#488

488

Estou cansada do frio, este ano. Da ginástica electrodoméstica para evitar que o quadro venha abaixo, da bilha de gás no meio da sala, de vestir um casaco quando entro em casa. Ainda não me rendi às janelas de alumínio. São feias e mudam o cheiro e o estar aos quartos. Cá em casa há oito grandes janelas de madeira. Seis delas vêm até ao chão. Pelas frinchas e através dos vidros todas deixam passar muito mais vento gelado do que quem não viva numa casa antiga pode imaginar. Gosto delas. No Verão esqueço-me do frio e juro-lhes amor eterno mas chega Novembro e decido todos os anos que é desta que as vou vestir como elas foram feitas para serem vestidas, com visilhos e rolos tapa-ventos, cortinas em camadas e sanefas a rematar. Tanto que pouca luz sobra, tanto que abri-las e fechá-las se torna um ritual antigo como a casa e a roupa com botões e atilhos. Nem cortinas nem alumínio. Ainda não foi este ano.

26 comments » Write a comment

  1. sei bem o que são janelas de madeira de casas antigas… =)

    muito mais bonitas!

    lá em casa usam-se uns “chouriços” de areia bem bons! não há frio que entre pelas frinchinhas das portas nem das janelas.

    beijos

  2. Revejo-me em cada palavra, pois compramos uma casa que apesar de todas as obras que fizemos decidimos manter as belas e ventosas portas e janelas… nunca mais vem o verão!

  3. A minha casa também é antiga com janelas grandes (antes em madeira), lindas.Mas de á uns anos para cá precisamente 3 resolvi troca-las por umas semelhantes (mas sem adornos de imitação), a beleza que tinham não é a mesma agora, mas optei pela luz e pelo conforto.E felizmente ainda me restaram as portadas interiores essas sim originais.

    Estas casas são demasiado especiais para perderem o encanto com tanta facilidade.

  4. A solução do problema:Tesa!Não há nada que a Tesa não resolva.Encontram-se no Aki, ou sítios afins. As janelas de alumínio não são melhores,algumas até bem pelo contrário!Eu tive que calafetar as minhas. Imagine-se tal coisa!

    Um destes dias dei por mim a pensar que se pudesse as trocava todas por umas de madeira!

    Vai uma troca? ;)

  5. presumo que tambem ha janelas de madeira novas, claro que ao dobro do preco. se a casa e tua vale a pena o sacrificio, sao tao mais bonitas do que as de aluminio! e com vidro duplo acabou-se o frio…

    que venha o verao!

  6. Faça força, e não abandone os janelões! São tão lindos! Hoje em dia é difícil achar janelas tão charmosas quanto… Quem sabe lindas cortina s cozidas pela “Rosa Pomar”?

    bjs,

    gil

  7. Frio , muito frio… mas ainda com umas lindas janelas de madeira (quem me dera!). bjo

  8. brrr…so de pensar no frio tou gelada…eu vou aproximando o akecedor a mim..mas dps..pa sair desse sitio…aiai…e eu ate gosto do frio…mas as vezes é dificil…

  9. Hoje já se fazem janelas de alumínio por fora e madeira por dentro, com vidro duplo para isolar melhor.

  10. oh we are cold here as well.

    i love how this doll is staying warm….. i have one thermals most days.

    hugs to you! mav

  11. Casas com janelas de alumínio também são frias …. a propósito, tenho os pés gelados!!!! Desejo tanto os dias quentes ….

    :*

  12. Teu blog e lindo, teu trabalho também e lindo! Já deve estar cansada de ler esses comentários! Mas pronto e lindo mesmo! Adorei! Esta adicionada nos meus favoritos!

