copycat

Parasita, s. 2 gén. Aquele que come ou vive à  custa de outrem; adj; diz-se do animal ou da planta que, associado com outro ser vivo, o prejudica de qualquer modo; fig. inútil; supérfluo. (Lat. parasitu, do gr. parasitos).

Não mata mas mói, é o que me ocorre dizer a propósito dos muitos episódios de plágio que tenho optado por não referir aqui. Por um lado porque depois deste dificilmente perco a compostura e por outro porque prefiro não dar demasiado tempo de antena aos protagonistas. Tenho-me aborrecido quando lojas on-line portuguesas fazem copy e paste dos termos de utilização da Retrosaria porque acham que é só uma faq igual a qualquer outra loja (foi a justificação que recebi de uma delas), sem que lhes ocorra que qualquer texto tem autor, deu trabalho a escrever e que não custa nada enviar um email a perguntar se podem usá-lo. Até os meus galões têm sido vítima de inspirações abusivas. Uma das mais recentes fora esta (cuja justificação continuo a não considerar válida) e a última é a que ilustra este post: uma empresa alemã chamada Janeas World copiou um dos meus desenhos, alterando-o só o essencial para não ter problemas legais.

Os comentários que este tipo de situação costuma suscitar são em geral repetitivos e não trazem nada de novo: a originalidade não existe, toda a gente copia toda a gente, se a roda estivesse patenteada andávamos todos a pé, é o que dá divulgar o trabalho na net, etc. A verdade é que casos como este são impossíveis de controlar e, na sua esmagadora maioria, de punir legalmente. O apoio legal é demasiado caro e os processos são demasiado burocráticos e morosos. Isto é assim mesmo que se tenha registos e patentes, sejam elas nacionais ou internacionais. O facto de os meus bonecos estarem protegidos por patentes europeias não impediu que uma grande empresa, pelo menos duas pequenas/médias empresas e um sem número de artesãos os copiassem. Nada a fazer? Talvez não seja bem assim. A internet, se por um lado facilita imensamente o trabalho a quem copia, por outro pode provocar grandes danos na imagem dos que o fazem. As notícias espalham-se depressa, as redes sociais funcionam em tempo real e tenho visto com bastante satisfação casos em que os leitores/seguidores/consumidores exercem pressão suficiente para que júris retirem prémios atribuídos e empresas retirem produtos do mercado. Quem copia que se cuide!

PS: a dona da empresa Janeas World (Gaby Siewertsen) respondeu ao email que lhe enviei pedindo que não vendesse o galão copiado com a seguinte pérola:
I did look at your elefantes ,but I did not copy your design…sorry!!
I make my own designs,they are all handdrawn by me in my studio (and I do have them drawn on paper)
Your elefantes are very differnt ( they do have 4 legs NO flower in it… ect)

Comments

54 responses to “parasitas”

  1. maria Avatar
    maria

    :( lamento imenso que estas coisas voltem a acontecer contigo Rosa; o que é também bastante triste nestas situações, é que muitas pessoas que começaram por utilizar a internet como meio de dar a conhecer os seus trabalhos, muitas vezes foram pessoas que se encontraram em casa desempregadas sabendo que tinham valor e lutaram para ganhar um pouco decentemente a sua vida, partilhando ideias conhecimentos pensando fazer parte de uma comunidade de criadores/artistas que partilham uma ética, um códico de respeito pelo trabalho feito – com dignidade – dos outros …sim é lamentável e bem triste estas situações e o tipo de resposta que te é dada é bem simplista.Inspirar-se de um trabalho e mencionar a sua fonte de inspiração é uma coisa, mas copiar e demostrar arrogância pelo facto é inadmissível
    estamos contigo Rosa porque o teu trabalho merece respeito e dá-nos orgulho

  2. Sónia Sapinho Avatar

    Grande post, Rosa! Parabéns!

  3. Francesca Avatar

    Rosa, I’m so sorry to read this, and to learn that your work is yet again involved in an instance of plagiarism. You’re right, social networks are powerful tools, I hope they’ll be effective in this new case. Baci.

  4. Liliana Lourenço Avatar

    É realmente muito triste.. e um bocado assustador também, para todos os que publicam os seus trabalhos na internet.

    Bom trabalho e força.

    O original é sempre de longe o melhor.

    **

  5. TChuva Avatar
    TChuva

    That’s it, Rosa.
    Well-done!

