#oilily

#oilily

Consigo pensar em muitos motivos mais agradáveis para se ser referido na imprensa estrangeira mas, dada a situação, este também também é bom. O artigo está online aqui e assim que puder actualizo este post com uma tradução a tradução, gentilmente feita pela Sónia, segue mais abaixo. Agradeço ao Zé Nuno pela imagem e também aos outros amigos na Holanda que foram comprar o jornal por minha causa.

Entretanto, o endereço de email da Oilily foi desactivado, o que só pode ser uma reacção às (creio que) centenas de mensagens de protesto que terão recebido nos últimos dias. Obrigado a todos pelo apoio!


Amsterdão – Os novos donos da marca de moda holandesa Oilily devem seriamente ter em conta um processo judicial contra a empresa familiar devido a plágio.

A designer portuguesa Rosa Pomar acusa a Oilily de ter copiado um boneco por ela pensado. A marca colorida usa o design num boneco chamado Pinki. O desenho é usado também em etiquetas na roupa de bebe e material de embrulho.

A portuguesa, que desenhou o boneco em 2004, exige que os bonecos e suas imagens desapareçam das lojas e no mínimo 60.000 euros de indemnização. Os potenciais compradores da marca que esta semana fizeram uma proposta não foram informados do eventual contecioso.

Pouco antes de a Oilily ter pedido insolvência, Pomar avançou com a acusação de plágio. Na troca de emails com a empresa, esta mencionou que “a situação financeira da empresa nao é a melhor, o que significa que iremos comunicar a sua exigência ao executor Marc Molhuysen”. Entretanto a empresa faliu.

O executor Molhuysen do escritorio de advogados DLA Piper disse que a marca é ela própria frequentemente copiada. Molhuysen acha que a Oilily deverá distanciar-se da prática do plágio. “Seja ou não verdade, temos de nos distanciar dessa suspeita”, diz ele. “Por isso retirámos todos os bonecos das lojas e retirámos tambem as etiquetas das roupas de bebe. Contenciosos são a última coisa de que precisamos neste momento.”

Em reacção à notícia, o post no DaddyTypes: Score one for the little bunny….

45 comments » Write a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.