cuidado com as imitações

parli

Esta t-shirt não tem nada a ver comigo. E no entanto diz-me respeito, aliás é uma enorme falta de respeito. Foi produzida em várias cores e não sei ainda em que quantidade por uma empresa portuguesa com pelo menos dez lojas pelo país fora. Esteve e está ainda em várias montras. Confundiu pessoas que a compraram pensando que era da minha autoria. Não é. Prometo que quando fizer t-shirts elas serão muito, muito mais bonitas. Soube da sua existência através de leitoras atentas que repararam, fotografaram e me escreveram. Obrigada a todas elas.

A empresa está em vias de ser responsabilizada pelos seus actos (descritíveis em linguagem técnica como contrafacção e usurpação).

In case you’re wondering, I didn’t design this t-shirt. It’s an obvious rip-off of my dolls, produced and sold by a portuguese textile company, and has mislead some of my dear readers into buying it!


rosapomar.comrosapomar.com

Comments

84 responses to “cuidado com as imitações

  1. miriam Avatar

    esta bateu todas as outras de que falámos! :|

    tens tudo para os poderes processar.

    força.

    beijos.

  2. Liliana Avatar
    Liliana

    Caramba, fiquei escandalizada.

    Mas dá para ver que não são da tua autoria, não tem nada de Design, são apenas dois boneco estampados a vaguear num vazio imenso.

    Só faltava era virem com a tua etiqueta.

    Não os deixes ficar impunes.

    Força.

    Jokas ;)

  3. sonia Avatar

    estas a brincar? do outro post eu a pensar mais numa producao caseira, isto e realmente escandaloso! ja vejo contentores made in china… cria a marca rosa pomar e regista-a, a unica solucao.

  4. Filipa Machado Avatar

    Olá!

    Acho muito bem que trates do assunto judicialmente, porque a história das cópias normalmente fica impune. Vou ver se aqui no Porto passo por uma dessas e tiro foto para ti. Espero que tudo se resolva depressa.

  5. Lexi Avatar

    That is horrible! I hope you can do something about it!

  6. Carla Avatar
    Carla

    Que desplante! E como é que conseguiram, a partir de bonecos tão simpáticos, fazer algo tão desgraçado?…

  7. *bmw* Avatar

    Pois… eu acho incrível como é que existem pessoas com lata suficiente para andarem a copiar o trabalho dos outros e ainda terem coragem de colocarem as imitações à  venda nas ruas??!

    Mas não têm medo? E será que dormem de noite? (agora depois da tua queixa já não devem dormir tão bem…) mas lá coragem têm elas.

    Por outro lado acho uma total falta de criatividade e de confiança, porque realmente os teus bonecos são muito bonitos, não é isso que ponho em causa, mas a todos esses que plagiam as criações dos outros, porquê que não tentam ter ideias próprias, criar algo de novo?

    Enfim… o lado positivo é saberes que se copiaram é porque o original é bom. :)

    Gosto muito do teu blog.

    Às vezes venho cá espreitar mas nunca me tinha dado para comentar… hoje depois de ler o teu post lembrei-me de coisas passadas e tinha mesmo que me indignar (mas só um bocadito)

    E já agora Parabéns!

    Este é um espaço muito bonito e muito bem conseguido.

    *bmw*

  8. Maria Avatar

    Espero realmente que consigas responsabilizar a empresa que fez as tshirts pelo roubo do que se tornou no fundo uma das tuas imagens de marca. Sempre adorei o teu trabalho, é simples mas simplesmente genial.

    É pena ver que hoje em dia ainda há pessoas com falta de imaginação que acham por bem apropriarem-se do trabalho dos outros.

    Tudo de bom*

  9. isabel Avatar

    Inacreditável, indigno, indecente e inclassificável. É sobretudo cobarde, por se querer impor no mercado sem respeitar as regras que o regem. Lamentavelmente, caminhamos rapidamente para um país de 3º mundo, nas suas mais lastimáveis dimensões.

    Há quem julgue que as pessoas são tontas e não conhecem os seus direitos. Faz valer os teus!