  6. Carolina Avatar
    Carolina

    Parasitas é dos melhores termos para os descrever, isso e mais uns quantos nomes feios que bem merecem. O castigo para esses parasitas passa em muito por os consumidores fazerem boas escolhas, comprarem bem. Neste caso, comprar o original!
    Muita força!

    beijinhos

  7. Lisbeth Lima Avatar

    Rosa,
    os parasitas ficam de barriga cheia mas a cabeça deles são ocas. Não criam, copiam. Isso me lembra uma pessoa que trabalhou como ajudante em minha casa e roubou um tecido… mandou fazer um vestido e veio vestida com ele para trabalhar na outra semana… pouca sorte porque o tecido eu havia comprado numa viagem… os que roubam são também limitados e pensam que não serão descobertos… são como avestruzes…
    E assim como a internet permite o crime, permite que ele seja descoberto. Concordo plenamente com você: é importante criar um meio de proteger os artistas. Divulgar o plágio é um passo. Não somos somente “fãs” de Rosa Pomar (como falou a pessoa que imitou os galões…); somos consumidoras da MARCA. O seu blog é um espaço aparentemente informal mas você é uma artista engajada para que se perpetue a tradição de artistas que não tiveram espaço na internet e nem sabiam que eram artistas… o ponto de uma meia, a costura de um taleigo, a escolha de uma cor…
    Eu tenho um boneco Rosa Pomar com número e tudo… não queria ter uma imitação…
    Um abraço, Lisbeth

  8. Ana V. Avatar

    Aproveitar a raiva que estas situações geram e continuar um trabalho meritório que tem feito sobre as origens e tradições do artesanato português é a única resposta a dar.

    E continuar a acreditar que só os bons e criativos são copiados.

    parabéns pelo post.

  9. Alix Avatar

    You are extremely dignified in the face of dangerous idiots. Where is their pride? or shame for that matter. I do put some faith in the belief that you “what comes around goes around”; you will prevail, and they will not. Beijo

  10. Silvia McFarland Avatar

    E realmente incrivel o descaramento e falta de escrupulos de certas pessoas. E preciso nao ter consciencia, nem respeito algum pelo trabalho de quem tem talento. Copiar e bem mais facil. Tristes.
    Lamento que tenha que passar por estas situacoes.

  11. menosketiago Avatar

    Força Rosa

    O que mais custa é ouvir as repostas descaradas, no meu caso chegaram a ameaçar-me com um processo em tribunal caso eu divulgasse o plágio. Decidi esperar para poder colocá-los em tribunal eu, infelizmente a minha vida não tem sido fácil e ainda não o pode fazer e acho que neste momento já seria chover no molhado, por isso deixei para trás.

    Acima de tudo há que divulgar para que pelo menos a reputação seja posta em causa.

  12. Marta Avatar
    Marta

    Tem calma que há espaço para todos! Os galões são parecidos, e depois? Não podes falar em cópias, pois não são exactamente iguais. Eu gosto muito dos teus bonecos de trapos, mas como 80 euros me fazem falta para outras coisas, pego nos materiais e faço um igual por tuta e meia. Onde está o problema? Até o posso mostrar no meu blog, desde que admita que fui eu que fiz. Se gosto de uma coisa não posso fazer igual?

  13. sufragista Avatar

    acho engraçado que depois de tantos comentários “pro” uma pessoa tenha o à  vontade de comentar “contra”, só com baboseiras.

    “há espaço para todos” os originais. não há espaço para cópias. a cópia não implica a fotocópia, o “exactamente iguais”. a cópia é apenas o acto de copiar a ideia. fazem-no aqueles que não as têm. ideias originais. que têm origem na criação dessa pessoa.

    claro que se pode “copiar” e publicar uma cópia, admitindo até que se copiou. a vergonha deveria falar mais alto nesses casos. mas se o problema é o dinheiro, nas lojas dos chineses há “bonecos de trapo” bem baratos. todos cópias. todos más cópias, de maus “originais”.
    concluo apenas que o bom senso mora em poucas pessoas.
    e que aqueles que não compreendem estes princípios simples não são criativos e serão sempre plagiadores (in)conscientes.

  14. maria José Valinhas Avatar

    Belo Post, Rosa!

    Marta, fazer “igual” para uso próprio é uma coisa mas uma empresa que copia para comercializar e ganhar dinheiro é feio.

  15. Lisbeth Lima Avatar

    Rosa,
    peço desculpas mas gostaria de acrescentar algo… quando Marta pergunta se não pode fazer “algo igual”… a resposta é: não, não pode!Porque nunca vai ficar igual. Estamos falando de um trabalho de artista que vai desde a escolha do tecido, ao tamanho do boneco, a quantidade de enchimento, o diâmetro dos olhos, ao desenho do nariz… o dinheiro que se paga por um objeto criado por alguém inclui o tempo que se levou para conceber, para confeccioná-lo, para viabilizar a venda(com qualidade)… a cópia para si pode até ser um exercício, um aprendizado de como é trabalhoso e valioso o objeto novo, criado. Continuo dizendo que a cópia para a venda é inadimissível! Por que a moça dos galões não escolheu outro bicho? De toda a Arca de Noé foi justamente o elefante…os corações na tromba, tudo está lá. Só falta a vergonha na cara.
    Um abraço, Lisbeth

  16. Vanessa Avatar
    Vanessa

    Acho que o melhor mesmo a fazer é o que tens feito: divulgar o nome destas pessoas aos 7 ventos da Internet. pelo menos assim alertam-se outras pessoas para estas situações. É assustador ver o nosso trabalho copiado…

  17. isabel Avatar
    isabel

    Realmente esta “marta”…eu tenho orgulho em não copiar nada que não seja meu, o gozo está em tirar cá para fora as nossas próprias ideias.
    Qual o interesse de copiar?!
    Acho que a Rosa faz muito bem em divulgar o que acontece, parabéns.

