carreço em lisboa

cabeçudos

Apesar de irmos todos os anos, a E. nunca tinha visto dançar o rancho de Carreço Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço*. Ontem, sem sair de Lisboa, vimos rancho, cabeçudos, gigantones e zés-pereiras. Ela gostou mais do rancho, claro e, depois de meter conversa com uma das mordomas para lhe poder ver de perto os ouros e as roupas, veio embora a ensaiar o Vira. E eu vim embora a relembrar os passeios e tudo o que aprendi (sobre vacas, coelhos, galinhas e etc.) com a minha amiga Lígia, uma das lavradeiras de há vinte anos.

Mais sobre o dia de ontem aqui.

*Obrigada, Diana e Paula, pela correcção!


rancho

gigantone e cabeçudo

Comments

17 responses to “carreço em lisboa”

  1. mariana Avatar

    Aqui no Brasil também temos zés-pereiras!

    É no tempo do carnaval!

    Um beijo!

  2. sucast Avatar

    a minha terra foi à  capital … :)

  3. adriana Avatar
    adriana

    ai……viana do castelo pela segunda vez sem o avô vivo para obrigar à  visita pascal, por lá mais importante que o natal!

  4. nat Avatar

    Ai Rosa que bom é ver Viana City no teu blog!

    Quando mostrei ao meu enteado os zés-pereiras, ele ficou tão impressionado/maravilhado que, para não chorar no fim da actuação, o levei a dar um beijo a uma das meninas dos tambores. A rua inteira tremia, assim como os nossos peitos e ele não conseguia deixar de pestanejar. É uma experiência única para um menino de 3 anos. Depois disso, os gigantones nem tiveram muito impacto :)

  5. coelhinha_05 Avatar

    Olá Rosa. É bom recordar… tenho um fato de domingar vermelho, tds os anos vou n cortejo da Sª. D’Agonia em Agosto, em 2006 não deu pois tinha o R. na barriga :). Tb participei no Rancho de Viana. Fico feliz por ostares da nossa cidade.

    um bj para vocês*

  6. Encantada Avatar

    :) O fundador deste rancho era meu bisavô! E, como deves imaginar, a minha avó dançava lá.

    (Ainda não respondi ao teu convite, mas vou responder…)

  7. aline Avatar

    Zé Pereira em Portugal? E eu que achava que era a coisa mais carioca do mundo. Pesquisei no google e descobri a história real, que interessante!!! Amei as fotos, Rosa. ;-)

  8. sof!a Avatar

    fantástico. passei o fim de semana a estudar a questão da Escala. escalas ambíguas, simultâneas, contraditórias…; a escala humana (!)

    Que jogo maravilhoso.

  9. Alexandra Avatar

    Olá Rosa

    Mais uma vez bem a propósito! Para todas as meninas grandes e pequenas que queiram ter o fato ou uma parte dele, podem visitar a Feitoria e escolher o fato completo ou as peças que misturadas com qualquer peça de roupa de uso diário, ficam muito bem.

    http://www.feitoria.com.pt

  10. mary Avatar
    mary

    Eu também já fui lavradeira!:)

    que bom recordar.

    bj

    Mary

  11. margaridacolorida Avatar

    ena ena, que sorte :)!

  12. BD Avatar
    BD

    Não acredito!!! O meu pai é de Carreço! Passei verões à  cata de caranguejos nas praias de Afife e Forte do Cão, a subir ao monte e a brincar no lavadouro comum (um sitio muito bom para apanhar girinos e salamandras), a pastar as vacas nos campos frente ao mar (cheios de poças e sargaços), e a visitar o farol, onde trabalhava uma tia. Até de mordoma me vesti, com o trajo da minha madrinha, que na altura andava no rancho. O vermelho, cheio de corações e com bolso bordado, lenço no peito e cabeça e a camisa, com bordados azuis, por debaixo do colete. Que recordações maravilhosas. Beijinhos. :)

  13. Joana Avatar
    Joana

    Quando era miúda passava pelo menos um mês das férias de verão em Viana do Castelo, onde os meus Pais viveram quando se casaram. A praia escolhida era muitas vezes a de Carreço, tanto que um ano alugámos casa por lá e íamos a pé para a praia.

    Escusado será dizer que adoro Viana e que foi sempre a minha segunda terra. :))

    Tenho pena de ter perdido os gigantones, trazem-me memórias de infância. As fotos ajudam. ;)

  14. Diogo Pereira Avatar
    Diogo Pereira

    Viana do Castelo que amor que é

    adoro-te carreço e Moinhos de Montedor

  15. Diana Avatar
    Diana

    olá! Foi sem querer que entrei neste blog e gostaria de rectificar uma coisa assistiu em Lisboa à  actuação do “Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço”. Isto porque, existe outro grupo folclórico em Carreço chamado “Rancho das Lavradeiras de Carreço”. =) Agradeço a atenção dispensada.

  16. Paula Silva Avatar
    Paula Silva

    Olá Rosa!Eu sou a menina da foto que está em primeiro plano e apoiando a Diana, este é o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço e não o das Lavradeiras de Carreço. São grupos diferentes apesar de serem da mesma freguesia. Aqui fica o link deste grupo: http://www.folklorecarreco.com

  17. ana luis simoes de sousa Avatar

    adorava ser andar no rancho de carreço
    era o meu sonho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.