinha que vai fechar) é muito bem vinda.

Comments

20 responses to “♥”

  1. Catarina Avatar

    Olá Rosa
    Esse tecto é, de facto, espantoso!
    Sugiro-te que vás à  Emmaà¼s, em Caneças, é uma verdadeira caverna de Ali Baba!

  2. Débora Avatar

    Gosto muito!
    Lembrei-me daquelas lojas de móveis em segunda-mão perto do parlamento-Rua de S.Bento, lembro-me de há uns anos entrar numa mesmo em frente ao largo, que parecia que não tinha fim, estava recheada. Boa sorte :)

  3. Rosário Albuquerque Avatar

    qualquer dia tenho de por net no telemóvel… um destes dias vi uma série de gavetas de madeira (giras)numa rua de Torres Vedras… não as guardei no carro porque tenho 3 cadeiras dos miúdos e a bagageira é das piquenas ;)

  4. Marta Mourão Avatar

    Para fazer uma mesa: uma velha porta arranjada sobre um suporte estável.

  5. ***SOFIA*** Avatar

    uma vez li no expresso que a câmara de lisboa tem uma espécie de secção de demolições, onde são depositadas portas, portões, corrimões e coisas do género. pode ser que de facto ainda exista e que se encontrem la verdadeiros tesouros!

  6. Flora Maria Avatar
    Flora Maria

    Queria eu aquele regador vermelho !!!Parece de bom tamanho, pois aqui na minha cidade não tenho encontrado assim. Ou são enormes ou muito pequenos.
    Encantador o teto colorido !

  7. Juana Avatar

    Que fotos mais giras! ‘e sempre bom reviver estas imagens das mercearias tipicamente portuguesas :)

  8. Marta Ribeiro Avatar

    Olá Rosa! Sou frequentadora assídua da Ervilha, mas este é o primeiro comentário. Gostava de aqui deixar uma dica onde encontrar os tais bancos corridos e gavetões. Talvez fique fora de mão para quem vem de Lisboa, mas vale bem a pena a visita. São uns armazéns em Canal, Alcanede, Santarém (Norberto & Correia, Lda). Adquiri lá alguns móveis arquivadores (com fotos em quimaterapia.blogspot.com).

  9. Carolina de Castro Avatar

    Seu trabalho é encantador.
    Sempre entro pra ver o que vc coloca por aqui.
    Moro no Brasil e só fico imaginando o sotaque lindo de vcs aí, do outro lado do Altântico!
    Beijos

  10. Diana Figueiredo Avatar
    Diana Figueiredo

    Olá,
    Na estrada velha que vai de Sintra para a Ericeira há imensas lojas de velharias com coisas de morrer. Uma verdadeira tentação para quem gosta de coisas antigas, com carácter, com história.
    Boas compras!

  11. Catarina Ventura Avatar
    Catarina Ventura

    Olá,

    Eu costumo ir aos Emaà¼s, é uma obra beneficente, que recolhe tudo aquilo que as pessoas já não querem. Têm muitos móveis e objectos de toda a espécie. É em Caneças (ao pé de D. Maria).
    Boa sorte.

    PS Há algum tempo enviei um mail por causa de um galão da retrosaria, mas nunca obtive resposta. Qual é o e-mail da loja?

  12. ana margarida Avatar

    Os emaus têm muita coisa de facto, mas nem sempre saimos satisfeitos, tem que se ir indo, aliás como em todos os sítios que haja o tipo de coisas que procuras.
    A meu ver, andar de carro pela cidade à  noite, a vasculhar os contentores das obras, é sempre uma boa opção.

  13. joana Avatar
    joana

    por acaso nessas drogarias por onde tens andado alguma vez encontraste aquelas medidas (pás) em inox? que serviam para medir a quantidade de grão ou feijão em grandes sacos de pano? ando há procura de uma coisa dessas.
    obrigada e beijinhos

  14. ana ventura Avatar

    Olá Rosa :-)
    Para todas essas coisas podes procurar nestes sítios:
    . REMAR (Campo de Ourique)
    . EMAUS (Caneças)
    . Bruxedo (Carregado)
    Pesquisa na net. Boa sorte. Bj nossos
    aNa

  15. raquel Avatar

    Olá rosa

    um bom sítio para procurar é na REMAR (carcavelos, campo de ourique, benfica e mem martins que é o armazem geral)

    boa sorte

  16. mica cabral Avatar
    mica cabral

    :-)
    fantástico as drogarias. Também tenho um fascinio de miúda.
    O cheiro.. é uma das coisas que sempre me atraiu. E claro o amontoado de coisas que me distraiam enquanto esperava que nos “aviassem”!
    Outra coisa fantástica é a pericia e agelidade com que os senhores iam ao sitio certo buscar o parafuso ou o que quer que fosse…

  17. Teresa Nascimento Avatar
    Teresa Nascimento

    Olá,
    Não faço a menor ideia onde, em Lisboa, possa encontrar isso tudo que precisa, mas queria só deixar aqui uma nota:
    Esses bancos compridos de que fala chamam-se “escanos” e ainda existem muitos em Trás-os-Montes (eu sou transmontana, ainda que a morar no Ribatejo…); por baixo do assento têm muita arrumação que poderia servir para pôr a lenha ou cereal ou outra coisa qualquer; alguns têm ainda uma particularidade interessante que é uma mesa ao centro para as pessoas poderem comer à  lareira, no frio agreste transmontano, que se recolhe quando não é necessária.

    beijinho
    Teresa

  18. AnaMafaldaPires Avatar
    AnaMafaldaPires

    Cara Rosa,
    gosto muito do seu trabalho e do que mostra no seu blog. Às vezes é um autêntico serviço público, com as informações que partilha. Bem haja!
    Em relação a este post, queria dizer-lhe que vivo em Viana do Castelo, e essas coisas que procura aparecem muitas vezes em lojas de velharia e de 2ª mão, bem como numa feira de velharias que se realiza uma vez por mês.
    Gostava também de dizer à  Joana que as medidas em inox que procura se encontram na feira semanal, também aqui em Viana.
    Parabéns por ser tão proactiva e inovadora!

    Mafalda Pires

  19. Cuca Avatar
    Cuca

    Olá Rosa,
    Conheço uma “loja de velharias” perto do mercado de Arroios, fica na Rua Carvalho de Araújo. Tem todo o tipo de velharias: mesas, mesinhas, cadeiras, estantes, etc… penso que o senhor faz recolha pelas ruas de Lisboa!!;) no entanto, o dito senhor gosta de puxar os preços para cima, apesar das coisas poderem estar a “cair de podres”, por isso é preciso saber negociar!! :) todos os dias passo por lá a caminho do metro da Alameda e fico sempre a namorar a exposição em pleno passeio!! Espero que lhe seja útil.

  20. […] pelas sugestões do outro dia, fui passear com a Andreia a pretexto de ver velharias. À da fotografia, por dois […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.