russian textiles

russian textiles

russian textiles

russian textiles

Comprei o livro Russian Textiles: Printed Cloth for the Bazaars of Central Asia este Verão, depois de o namorar nos inúmeros blogs em que tem sido citado (mais imagens). Como muitas outras pessoas não resisti à s imagens dos magníficos tecidos mas as minhas expectativas foram largamente superadas pelo resto do conteúdo. O livro é essencialmente um mostruário de extraordinários tecidos estampados produzidos na Rússia entre os meados do século XIX e os meados do século XX, com destino (segundo os autores) aos mercados da àsia Central (Cazaquistão, Uzbequistão, Tajikistão, etc.), onde eram usados no vestuário tanto feminino como masculino. Ao folheá-lo, a primeira coisa que me surpreendeu foram as fotografias a cores, que parecem retiradas de uma revista de viagens ou produção de moda actual e são afinal do início do século passado. O seu autor, um dos pioneiros da cromatografia, foi Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii e pertencem actualmente à  colecção da Library of Congress (vale a pena explorar o site e vê-las uma a uma).

russian textiles

Um mundo povoado de homens vestidos dos pés à  cabeça de flores enormes e garridas é por si uma ideia deliciosa, mas há mais. São também particularmente bonitas as peças de roupa e de decoração realizadas com retalhos de tecidos, estampados e em ikat.

russian textiles

Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii
Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii, [Four people seated on a carpet, in front of a backdrop of textiles]. [between 1905 and 1915]. Library of Congress (não reproduzida no livro).

Irresistível é também a comparação entre estes tecidos, sobretudo os mais recentes, e as nossas chitas populares de cores berrantes. Com as portuguesas, mas ainda mais com as brasileiras (a chitinha e o chitão).

russian textiles

russian textiles

Umas horas de pesquisa levaram-me a perceber que, apesar de residual, a produção destes têxteis sobrevive ainda hoje nalgumas fábricas russas. Prova disso é o trabalho Factory da fotógrafa Lucia Ganieva, que recentemente retratou várias operárias russas da cidade de Ivanovo, antigo centro da indústria têxtil, juntamente com os tecidos que aí ainda se produzem (e que dão vontade de apanhar um avião já amanhã).

lucia ganieva
Lucia Ganieva, Factory (pormenor).

E a sul, nos antigos destinos destes tecidos, os bazares parecem continuar apetecivelmente recheados de flores.


Kurgan-Teppe bazar (Tajikistão), 2006 (por Ziggy Star****)

Comments

16 responses to “russian textiles

  1. Rita Avatar

    Adorei este post!
    Também vejo muito de Mongólia e Tibete nessas fotografias magníficas :)

  2. Virgínia Avatar

    Adorei este post!! Já tinha saudades das tuas pesquisas :))

  3. Sandra Pereira Avatar

    Excepcional post, que delícia, desculpa o termo, mas fica-se literalmente a “salivar”.
    Ok, já sei o que tenho a fazer com umas horitas que tinha destinado a jogar.
    :)
    SP

  4. guizo Avatar

    Bem, que belo livro! Vou comprar, é irresistível.
    Não conheço as chitas brasileiras mas vou pesquisar. É pena que a fábrica Pinto Leite tenha encerrado e com ela o desaparecimento das nossas mais belas chitas. Tenho coisas feitas com elas e alguns retalhos que guardo religiosamente.
    Obrigada pela partilha!

  5. aino Avatar

    Great post, thanks!

  6. Sónia Sapinho Avatar

    Fantástico post, obrigada!

  7. Magda Moura Canas Avatar
    Magda Moura Canas

    Olá!

    Numa visita recente que fiz a Istambul também fiquei surpreendida com a diversidade de tecidos à  venda nos bazares, principalmente numa das ruas do Grande Bazar. Por lá encontrei tecidos das mais diversas proveniências, incluindo russos, ou não fosse Istambul resultado de um cruzamento de culturas e um importante entreposto comercial.

  8. monica Avatar

    wonderful post!

    Very very interesting photograph, looks like a very good book!

  9. Flora Maria Avatar

    Maravilhoso, Rosa !
    Adoro suas pesquisas, e esses tecidos russos são incrivelmente lindos.

    Obrigada por compartilhar conosco suas descobertas.

    Beijo

  10. Joana Gama Avatar

    Maravilhoso este livro…

    Obrigado Rosa pela partilha.

    Joana

  11. c.c. Avatar

    Adorei os tecidos, mas o que me apaixona é vê-los serem, tão artisticamente, usados por esses povos. Que maravilha deve ser entrar numa tenda? assim revestida de cor e aconchego. Tão lindo!

    muita cor, muita alegria

  12. Luciana R. Avatar

    Este livro é um grande achado. Também o comprei na livraria do Victoria & Albert Museum, e gosto muito de me deliciar com as imagens antes de dormir.

  13. AnaMafaldaPires Avatar
    AnaMafaldaPires

    Excelente pesquisa e post.
    Estes estampados floridos também me fazem lembrar os lenços mais antigos dos trajes vianenses, que eram importados da àustria e outros destinos do centro da europa.
    Gostava muito de comprar um tecido destes para um traje de domingar que estou a fazer, uma vez que os que se vendem actualmente nas lojas são demasiado comerciais e repetitivos.
    Pode ajudar-me?
    Obrigada.
    Mafalda Pires

  14. […] de tecidos por detrás da Design Library (onde adorava passar uma temporada) e do já aqui mostrado Russian Textiles, é um magnífico repertório de imagens e uma excelente fonte para quem […]

  15. […] images from: flickr.com/photos/saidosdaconcha/3304216596/ and aervilhacorderosa.com/2009/09/russian-textiles/ […]

  16. Camilla Avatar
    Camilla

    estou fazendo uma pesquisa sobre a historia do textil russo, só acho coisa em ingles, e tenho o livro russian testiles, porem nao sei ler ingles. gostaria de saber se tem algum texto ou pesquisa sobre o tema em portugues. atenciosamente, obrigada. Camilla

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.