  10. alexandra Avatar

    e tão feiinhas, as pobres… há que salvá-las desse martirio, assim divinamente, libertando-as pelo fogo! Imagino um grupo geitoso da judiciária, todos muito altos e de ombros largos mas proporcionados, que falam pelo menos duas línguas e se dedicam ao coleccionismo nas folgas, a caminhar em camara lenta enquanto um atira a beata para o chão e ajeita o casaco fixando o contrafactor que paralisa de olhos esbugalhados rendendo-se imediatamente. Uns efeitos de fumo, ao fundo um cenário de um beco qualquer da baixa de coimbra (chegou a altura de dar algum protagonismo ao centro do país). Ok fico por aqui, mas é que é tão absurdo! T-shirts?? Em montras??? é incrivel!!! E são muito feiiiiias!

  11. Andreia Avatar

    Quando falas-te em plágio, nunca pensei que fosse uma coisa desta magnitude. Nunca pensei que fosse uma empresa a copiar os teus trabalhos. Acho que ainda é pior, visto que têm recursos juridicos para saber que podem ser penalizados. Para não falar do lado moral. Queria perguntar uma coisa, tens os teus bonecos registados, tipo patente? É que talvez isso te ajudasse bastante. Nem consigo acreditar que foi de facto uma empresa portuguesa que fez isto. É um desrespeito ao teu trabalho, ao artesanato português.

    Espero que consigas realmente penalizar os culpados.

    P.S.: Mas tenho que concordar com a Liliana, vê-se que não é uma coisa tua, os bonecos estão diferentes, quem visita regularmente o blog nota bem isso. De facto nota-se que não é uma coisa da tua autoria, por estar feito de uma forma descuidada. Acredito que as coisas que são feitas à  mão quer seja bonecos, camisolas, etc. transmitem sempre o amor com que são feitas. Espero que isto se resolva bem e rapidamente. Muita força.

  12. Juliana Pinto da Costa Avatar

    é que é preciso ter cá uma lata!!!! :|

    força,

    beijinho

    Juliana

  13. mary Avatar

    !!!

    Shame on them.

    …and what bad taste they have.

    Mary

  14. sobral Avatar

    É verdadeiramente escandaloso!

    Ainda por cima, as t-shirts estão mal conseguidas, tirando assim todo o carisma que te envolve, tanto a ti como os teus trabalhos (neste caso as tuas bonecas)!

    Isto para não falar da falta de criatividade de algumas pessoas, que o único que conseguem é tentar copiar (sim, porque não há forma de o conseguirem)o sucesso que entretanto conseguiste!

    Parece que o que as pessoas se esquecem é que, esse é um projecto criativo teu, cujo sucesso conseguiste por mérito próprio e à  custa de muito trabalho!

    o que faz dessas pessoas, para além de plagiadores, uns autênticos preguiçosos com falta de imaginação!

    força e continuação de muito sucesso!

    abraço!

  15. Jane Avatar

    Rosa,

    I am so sorry to hear about this. I think it’s appalling that someone has ripped off your trademark design and I am horrified that it’s so blatant. I do hope you can get some sort of retraction and apology.

  16. cecilia Avatar

    this is terrible….

    i can imagine how do you fell like

  17. gl. Avatar
    gl.

    :( quase não dá para acreditar, rosa… toda a força do mundo para os processares e fazeres valer os teus direitos de autora!

    (ainda por cima são feias-feias…)

  18. Suzanne Avatar
    Suzanne

    Rosa, não deixes este comportamento passar em branco. As tuas leitoras estão contigo!

  19. chica Avatar

    A única coisa de estranho nisto é tratar-se da imitação de uma coisa que é produzida em tão pequena escala como é o caso dos teus bonecos, de resto não percebo o que vos deixa tão chocados. Em termos de imitações este podia ser chamado o verão dos “crocs”, ou ainda não repararam que as lojas chinesas estão cheias de versões a 5 euros desses sapatinhos? Não deve ser fácil resolver um caso desses e é ingénuo pensar que os responsaveis dormem mal à  noite quando a contrafacção é um negócio tão descarado no norte do país com lojas especializadas nisso onde se encontram todo o tipo de marcas. Diz-se que “quem se lixa é o mexilhão” no caso dos polos lacoste e calças levi’s quem se lixa é o feirante, porque o senhor dono da fábrica que os produz no caso de ter problemas deve resolvê-los oferecendo umas notinhas ao senhor que fiscaliza, embrulhadas num modelito carolina herrera “-Que é para a sua senhora”. Boa sorte para o processo.

