#508

508

É o primeiro irmão do Anacleto (nome que usei um dia para rimar com alfabeto numa das cantilenas que improvisamos diariamente à  hora do banho e que lhe ocorreu para baptizar o macaco) e vê-se maior aqui.

Reorganizar a despensa implica revisitar dezenas de caixotes poeirentos. Até o digital como suporte e a internet terem entrado no meu dia-a-dia era uma obsessiva caçadora-recolectora de imagens. Coleccionei selos e recortei revistas durante anos, passatempos a que a minha chamada cultura geral deve bastante e que não sei a que actividade infanto-juvenil contemporânea correspondem. Para além disso guardei revistas até muito tarde. O resultado de tudo isto são quilos de reproduções de quadros, reportagens, biografias, programas de espectáculos, guias de museus e informação em geral organizados alfabeticamente tornados absolutamente inúteis desde que deixei de forrar dossiers e a julgar pelo número de vezes (zero) que lhes peguei nos últimos dez anos. Os selos ficam e o resto (recortes e revistas) vai ter de ir embora, o que me fez lembrar a diferente relação que os novaiorquinos têm com o lixo. Em Nova Iorque apanhei imenso lixo da rua, porque lá todo o lixo que não é lixo propriamente dito é tratado como potencialmente interessante para outrem. De caixotes limpos e arrumados, sozinhos no passeio, trouxe discos de vinil, revistas (lá está) e uma régua de madeira que uso regularmente. Aqui sei que o que não for muito bem fechado em sacos de plástico e colocado no contentor aparece espalhado no passeio passados dez minutos. Por isso lá vão as minhas The Face de 1991, Wired de 1995 e Wallpaper de 1998 directamente para a reciclagem, sem hipótese de encontrarem novos donos. Deve ser por isso que não temos por cá scrap stores e thrift stores propriamente ditas.

Comments

19 responses to “#508”

  1. Ana Malha Avatar

    Ainda tenho uma caixa de madeira cheia de bilhetes de cinema, teatro, exposições, visitas, panfletos, desenhos, fotos e outros tantos tesouros típicos de adolescente…os selos, moedas e notas também lá andam:) E estes macacos são lindíssimos!

  2. julieta Avatar

    adoro arrumações, redescobrir tesouros, mas sobretudo adooooro o lixo de luxo que tantas vezes se encontra pelas ruas… em nova iorque deve ser fantástico!

  3. pal Avatar

    há semanas estive a arrumar coisas minhas em casa dos meus pais. também desisti de resmas de fotocópias e rcortes… baahh.

    confesso que não tive peninha nenhuma!

    :)

  4. amy Avatar

    Oof, this is the first monkey of yours I’ve seen. He is fantastic! He has a great shape.

  5. eva lima Avatar

    Eu ainda não perdi a mania dos recortes de revistas e jornais. Passados uns anos acabam no lixo por falta de espaço (a casa não é elástica).

    Uma coisa que me faz mesmo muita falta em Portugal são as lojas de artigos em 2ª mão e vendas de garagem. Adoro procurar coisas antigas e diferentes.

    PS o Anacleto e irmão são muito bonitos.

  6. miriam Avatar

    :( tenho pena das revistas!

    também guardo tudo compulsivamente… tenho a quem sair :)))) os meus pais têm montanhas de revistas de quando ainda eram solteiros guardadas no sótão.

    ainda me deram jeito para alguns trabalhos no liceu!…

  7. ana margarida Avatar
    ana margarida

    hehe deve ter custado muito deitar fora! Eu guardo tantas coisas… Depois de tempos a tempos vou revistando-as.

    Aqui não há definitivamente o hábito de reaproveitar o lixo que não é lixo, mas mesmo assim eu já consegui umas boas coisas! Fico sempre a olhar para os contentores ou para a reciclagem que as pessoas insistem em colocar à  volta do ecoponto – muitas vezes sem razão aparente, tenho a certeza que não é a pensar nos que gostam de reaproveitar.

    Anacleto é um nome genial, tem qualquer coisa de cómico mas ao mesmo tempo de muito sério também!

    a.m.

  8. carlapessoa Avatar

    Também guardo muita coisa, mas existem alturas da vida em que é preciso esvaziar para dar espaço ao ar… entrar e respirar fundo.

    O irmão tb é lindo!

  9. ana Avatar
    ana

    podes sempre entregar as revistas na mediateca… imagino que eles recebam… e assim mais algumas pessoas poderão vê-las… uma outra forma de partilha…

    o lixo nas outras cidades é sempre muito diferente daqui de facto… em Paris era o mesmo, encontra-se de tudo, e mesmo em Amsterdão, até móveis podes recolher… eu gosto disso :))

  10. Furtadinha Avatar
    Furtadinha

    Deve ser um hábito feminino, este de guardar revista e outras coisas mais que na altura nos parecem de importância vital.Sempre a pensar, não importa o que seja, que um dia mais tarde nos pode dar jeito ou mesmo até fazer falta. No entanto há coisas que quando deito fora fico à  espera, do fundo do coração, que alguém as aproveite.É pena, realmente, não existirem espaços onde pudessemos deixar lixo que não é lixo.

  11. isabel Avatar

    olá

    vou sou dar uma opinião em relação aos cursos de costura, no centro de emprego à  cursos desse tipo,que não são remunerados,agora não sei é se são só para uma determinada faixa etária.

    tenho conheçimento de uma senhora que ficou desempregada e já tinha 61 anos, foi tirar um curso desses e de rendas de bilrrus (penso que a palavra está mal escrita :D só para ocupar o tempo.

    jinhos e continuação de boms trabalhos ;)

  12. mav Avatar

    what a dream monkey … he is any child’s best friend. i just love him. xo! mav

  13. Katraponga Avatar

    Excelente!

    [já estás linkada]

  14. Salamandra Avatar

    Guardar coisas, recortes, selos antigos, adoro! Mas de vez em quando jogo umas coisas fora porque tenho agonia de pensar que um dia posso me perder nelas!

    O Anacleto é muito simpático, ele filosofa?

  15. peixinhovermelho Avatar

    oh!!! não deites essas revistas fora… eu por exemplo adorava poder ve-las e tirar de lá alguns recortes também, em especial a WallPaper…

    Se eu pagasse os custos de envio não te importavas de mas enviar aqui para o Porto?? ou então talvez eu possa pedir a algum amigo meu aí de Lisboa para ficar com elas por mim durante algum tempo!!

    Será que ainda vou a tempo de salvar essas revistas e dar-lhes mais umas utilizaçõezinhas?! :P :P

  16. anelise Avatar

    ah, eu faço muito disso,

    recortar revistas… passatempo gostoso!

    o de nova york, deve ser um must,

    o que é lixo pra uns… é luxo para outros!, não?

    beijo!

  17. ana Avatar
    ana

    olha… lembrei-me de outra utilização para as tuas revistas… já imaginas-te a quantidade de imagens que podes tirar para crachás?

  18. steph Avatar

    your photos are like art, and your work is wonderful and consistent. you are a creative machine!

  19. Sofia Dinis Avatar

    Parabéns por todo o trabalho! adicionei-te (link) ao meu blog (posso?) :-)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.