a vida da lã

meia hora de vida

Fomos ver as ovelhas e cabras do Toino Canhoto ao pôr do Sol, mesmo a tempo de ver dois cordeirinhos pretos acabados de nascer, macios e dóceis, ainda a serem limpos pela mãe. É do leite destas ovelhas, da raça bordaleira da Serra da Estrela, que as mulheres da família do pastor fazem queijos premiados, e são esses queijos a razão da sobrevivência do rebanho. A produção da lã já não compensa, disseram-nos, porque o preço a que é paga mal chega para cobrir as despesas da tosquia. Isto ao mesmo tempo que nas fiações falta a lã portuguesa e se manda vir de fora (é espanhol o burel das capas de Trás-os-Montes). As ovelhas do Toino Canhoto são de três cores: brancas, pretas (estas duas dão a lã das meadas da lã poveira) e sarrubecas (pronunciar com os ss e rr locais), cor de café com leite, a cuja lã havemos de seguir em breve o rasto.

Amanhã o dia na loja é da lã: de manhã ensino seis mulheres a fazer tricot e à tarde aprendo com outras tantas a fiar.

das ovelhas

das ovelhas

9 comments » Write a comment

  1. É precioso este teu percurso Rosa. Cada vez mais perto das verdadeiras tradições do nosso país. Tenho a certeza que dentro de muito pouco tempo levarás este projecto a bom porto… ;)

  2. Parabéns e bem-haja Rosa, pelo empenho em manter estas tradições e actividades. O meu pai é de uma aldeia do Parque da Serra da Estrela, temos pastos arrendados a um pastor e acompanho desde pequena a tosquia e o fazer do queijo e também, infelizmente, o dimuir do tamanho dos rebanhos e do seu número. É uma vida dura, que tem que ser devidamente apoiada, porque se não ninguém a quer e todos perdem.

  3. Olá. Há uns tempos que não tinha oportunidade de passar aqui.
    Vim deixar duas dicas:
    -Museu dos lanifícios na Guarda (se calhar já conheces). Fui lá com os meus alunos e vale bem a pena, sobretudo se a visita for guiada como a nossa.
    -Foto de padrões africanos (http://www.moiani.com/2010/02/26/macaneta/) tirada por este meu amigo: http://caixa-dos-pirolitos.blogspot.com/2010/02/o-blog-do-joca.html
    Obrigada pelo teu blog que tem sempre surpresas tão bonitas.
    beijinhos

  4. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » visita de estudo:

  5. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » beiroa:

Comentar