  20. rapunzel Avatar

    Olá Rosa.

    Realmente já tinha reparado nessas t-shirts, mas desde logo percebi que não são suas. A falta de qualidade e até de enquadramento e beleza dos bonecos e, consequentemente, das t-shirts, reflectem a distância do seu bom trabalho.

    Parabéns sempre pela qualidade à  qual nos habituou e não desista de defender aquilo que é seu. Só assim podemos continuar com a sua imagem tão única e bem elaborada. Obrigada :)

    Raquel*

  21. Paula Machado Avatar
    Paula Machado

    Escandaloso!!! Mas as tuas bonecas são lindas e essas cópias foleiras um susto! Ainda se torna mais escandaloso…com uma fonte de inspiração tão bonita é um insulto fazerem t-shirts horripilantes!

  22. umademim Avatar
    umademim

    incrível! mas nunca diría que este resultado era um trabalho teu!

  23. Lu Avatar
    Lu

    Rosa, seus trabalhos são lindos. Essa camiseta é medonha…

    beijos

  24. Rosa Avatar

    As t-shirts são feias e sem qualquer imaginação por isso nunca ninguém iria pensar que são da tua autoria! Tudo o que tu fazes é tão especial e tão perfeito que não é possível imitar.

    Mas confesso que à s vezes é dificil estabelecer o limite entre inspiração e imitação. Eu nunca achei que tivesse qualquer queda para trabalhos manuais mas quando encontrei por acaso o teu blog apaixonei-me e apeteceu-me tentar (sem qualquer esperança de chegar aos teus calcanhares porque não sou uma artista). As tentativas foram óptimas não pelo resultado (pobre) mas pela aproximação à  minha mãe (única condutora da máquina de costura)e à s minhas raízes (a bisavó fazia e a avó faz mantas, colchas, almofadas, tapetes e pegas de retalhos).

    Obrigado pela inspiração e força para lutares contra a imitação!

  25. Ana Avatar
    Ana

    Nunca diria q era um trabalho teu… sao uma pessima imitacao. Fazes mt bem em os processar, pq e’ o q eles merecem.

    By the way… ainda n tinha comentado nd, mas adoro o teu trabalho! Vim dar ao teu site ja ha algum tempo (ainda na versao anterior), acabei por o encontrar por causa do nome da leguminosa q ambas usamos. :)

  26. bom feeling Avatar

    mau feeling!!!!… muito má onda! Há que estar atenta cada vez mais. A tua arte e originalidade inspiram, é um facto, mas isto é usurpação pura e dura!! E o mau gosto é evidente. Olhando bem dá logo para perceber que não é coisa tua!!!

    estou de queixo caído!!!

  27. Patricia Mantas Avatar
    Patricia Mantas

    Grande falta de respeito! E em que escala.

    Realmente a única solução é mesmo processá-los. Senão, a seguir à s t-shirts, talvez bonés…

    Boa sorte.

  28. Jackie Avatar
    Jackie

    Estou boquiaberta!!

    Espero que você tenha sucesso ao processá-los.

    Beijo.

  29. julia fryderyka Avatar
    julia fryderyka

    Sinto muito esta falta de respeito!

    Escandaloso!

    Cuidado minha gente,

    cuidado minha gente,

    cuidado com as imitacoes…

  30. Carla M. Avatar

    Estou sem palavras Rosa!

  31. Marta Avatar
    Marta

    Eh lá, é preciso mesmo muita lata!

    Parece mesmo uma T shirt made in china vendida numa loja de nome russo com empregados portugueses que eu cá sei, aqui para as minhas bandas, onde antes havia um famoso salão de jogos…

    Precisas de advogado? Já chegaste a registar a tua marca?

    beijos

    Marta

  32. Andreia Moniz Avatar

    Boa sorte para esta ‘batalha’. Infelizmente muita gente ainda não compreende o que são os direitos de autoria.

    beijinho

  33. Lena Pombnho Avatar
    Lena Pombnho

    É preciso ter lata, mas vê-se à  distância que essa “criação” não é um trabalho teu.

    Força Rosa, processa-os. Essa malta tem de aprender que não se copia (e mal) impunemente.

    E ainda para mais uma empresa.

