boina do corvo

É uma das minhas páginas preferidas do livro. Uma fotografia dos inícios do século XX, desencantada nos arquivos do New Bedford Whaling Museum, de um Corvino. Na cabeça leva a boina do Corvo, uma das pérolas das malhas açorianas cujas origens se perdem no tempo e resistem quase que por milagre até aos nossos dias. Em 1924 Leite de Vasconcelos deu por elas e trouxe para o Continente uma que espero poder um dia ver ao vivo (o retrato que lhe tiraram ao lado dos homens do Corvo e suas boinas está umas páginas mais à  frente). No último capítulo está a receita.
Gonçalo Tocha, o realizador de É na Terra não é na Lua, pôs a boina nas capas dos jornais. Adoptou a versão com pala (que ainda não experimentei fazer) e até publicou sobre ela o vídeo que partilho aqui em baixo.
Mais recentemente, a marca portuense de roupa La Paz (que merece um post só para ela) fez da boina peça chave da sua colecção de Inverno. E criou uma nova, por ela inspirada, para o próximo ano.
Finalmente, quem quiser comprar uma boina do Corvo mesmo feita no Corvo (mas em poliéster) pode ir directamente à  fonte.

“¢

This is one of my favorite pages in the book. A portrait of a young man from Corvo Island dating from the beginning of the 20th century, found in the archives of the New Bedford Whaling Museum. He is wearing the traditional knitted beret from Corvo, which local men have worn since at least the 19th century (the Ravelry page for the pattern is here). The making of one of these berets is the main narrative element in the documentary É na Terra não é na Lua by Gonçalo Tocha. And last year the portuguese fashion label La Paz made it part of their beautiful winter collection.


Gonçalo Tocha, A boina de “É na Terra não é na Lua”.

la paz
La Paz, Winter 2013-2014


Gorros tradicionais da ilha do corvo

Comments

4 responses to “a boina do corvo”

  1. ana Avatar

    querida rosa, estou ansiosa por o ter e fiquei hoje deliciada com o fim do programa da rdp quando o tiago disse passem a nº 11 “fui ao céu por um novelo”.

  2. calita Avatar

    Ui, conta-nos tudo sobre essa essa marca La Paz, fiquei deveras intrigada.
    (Quanto ao livro, não vejo a hora de lhe pôr as mãos e os olhos em cima)

  3. Corvina Avatar
    Corvina

    Adorei, já encomendei!

  4. Maria B Avatar

    No inverno, e com a ajuda do teu livro, vou tentar fazer uma boina dessas para mim!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.