Livre d’astrologie, França, séc. XIV (pormenor) e S. Cristóvão, séc. XIII (proveniência desconhecida).
Desde que, com o nascimento da A., me tornei fã incondicional de slings, tenho passado horas a olhar para imagens das muitas formas tradicionais de transportar bebés junto ao corpo. Vêm da àfrica subsariana (♥), da América Latina (♥), de todos os cantos da àsia (♥), mas há-as de proveniências muito mais variadas do que à partida se espera. De uma região para outra variam sobretudo os materiais, que vão da simples tira de pano à s mochilas/alcofas de tecido, verga ou cabedal (♥ ♥ ♥).
E na Europa? Longe das cidades e dos filhos dos operários atrelados à s pernas das mesas (pormenor deste livro de que não me hei-de esquecer facilmente), na Europa pré-industrial, quando a família ia trabalhar, o que fazia aos bebés?
Pormenores de iluminuras dos séculos XIII-XIV (clicar sobre as imagens).
Não querendo fazer grandes generalizações, parece-me que em muitos casos os bebés iam também. Sobretudo em berços ou alcofas mais ou menos rígidas (carregadas à s costas como as dos índios da América do Norte, aos ombros ou à cabeça) e adaptadas aos seus corpos enfaixados, mas também (talvez os mais velhos) nos lenços, faixas e xailes dos pais. O S. Cristóvão gótico com o menino Jesus na imagem de cima (cuja proveniência não consegui descobrir) é um exemplo magnífico pelo pormenor do desenho, mas não é único. Com paciência vão-se encontrando outros.
Gipsies on the March. Pormenor do desenho de uma tapeçaria quatrocentista in Manners, Custom and Dress During the Middle Ages and During the Renaissance Period.
De Portugal ainda não consegui encontrar imagens de babywearing tradicional, mas acho que é uma questão de tempo. Na Suécia estão documentados pelo menos dois tipos de porta-bebés populares e no País de Gales ainda há quem saiba trazer um bebé no xaile, naquela que acho provável ter sido a forma mais generalizada desta prática na Europa (afinal os lenços e xailes eram parte do traje habitual de praticamente todas as mulheres) e que é sugerida por imagens como esta, do século XVI.
Mrs Gwyn carrying a baby in a shawl in Book of costume drawings by George Delamotte (séc. XIX).
Fotografia de Erik Elias Westin (1868-1935) ilustrando a forma tradicional sueca de transportar um bebé.
Mulher com crianças à cabeça. Portugal, finais do século XIX (imagem gentilmente enviada pela Mary).
Leave a Reply