    Bjs.

  34. alice Avatar

    Olá Rosa,

    para mim esta situação é maior que plágio. Ou seja, esta empresa não decidiu copiar os teus bonecos apenas por acharem que são lindos.

    Copiaram-nos porque sabem perfeitamente que são o símbolo e a imagem reconhecida do teu trabalho. É um incentivo visual à  compra de quem conhece o teu trabalho, prova disso é que muitas das pessoas que as compraram fizeram-no porque achavam que eram da tua autoria.

    Não estão a roubar apenas a tua criação (apesar de muuuuito mal), mas também a tua identidade.

    Acho que deves mesmo marcar a tua posição, apesar de já termos discutido a “inutilidade” dos processos de registo da autoria para a efectiva protecção contra as cópias.

    Tens uma boa arma contra isto: o teu blog. Podes denunciar estes actos e não te esqueças que os teus leitores dão-te uma ajudinha a detectar estas coisinhas:)

  35. margarida colorida Avatar

    Estou sem palavras… que descaramento!

  36. Jeremias Avatar
    Jeremias

    Para além das medidas legais e da denúncia no seu blog, pode denunciar também em http://youthoughtwewouldntnotice.com/

    Boa sorte para o processo…

  37. ana ventura Avatar

    Ahhh! Estou de queixo caído! Que vergonha! Se precisares de testemunhas ou de alguma coisa, estou contigo! Leva isto bem a sério e até ao fim! Mesmo assim não chegam aos teus calcanhares! Tu farias muito melhor. Bj nossos.

  38. sonia sapinho Avatar

    Que aborrecido!

    Segue em frente e processa…mas isto acentua a grandeza do teu trabalho original e que não há hipótese de se confundir com o que é FALSO!

    continua o teu caminho!força!

  39. coelhinha_05 Avatar

    Estamos contigo Rosa!!!

    Estou de facto com a alma parva…

    Um beijo… ah! sobre as etiquetascom a identificação, achei uma exelente ideia…

  40. Liliana Barbosa Avatar

    Exactamente!!!

    Acabo de ver esta aberração na montra de um shoping em Viana do Castelo…e não me pareceu válida a hipótese da Rosa ter cedido os direitos de autor da imagem…a loja não tem a ver com o espírito da Ervilha Cor de Rosa!!!

    àa denunciar!!! Mas… já esta…

  41. Margarida F. Avatar

    Que coisa tão feia!

    Beijos e boa sorte.

  42. Marta Mourão Avatar

    Bom, isto é o prato do dia em muitas muitas empresas deste país… Uma amiga minha está farta de ter de copiar malhas na empresa onde trabalha. Isto acontece em todo o lado e é triste.

    A esta escala é tenebroso!

  43. Lolla Moon Avatar

    That’s pretty lame of them! I just hate when people assume that they can copy someone else’s ideas and hard work and get away with it… even making money! don’t let these people think they can do it.

    besides, i am SURE shirts made by you would be 100x better than those.

  44. Maria João Carvalho Avatar

    Olá Rosa,

    se ainda não foste, tens de ir ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial e registar a marca e o desenho. Parece que é coisa para custar uns 60 €.

    Isto realmente é o fim. Não há respeito nenhum…

    *

    MJ

  45. mimiko Avatar

    Que descaramento! Identifiquem a loja e vamos fazer um boicote à s compras!!! O trabalho nem a kilómetros é parecido com o teu, só os mais desatentos é que se deixam enganar!!! Tal como todas as outras “colagens” do teu trabalho que já apareceram também esta é grave. Processa!!! 3 bjos gordos

  46. mrspilkington Avatar

    That’s terrible! I’m sorry. It’s so disheartening when this sort of thing happens. No one will ever really be able to duplicate your lovely and distinctive work!

  47. mimiko Avatar

    Ok, já descobri o nome da loja! E descobri também que têm um site onde se pode deixar comentários! Eu já deixei lá o meu!!! 3 Bjos gordos

  48. Mariana Avatar

    que revoltante! e ainda por cima o desenho é horrível! dos posts anuais sobre plágio, este foi o que mais me chocou, e é processo ganho, espera-se… dá notícias de como isso vai correr.

  49. Inês Rosa Avatar

    Realmente é escandaloso… não há outra palavra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.