  18. Ana Luísa Ferreira Avatar
    Ana Luísa Ferreira

    Que vergonha! Que indignação!

    Exactamente por haver espaço para todos, NÃO PODE FAZER Cà“PIAS!
    Deve usar a cabeça (se tiver).

  19. Inês Leite Rosa Avatar

    Olá, Rosa!
    Sabes que quem segue o teu trabalho te apoia nestas lutas que vais ebfrentando de vez em quando e, de facto, tens razão quando dizes que quem copia devia pensar bem na vergonha e má imagem que ficam depois de o plágio ser descoberto. O que mais me surpreende é que existe quem não tenha vergonha nenhuma, como esta senhora “caçadora” de elefantes alheios :(

  20. Gila Avatar
    Gila

    Costumo visitar o seu blog e comprar algumas coisas na retrosaria online (não tantas como gostaria…).
    Tenho muita pena que isto aconteca. Mas não desanime. Mesmo que copiem tudo o que faz, jamais poderão copiar a satisfação, a alegria de materializar uma ideia. Continue com o belíssimo trabalho.
    Bem-haja.

  21. kasia wska Avatar
    kasia wska

    this makes me soooo angry!

  22. alice Avatar

    Este post não toca só no assunto das cópias.
    Aquele comentário ali em cima, por mais idiota que seja, mostra que a maior parte das pessoas não entende o efeito prático, no trabalho do criador original, desta situação da cópia e, ainda pior, da comercialização da mesma.

    Não entendem que não é só uma questão de orgulho. Que por exemplo, no caso da Oilily, colocarem no mercado uma peça plagiada, mas a metade do preço e qualidade, irá minar o teu modo de subsistência e a possibilidade de continuares a criar peças originais.
    Não entendem que se deixares isso acontecer, não vão ter mais peças da Rosa Pomar, porque se torna insustentável usares o teu tempo para criar algo que vai ser roubado e vendido por outros constantemente.

    Correndo o risco de parecer chata com o “devias fazer um post sobre…”, acho que explicar isso ponto a ponto é essencial para acabar com a ideia geral de que uma cópiazinha nunca fez mal a ninguém porque até “faço um igual por tuta e meia”.

  23. vera joão Avatar

    Que escândalo! Infelizmente mais uma para a tua colecção e é lamentável o comentário da «Marta».

  24. natália Avatar

    Realmente a resposta da “senhora” é verdadeiramente fantástica!!
    É pena que a dita senhora tenha tanta criatividade a inventar desculpas, e não a tenha para puxar pela cabecinha e surgir com desenhos próprios…
    enfim…
    beijo grande Rosa, por muito que se diga, deixa-nos com um sabor mau na boca…

  25. susana Avatar

    alo Rosa

    pois, o drama do costume, q já se vai tornando quotidiano, como dizes, não mata, mas q mói, oh se mói!

    o artigo dos tecidos, do Book by its Cover é arrepiante e de dimensões muito graves, o q é q as pessoas têm na cabeça? será q acreditam realmente que ninguém vai descobrir…?
    E onde está o limite q separa o “inspirado por” do “copiado de”? certamente na cabeça e consciência de cada um… se nos ficarmos por aqui, estamos muito mal servidos!

  26. patuxxa Avatar

    Infelizmente o manancial de informação que é a internet começa a criar nas pessoas a ideia que tudo é “domínio público”, e uma ferramenta que pode ser fantástica para divulgar o trabalho de artistas e artesãos volta-se, perversamente, contra eles!
    Como advogada, conheço muitos casos destes e sei que a razão está contigo, mas sei também como é difícil tomar medidas contra certas situações. E também já me aconteceu: há uns anos atrás participei num blogue sobre ficção científica e a dada altura, um colega alertou-me para o facto de um site brasileiro sobre o mesmo tema ter copiado textos meus, limitando-se a alterar certas palavras para português do Brasil. Não se tratavam de notícias… eram pequenas crónicas com conteúdo original, figuras de estilo, humor – copiados intactos! Vá lá, deram uma desculpa encabulada e retiraram os textos…

  27. mary Avatar
    mary

    such a lame justification on the part of the imitator…

  28. vera Avatar

    Tenho de voltar aqui e ler os links com mais atenção mas entretanto deixo aqui o meu abaixo assinado a favor da protecção do teu trabalho e da valorização da criatividade , contra o plágio.

