meias

meias da aldeia da serra

Com sete pares feitos até à  data, ainda sou bastante ignorante no que diz respeito à s meias de tricot, mas a minha curiosidade pelo assunto não tem parado de aumentar. Ultimamente tenho tentado saber mais sobre as que de fazem ou fizeram em Portugal. Neste post mostrei umas de Reguengos de Monsaraz e outras que são semelhantes a estas do Museu da Terra de Miranda. Que as há muito diferentes umas das outras é fácil de perceber puxando um bocadinho pela memória. Até agora as que mais me surpreenderam foram estas, tradicionais da Aldeia da Serra (Redondo). O livro de onde tirei a imagem – Artes e tradições de Évora e Portalegre (Lisboa, Ed. Terra Livre, 1980) – dedica-lhes um pequeno capítulo em que diz que na altura da recolha já só eram feitas pela senhora na fotografia (a Tia Lisa, que tinha então 78 anos).

Comments

17 responses to “meias”

  1. Zelia Avatar

    Acho que estás as resuscitar as meias por aqui R;)

  2. Concha Avatar

    Gosto destas! Parecem chitas de Alcobaça em meias!

  3. mary Avatar
    mary

    Que maravilha de exemplo de meia!

    That book collection is a favorite of mine also.

  4. teresa pinto Avatar

    Que bom continuar a sensibilizar as pessoas para esta arte tão nobre que é a de tricotar.

    Eu prótria já me rendi!Já recomecei a mexer nas agulhas e lãs e neste momento estou a fazer um gorro.

  5. umademim Avatar
    umademim

    que lindas essas meias ! adoro!

  6. Urraca Avatar

    Tengo fotos en color de calcetines de Aldeia da Serra. En una de ellas se ve a una mujer tricotando, que podría ser Tia Luisa. Las fotos se publicaron en un “100 idées” de 1977 en un reportaje sobre artesanías portuguesas (canteros, jarapas, medias, ganchillo y corcho). Esta noche te las mando.

    Saludos.

  7. sandra costa Avatar

    Não sei se esta informação pode ajudar, há uns anos fui fazer uma reportagem fotográfica a Rio de Onor e fotografei uma senhora idosa que estava a fiar a lã na rua e a fazer meias com essa mesma lã.

  8. geek+nerd Avatar

    Those socks are unbelievable! How absolutely beautiful!

  9. macati Avatar

    sei q este ano fizeram um mini curso de meias desta aldeia… ainda fiquei curiosa mas foi falta de tempo…

  10. Ana Rita Avatar
    Ana Rita

    Olá!

    Sou alentejana e vivo a poucos km da Serrad’Ossa e lamentavelmente é preciso o blog da Rosa para que eu descobrir as meias da Serra d’Ossa!! No entanto a rosa de três folhas é um motivo recorrente por aqui, em cortinas, panos (naperons), etc… a minha mãe tem umas cortinas lindíssimas cujo centro é em renda com um pavão contornado pelas ditas rosas e com linho todo à  volta, é uma réplica de uma cortina da minha trisavó!!

    Parabéns pela pesquisa e obrigada por estar sempre a abrir-nos os horizontes

  11. Andrea Avatar

    Estou procurando toda e qualquer informacao sobre o trico POrtugues. Acho que foi no seu website que achei maior parte das informacoes antes da minha visita a Portugal, mas nao sabia deste Museu e deste livro. Existe alguma possibilidade de eu conseguir comprar este livro ou conseguir mais informacoes? Estou fascinada com a foto da senhora com dois alfinetes, um em cada ombro. Por favor me mande mais informacoes. Minha pesquisa a respeito do assunto esta fragmentada.

    Muito Obrigada,

    Andrea Wong

  12. […] do Ravelry ao livro Fancy Feet: Traditional Knitting Patterns of Turkey, de Anna Zilboorg. Depois desta outra descoberta, foi o que faltava para me pôr a pensar insistentemente sobre tricot de pontos metidos […]

  13. […] três anos fui à  Aldeia da Serra conhecer as mulheres que mantêm vivas as meias da Serra de Ossa. Foi um daqueles dias que não se esquecem, e um dos mais decisivos para levar avante a ideia de […]

  14. Roser Dalmases Avatar
    Roser Dalmases

    <<<<<<hola, que bonitas medias…me gustaría comprar unas on line, es posible? podrias enviarme,por favor, la dirección de alguna web donde poder comprarlas.Gracias por adelantado.
    Por cierto, te feilicito por tu web, es interesante y preciosa.Estoy descubriendo cosas de Portugal que desconocía.Gracias!

  15. […] notas sobre estas meias que me têm fascinado ultimamente, e que ainda não vi com os meus próprios […]

  16. […] do Ravelry ao livro Fancy Feet: Traditional Knitting Patterns of Turkey, de Anna Zilboorg. Depois desta outra descoberta, foi o que faltava para me pôr a pensar insistentemente sobre tricot de pontos metidos […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.