women from finland and mozambique

Women from finland and mozambique

Women from finland and mozambique

Women from finland and mozambique

Não foi uma prenda de Natal, mas não me importava nada, porque é um dos livros mais bonitos que vi nos últimos tempos. Chama-se Women from Finland and Mozambique e é uma colecção de retratos de mulheres moçambicanas pela fotógrafa finlandesa Magi Viljanen e de retratos de mulheres finlandesas pelo fotógrafo moçambicano Rui Assubuji, todos paginados junto a imagens de tecidos dos respectivos países. Para além das fotografias, inclui uma curta entrevista a cada uma das retratadas e alguns textos sobre a condição das mulheres em Moçambique e na Finlândia. O livro é pouco referido on-line – só o encontrei à venda nesta loja sul-africana – mas no site da fotógrafa Magi Viljanen há mais imagens. Também percebi que foi distinguido pelo The Finnish Book Art Committee. Curiosamente, há outra obra distinguida na mesma categoria que também é right up my alley (está quatro livros acima na lista): Sukkasillaan, sobre meias tradicionais finlandesas. Mais imagens aqui.


Women from finland and mozambique

Women from finland and mozambique

Women from finland and mozambique

14 comments » Write a comment

  1. Hi Rosa

    Thanks for your comment on Skinny laMinx. Funnily enough, somebody from the US who is collecting together images of Obama from Africa was in touch with me just a few days ago, so I sent him the link to that kanga too.

    Love the things on your blog and in your shop!

    Best,

    Heather

  2. This book looks fascinating – what a fantastic idea. Wish I could find it here…

    I love your blog – you always post such beautiful things.

  3. Obrigada,Rosa, por tantas coisas bonitas e interessantes que tive a oportunidade de ver aqui durante 2008.

    Desejo muito sucesso para você no próximo ano, e muitas alegrias ao lado das lindas filhinhas.

    Beijo

    Flora Maria

  4. Olá Rosa!

    Estou de visita neste pais e na ‘blogosfera’ como oiço chamar. Estou encantada com o que tenho lido e visto. Gostei particularmente do seu blog e fotografis, o seu trabalho de pesquisa é muito interessante, assim como outros que conheci como ‘six and a half stiches’ ‘fine little day’ ou o divertido ‘contrasenso ambulante’ e tantos mais, nem sei por onde andei. Fica a ideia de que há um mundo fantástico de mulheres, mães, trabalhadoras e com cabeça. Um mundo que é um pouco como devia ser o mundo real. Parabéns.

  5. Olá

    Fiquei encantada quando descobri este seu post.

    Tenho este livro há dois anos e, de facto, não se encontra com facilidade.

    O meu está autografado pelo Rui e adquiri-o em Moçambique como material de trabalho para a minha tese de mestrado, mas é um livro mágico que retrata as mulheres com a simplicidade que lhes confere a beleza, a autenticidade e individualidade.

    Continue a divulgar páginas tão interessantes como estas e o pedaço de cultura que os tecidos contém.

    Bom Post

  6. Pingback: Les femmes et les rêves « Renata Campos's Blog

Comentar