Não resisto a mostrar aqui algumas ilustrações de um livro que herdei inesperadamente, depois de hesitar durante vários dias por achar que talvez fosse demasiado politicamente incorrecto fazê-lo. O livro (Deutsche Bauern in Ungarn) pertencia a uma minha tia-avó, que o recebeu como prémio do liceu pelo seu aproveitamento na disciplina de Alemão, e as imagens (bem como a qualidade gráfica e de impressão da obra) são, quanto a mim, indiscutivelmente admiráveis. A hesitação deveu-se ao facto de ter percebido que a autora, a artista austríaca Erna Piffl, especialista em desenho etnográfico, esteve ao serviço do regime nazi. Pode-se gostar dos desenhos da mesma maneira depois de o saber? Não tenho a certeza. Mas deixar por isso de os mostrar já me estava a parecer um acto de censura.
Sobre o tema, para quem domine o idioma, veja-se o site do Bundesinstituts fà¼r Kultur und Geschichte der Deutschen im à¶stlichen Europa.
Erna Piffl, Deutsche Bauern in Ungarn. Mit einfà¼hrenden Beitrà¤gen von Arthur Haberlandt und Ernst Rieger. Verlag Grenze und Ausland. Berlin, 1938.
Leave a Reply