babywearing, outros olhares

Moira Forjaz

Carlos Pérez Siquier

A propósito do destaque aos meus baby slings dado pelo Jornal de Notícias na edição de hoje, mais algumas imagens que mostram como o babywearing não é uma moda mas uma tradição mundial e milenar. Têm em comum o serem da autoria de fotógrafos profissionais. Por ordem:

Woman with Child, de Moira Forjaz. Ilha de Moçambique, 1982. O bebé está sentado numa capulana atada a tiracolo, fazendo o mesmo efeito de um sling.

La Chanca, de Carlos Pérez Siquier. Espanha, anos 50-70, em que se vê o bebé preso pelo xaile da mãe segundo uma das técnicas usadas um pouco por toda a Europa até muito recentemente e que, apesar de não se perceber pela fotografia, também deixa as mãos livres.


Henri Cartier-Bresson

Sem título, de Henri Cartier-Bresson. México, 1934, com um bebé a dormir amparado por uma écharpe translúcida (obrigada à Alice por me ter dado esta a conhecer).

Ainda sobre slings, não resisto a reproduzir aqui o comentário que a Paula deixou no post anterior:

A propósito do teu comentário sobre a foto da Maria Inês no sling, não podia deixar de te dizer que ele tem sido o meu melhor amigo nestes últimos tempos! A minha filhota ainda é pequenina e quer muita atenção. Quando está rabujenta e parece que nada a satisfaz coloco-a no sling (no meu ou no do pai) e lá fica, caladinha, atenta, até adormecer…

Até a minha avó, que eu pensava que ia ficar em choque e fazer comentários do tipo ‘tadinha da menina, aí tão apertadinha’ ficou deslumbrada e adorou ver a bisneta no sling :)

14 comments » Write a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.