Month: September 2009
-
retrosaria
Os novos tecidos na Retrosaria foram escolhidos sob influência deste livro. Incluem dois ikats, em que o padrão é criado não por estampagem nem pelo uso de fios de cores diferentes, como nos tecidos mais comuns, mas sim através deste processo complexo (♥ ♥).
-
achado
Um dos meus achados do fim-de-semana foi esta espécie de naperão de chita feito de retalhos unidos uns aos outros com a técnica de patchwork que se praticava nos finais do século XIX (crazy quilting). Tirando os nossos sacos ou taleigos, é raro encontrar peças portuguesas de patchwork tão antigas.
-
♥
Um dos meus pormenores preferidos em muitas drogarias antigas são as coisas penduradas. Na loja azul em que entrei hoje o contraste entre o tecto azul e os regadores e baldes de plástico à s cores deixou-me boquiaberta. Aos poucos vou reunindo as coisas de que preciso e as que se cruzam no meu caminho e…
-
lã lá
Parte da nova safra de lãs da Retrosaria no chão ainda empoeirado. As obras continuam…
-
mais
Fiz ontem mais uma sacola com hexágonos, para a A. levar para a escola em vez da mochila. E ainda não me fartei. Alguém perguntou se os papeis ficam ou não no trabalho acabado: não ficam, vão-se tirando à medida que se aplicam os hexágonos. Mas se se estiver a tentar acompanhar alguém nos trabalhos…
-
exd09
Só ontem comecei a percorrer as exposições da Experimenta Design deste ano. Estreei-me no CCB e hoje foi dia de ir ao Palácio Braamcamp, que é aqui mesmo ao lado e para onde eu me mudaria já amanhã se pudesse. O arranjinho com a Coca-Cola, que deu para o torto por vários lados (veja-se aqui…
-
sacola para a b.
É bom encontrar tempo para fazer em vez de comprar as prendas de anos para as amigas da E. Esta sacola serviu para usar continuar com os hexágonos sobre ganga. Gosto muito dela e já tive encomendas para mais das meninas residentes.
-
malha de malha
Dos babetes sobraram pedaços de t-shirt que resolvi tricotar para fazer uma pega ou um esfregão. Fui experimentando várias maneiras de cortar a malha e a poucas carreiras do fim cheguei à conclusão que o ideal é fazê-lo em espiral, como quem descasca uma batata. Fica menos regular que usando o trapilho industrial, mas é…
-
russian textiles
Comprei o livro Russian Textiles: Printed Cloth for the Bazaars of Central Asia este Verão, depois de o namorar nos inúmeros blogs em que tem sido citado (mais imagens). Como muitas outras pessoas não resisti à s imagens dos magníficos tecidos mas as minhas expectativas foram largamente superadas pelo resto do conteúdo. O livro é essencialmente…
-
babywearing
Pausa para a publicidade, só para exibir os lindos bebés que por aí andam nos meus slings. Obrigada à s mães (Sabine, Catarina e Andreia) pelas fotografias.