tapeçarias de pastrana

tapeçarias de pastrana

tapeçarias de pastrana
A Tomada de Tânger. Tapeçaria atribuída à  oficina de Passchier Grenier, Tournai (Bélgica). àšltimo quartel do século XV (pormenores).

Fomos ao MNAA ver A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana. É de certeza uma das exposições mais imperdíveis de 2010, tanto pela qualidade das peças como pelo interesse dos mistérios que as rodeiam. Fico-me por um dos pormenores que me prenderam: os bebés à s costas das mães que abandonam Tânger aos conquistadores portugueses. Partindo do princípio que a tapeçaria é a materialização belga de uma cena passada no norte de àfrica descrita (com que pormenor?) e encomendada por Portugueses, que tipo de babywearing tardo-medieval estaria ali representado afinal? Surpreendentemente, umas horas ao computador parecem dar a resposta:

babywearing
Mulher Berbere com bebé. Postal ilustrado sem data (fonte).

babywearing
denheit, Jeune berbà¨re et son enfant.

babywearing
Postais ilustrados do site Maroc pittoresque.

Quinhentos anos depois (!), não em Tânger mas mais a sul, na região do Atlas, os mesmos toucados e os bebés transportados da mesma maneira à s costas das mulheres berberes marroquinas. Incrível.

Comments

3 responses to “tapeçarias de pastrana”

  1. Lisbeth Lima Avatar

    Rosa,
    desde que ouvir falar de “sling” (e foi aqui no seu blog!) que não me contenho a observar como as mães carregam seus bebês… resgatar esse uso com pesquisa sua sobre um acessório que podia ser só “comercial” é o que me agrada muito. Meus filhos já estão grandes, mas juro que tenho vontade de ter um sling (dos seus) só pela beleza dos panos e pelo seu interesse com a pesquisa. Ontem vi uma mãe carregando um bebê num sling, aqui em Paris, que tinha um elástico na parte superior… achei diferente e queria aproveitar para perguntar se nas suas pesquisas você encontrou um ” modelo” desses…
    Um abraço, Lisbeth

  2. Mary Avatar

    Incrivel, mesmo. Acho que não vou morrer antes fazer um curso de história. Também fiquei maravilhada com as fotografias das tapeçarias ao ler o jornal. A longevidade fascina.

    Mary

  3. Eunícia Avatar

    Rosa,
    O que acontece com Lisbeth também ocorre comigo: presto atenção atodos slings e modos de mães levarem seus bebês, Devo dizer que aqui no Rio tem sido MUITO frequente ver como os seus e não duvido nada, alguns sSEJAM os seus.

    Obrigado por me fazer ver!
    Eunícia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.