lã de bebé

mini

A Ágata mandou-me o link para este artigo sobre uma campanha da Woolmark que decorre por estes dias em Paris. Vista de relance, é uma campanha em defesa da lã – the exhibition will showcase wool in all its extraordinary forms and stages – mas, olhando com atenção, descobre-se (mais) uma iniciativa para promover apenas um tipo de lã de apenas uma raça de ovelhas – o Merino australiano. Sozinha, a Austrália produz cerca de 27% da lã mundial (dados oficiais) e, a acreditar no artigo, 90% (!) da lã destinada à  indústria de vestuário. É lá que vivem 111 milhões de ovelhas intensamente modificadas (comparem-se com as tetravós espanholas) para que a sua lã seja o mais abundante e o mais macia possível. Mas e as outras raças? Peter Ackroyd, global strategy advisor da Woolmark entrevistado no artigo, é peremptório: a lã que a sua empresa promove é macia. O resto só serve para fazer tapetes:

WWD: But you know what people say: wool is itchy?
P.A.: That’s one of the biggest misconceptions about wool. It’s local and cross-bred wools that are scratchy and they are so on purpose, because they were meant for carpets. People don’t remember that in days of Roubaix and Tourcoing all wools that were spun there came from Australia [where 90 percent of the world’s apparel wool comes from], and Australian merino is very soft.

Esta triste afirmação ressoa na frase que mais frequentemente se ouve nas lojas de lãs: Têm lã para bebé?

Pela Retrosaria passam, tenho orgulho em dizê-lo, muitas pessoas das que lêem criticamente os rótulos, sejam os da comida ou os da roupa que vestem, e que apreciam os novelos com mais do que um dos cinco sentidos. Mas ouço esta frase diariamente. E o mais comum, porque me falta na parede uma boa reprodução do Menino do cobertor [de papa], é ter de desarmar o interessado (cf. the shame of selling) com um potencialmente desastroso O que é que quer dizer com lã para bebé?

lauro corado
Lauro Corado (1908-1977), Menino do cobertor. Col. Museu de Grão Vasco. Imagem MatrizPix.

A resposta, acompanhada de um olhar de espanto por eu parecer não entender à  primeira, é quase, quase sempre a mesma: Daquela mais macia. Para BEBÉ. E o contra-ataque por vezes é fatal: Prefere um fio muito macio mas pouco natural ou menos macio mas local, sem fibras sintéticas nem aditivos? Ou um fio que, seja qual for a sua composição ou processo de fabrico, tem a cara de um bebé sorridente estampada no rótulo ou a palavra baby no nome e que, só por isso, passa por ser o melhor?

beiroa

Não se desfazem preconceitos nem se desconstroem décadas de marketing de repente, mas há duas ideias que tenho cada vez mais presentes no que faço diariamente seja na Retrosaria ou em casa:
Por um lado a riqueza que reside no conhecimento e na procura das coisas na sua variedade – sejam 14 raças de ovelhas (só em Portugal), cada uma com a sua lã, sejam os sabores diferentes do mel consoante as flores que rodeiam a colmeia. Sim, Sr. Ackroyd, da lã das nossas ovelhas churras fazem-se por cá (além de tudo o resto) óptimos tapetes industriais (para exportação). Mas as nossas outras raças de ovelhas dão lã boa de vestir, que nem toda a lã é para usar directamente em cima da pele (vivam as camisas de algodão e de linho por baixo das camisolas e casacos de lã) e muito melhor poderá ser ainda quando os produtores começarem a pensar mais nela outra vez (vejam-se entre tantos outros os exemplos escocês e islandês, cujas raças de ovelhas que dão lã que pica são promovidas como riqueza nacional).

churra do minho
Ovelhas (com cara de serem) Churras do Minho na Serra do Marão, há algumas semanas.

Por outro lado, o empobrecimento da vida em geral e da das crianças pequenas em particular com a obsessão em remover obstáculos de todo o género – a lã para bebé, as uvas sem grainhas, o pão sem côdea, os parques infantis com barreiras à  volta dos baloiços (leia-se, a propósito, esta entrevista ao professor Carlos Neto)…

As calças da primeira fotografia foram feitas com Beiroa. As instruções são gratuitas e muito simples de seguir. A Beiroa não é uma lã para bebé. Ou será? Quando chegar a altura conto se o destinatário se queixa.

Comments

8 responses to “lã de bebé”

  1. Sofia Avatar

    Excelente artigo. Ainda bem que há pessoas com a dedicação, estudo, profissionalismo e empenho aqui revelado nas suas palavras
    Obrigada.

  2. Susana Avatar

    Gostei muito deste post. Eu recomecei no tricot à  uns 4 anos e antes disso nunca via em casa dos meus pais novelos de lã natural, e nos anos 80/90 as lãs que a minha mãe tinha por casa muitas eram acrílicas e picavam até bastante ;o) Quando recomecei a tricotar já depois do meus 1º filho nascer fui conduzida para as lãs de bebé anti-alérgicas, que não são nada mais de plástico, na altura pensei ser o melhor mas desagradava-me profundamente mexer nelas molhadas, estender a roupa com elas feita, fazia-me arrepiar,mas um arrepio desconfortável. Só comecei a arriscar em novelos parcialmente de lã pura na 2ª gravidez do meu filho e agora depois dele ter nascido tenho apenas comprado lãs puras ou as puras com poliéster para meias, algumas são um pouco ásperas mas noto diferença na respiração da pele, nada comparado com as apenas sintéticas. Comecei a comprar online porque ainda é a melhor forma de comprar novelos com maior qualidade mas estou sempre em desvantagem por não poder tocar nos novelos, ver as suas reais cores e depois encarece os portes, no entanto é uma forma mais controlada de comprar ;o)

  3. margarida Avatar
    margarida

    Haveria muito a dizer à  volta da “lã para bebés” e de todo o exagero de protecção que não deixa crescer as crianças. Como pediatra, acontece-me muitas vezes ter pena da criança e dos pais que tenho à  frente e cada vez converso mais do que medico. Se me deixarem ter tempo para isso…

  4. marta Avatar
    marta

    Não me digas que é desta que tens mesmo *um* destinatário ;)

    (O Carlos Neto é um pet love cá de casa)

  5. Catarina Avatar
    Catarina

    Obrigada Rosa. Excelente post.
    De facto é preciso estar atento, mas há uma autêntica parede de informação falsa e distorcida em relação a tudo (lã, legumes, frutas) o que é local. A fotografia da ovelha australiana assusta um bocado, o bicho parece que vai cair com o peso da lã (nem me atrevo a pensar no que tiveram de fazer para elas ficarem assim).

  6. cláudia ribau Avatar

    Delícia de texto!!!!!!Parabéns! Acho que nem encontro palavras suficientes para agradecer…é muito grande o privilégio de chegar aqui e encontrar um texto que enche a alma.

  7. […] para ter sido mais um par de mini calças mas só depois de um serão a fazer o canelado reparei que tinha montado 20 malhas a menos, de […]

  8. […] umas calças pequeninas, desta vez com lã João. O modelo, muito simples e gratuito, é o mesmo destas, mas em João ficaram mais pequeninas. Uma touca feita num fio de lã da Brooklyn Tweed guardado […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.