  13. Sobre as janelas: também gosto de janelas antigas. Isso não está em questão. O problema é que a maior parte das janelas antigas não têm espessura, têm caixilhos fracos e muitas vezes empenados, deixam frinchas, não têm qualidade térmica. Não estou só a falar de conforto. Estou a falar de gastos energéticos; sim, porque a tendência básica para combater o frio em casa mal equipadas é ligar o aquecedor…A habitação contribui com cerca de 20% para todo o consumo energético em Portugal e é preciso fazer alguma coisa contra isto. Estão a sair normas cada vez mais exigentes, enfim…se calhar é mesmo preciso mudar as janelas e pronto. Fazer-lhes uma despedida solene com uma cerimónia e instalar os novos caixilhos de PVC ou madeira (o alumínio não é o único e nem sequer é o melhor) com vidros duplos! :) Há empresas que o fazem numa tarde e o custo das janelas acabará, mais cedo ou mais tarde, por ser compensado com as poupanças energéticas ao longo desses Invernos, cada vez mais frios…

  14. como solução mais ou menos provisória podes sempre mandar calafetar as janelas de novo, que é como quem diz isolá-las melhor, e pores uns vidros mais espessos tipo 08mm; pode não resolver tudo mas ajuda… :))

  15. Ai como eu te compreendo. E não tens aí em Lisboa, o frio gélido do Porto. Nós compramos uma salamandra e colocamo-la no meio da casa para quebrar o gelo. Melhorou muito. E os chouriços são indispensáveis, mas também não tenho coragem de trocar as minhas velhas janelas. São a alma da casa!

  16. Antes de mais parabéns pelo blog e pelos belos trabalhos!

    Quanto à questão das janelas também eu adoro as antigas janelas de madeira, mas o problema, como muito bem refere o André, não se prende só com questões estéticas mas também com eficiência energética e protecção ambiental. Se queremos preservar o ambiente, evitando que mais barragens sejam contruídas e que se esgotem as reservas de combustíveis fósseis temos que poupar energia e isso passa, entre outras coisas, por um adequado isolamento térmico das nossas habitações. Além disso, a nossa carteira também vai agradecer! Já existem no mercado alternativas às antigas janelas de madeira que passam por janelas de alumínio com acabamentos em madeira, vidros duplos, etc…

  17. Com tantas opiniões… vai mais uma. Há tempos que queria sugerir que fizesses chouriços com as chitas!! Este post relembrou-me a ideia. Eu voto nos chouriçoes (que povoam a casa da minha avó e que andarão mais cedo ou mais tarde pela minha) e nas fitas Tesa (que tb vou comprar).

    a.m.

  18. hoy en Chile es verano…. pero hace mucho frio!!!

    me deprime un poco el frio…

    lindo tu gorro de lana y 488

  19. Conheço bem esse sentimento… Não há nada como as portadas velhinhas de madeira que nos viram crescer… Tens que optar pelas portadas de aliminio por fora e madeirinha por dentro, não são tão bonitas, mas em termos de conforto batem aos pontos as de alumínio!

  20. Estou a restaurar as janelas e portas da minha casa. São todas de madeira, pintadas da cor da casca do ovo. Uma trabalheira para morrer de frio no Inverno. Uma trabalheira danada. Mas são as janelas e as portas da Casa do Mil Sóis. Um dia farto-me. Mas só quando for rico para as poder substituir por janelas e portas de alumínio, igualmente bonitas. Além disso esperamos um filho cá em casa e quero que ele conheça as velhas janelas e portas que o pai e a mãe todos os anos restauram. Depois Juro que mudo tudo, quando for rico!

  21. Ola Rosa!

    Li a sua materia e gostei muito. tb ja passei por este sentimentos e aprendi um novo estilo com uma ex-namorada: Mantive a estrutura de madeira da casa, sem perder o estilo, e adaptei todas as portas e janelas com vidros duplos (cristal fume 4mm), e em alguns partes da casa com vidros triplos de 8 a 12mm. feito assim, acabou meus problemas de friagem, calor e barulho em casa! ficou uma maravilha. agora tenho paz, mantendo a beleza de todas as portas e janelas… e com um ambiente bem discreto.

    Deovani da Silva Antico. Rio de Janeiro.

Leave a Reply

Required fields are marked *.