Uma coisa que estava há anos na minha lista: fazer pequenos vídeos de tricot. Vídeos mesmo muito simples e curtos, como os que eu gosto de ver, sem narração nem introduções, só mesmo com o que interessa. A câmara lenta ajuda a que os gestos se percebam mais facilmente e, a julgar pelo feedback no instagram, foi uma boa ideia fazê-los. Os primeiros já estão no YouTube, porque a web 2.0 só se lembra do que aconteceu há uns minutos atrás e à s coisas úteis convém ser fácil voltar. Partilho aqui este em particular porque ilustra uma maneira menos comum de tricotar o ponto de meia. A técnica é actualmente a minha preferida porque, com um pouco de prática, faz com que a tensão das carreiras de meia fique quase idêntica à das carreiras de liga.
<<
>>
tele-tricot
by
Tags:
Comments
11 responses to “tele-tricot”
-
Muito bons!
Obrigada pela partilha. -
Rosa, eu sempre fiz assim… Nunca soube fazer de outra forma…muito parecido…uma pequena diferença apenas… Depois mostro…
-
Muito boa ideia Rosa! É difícil seguir instruções só com desenhos e a perspectiva do lado da montagem é crucial. A minha mãe ensinou-me a fazer desse modo, não conheço outro. Mas também não sou perita em pontos de tricot! ;)
-
Eu também faço assim, acho que é mais simples e mais rápido :)
-
Uma excelente ideia. Obrigada. Espero que continue! Como muita gente, aprendi a fazer malha muito nova, mas só aprendi o básico. Quando re-descobri o tricot, tive que aprender certas técnicas com o Youtube… mas preferia trabalhar sempre à moda portuguesa, não por uma questão de bairrismo, mas porque os resultados são sempre bons e acho que é pena perder a tradição. Também é mais fácil para começar e eu quero ensinar a minha neta (e o meu neto, porque não?)
-
Agora que vi o video com mais atenção, reparei numa pequena diferença: na malha de meia (knit stitch) a agulha da mão direita é cruzada por detrás da agulha da mão esquerda. Da maneira que me ensinaram, as agulhas cruzam-se na frente do trabalho, quer seja na malha de meia como na de liga (purl).
-
Pois, esta técnica é menos comum. Vou fazer também um vídeo com a outra, para ver se é a que usa.
-
-
Olá, Rosa!
Ficou mesmo fã da técnica que aprendeu comigo, no workshop de meias!
-
Totalmente fã, Marta! Tenho aprendido muito com as alunas ao longo dos anos :)
-
-
Rosa, posso fazer um pedido? Tricotar com agulhas circulares (on the round) e em várias cores. Eu ajeito-me bem com duas cores, mas uso dois métodos simultâneamente: para uma das cores, ponho o fio ao pescoço e para a segunda cor, uso o método à Inglesa, mas tenho a certeza que há formas mais prácticas de o fazer. No seu livro refere o método de por o fio ao peito num alfinete; eu lembro-me de ver as vizinhas fazaerem isso também, mas nunca vi bem como é que elas faziam e infelizmente, já não existe ninguém para me ensinar!
-
Olá Luisa, será um bom tema para um próximo vídeo. Ou então venha aprender comigo na Retrosaria :)
-
Leave a Reply