  29. Andreia Russo Avatar

    Compreendo totalmente a Rosa!
    Acompanho os “trabalhos” da Rosa com muita regularidade, e são de uma imensa qualidade. Será por essa mesma característica que penso que estas empresas “roubam” as ideias da Rosa Pomar. As imitações serão sempre de pior qualidade porque a verdadeira inspiração está no original.

    Como designer de formação estou totalmente de acordo com a Rosa e jamais gostaria de ver um trabalho meu plagiado e vendido como se nada fosse.

    Por isso parabéns pela qualidade e inspiração que os seus trabalhos emanam!!

  30. Lara Mafalda Avatar

    A criatividade, a força de vontade, a organização, o interesse pela cultura, o conhecimento, todas estas qualidades ninguém as pode plagiar, e são elas que estão por detrás de tanta criação e tão belos e perfeitos trabalhos!!! Vais ter sempre “pernas” para correr à  frente deles todos. Esses plagiadores serão sempre pequeninos prasitas, fracos. O importante é não acumular raiva que faz mal à  saúde e ao sentido artista e denunciá-los simplesmente no teu blog que é uma grande arma.

    E porque a internet tem tanto de bom como de mau, e porque acredito que ver tanta coisa influência a nossa criatividade original, só vejo 3 blogs diariamente, o teu é um deles e porque admiro a tua organização, método. E perde-se tanto tempo útil a ver o trabalho dos outros….
    E penso se vale a pena expor na net os trabalhos que vou fazendo…
    Acreditas que já fizeram um “crop” de um trabalho meu para utilizar como cabeçalho de um blog?….

  31. madalena Avatar

    Palavras que me vêm à  cabeça: descaramento, vergonha, chocante, nojento (sinceramente, até fiquei mal disposta).

  32. Maria Avatar

    Muito triste!
    Infelizmente já nada (no género) me surpreende.
    Eu por mim já desisti, até de fazer algumas das coisas que fazia por existirem tantas cópias…
    Ando a ver se invento algo novo, mas estes assuntos têm-me tirado a inspiração e a vontade de criar.

  33. Bolha de arte Avatar
    Bolha de arte

    É por isto que me têm avisado para não colocar fotos na net… pensei que as patentes e registos servissem para alguma coisa.
    Mas fiquemos tranquilas: não se perde a capacidade para fazer melhor e o genuíno.
    Obrigada pelo que tem trazido do bom que se faz em Portugal!

  34. Nazaré Avatar
    Nazaré

    Rosa, é mesmo revoltante!

    E acho grave que muita gente não perceba o que é plagiar e porque é que é incorrecto. Lido com isso com os meus alunos: para eles grave é serem apanhados, significa que disfarçaram mal o plágio…

    Deixo aqui a minha solidariedade.

  35. Paula Tadeu Avatar
    Paula Tadeu

    Rosa não é a primeira vez que vejo os seus trabalhos copiados, revolta.
    Não se faz um igual! Isso define a chico-espertiçe de muita gente. Há livros de bonecos e esses sim podem ser copiados sem problemas.
    Não gosto da mentalidade do “gosto então copio”, façam os seus próprios desenhos, executem.
    O que me aprece é que há quem ande pelos blogues a ver o que se faz e depois sem trabalho creatico nenhum deite cá para fora uns trabalhecos mais baratos mas que infelizmente vendem.
    Há perto de uns 2 anos vi numa montra do Loures Shopping um boneco que parecia seu, pedi para o fotografar mass ele foi retirado da montra pelo que nunca pude ter a certeza da cópia, por isso me calei.
    Trabalhem um pouco e pode ser que tenham resultados é a resposta que me ocorre.
    Infelizmente os direitos de propriedade intelectual não são respeitados.

  36. leandra Avatar
    leandra

    Rosa,

    Fico indignada com essa falta de escrúpulos das pessoas. Infelizmente, conseguimos alterar a mentalidade desses plagiadores inescrupulosos somente quando mexemos no bolso deles e, como vc disse, litigar acerca de direitos autorais é muito dispendioso e moroso. Acabam por se beneficiar disso, o que é moralmente repugnante. E no seu caso, em particular, o plágio foi feito tão “mal e porcamente” que o prejuízo alcança o consumidor que compra “gato por lembre”.
    um abraço

  37. Conny Avatar
    Conny

    I came to read your blog by way of Francesca’s blog today. I wish that those companies had more integrity than to copy your words and work. It so happens that I work as a legal assistant at an Intellectual Property law firm in the U.S. and so I understand your frustration. I am always in awe of the individual inventors who go through the lengthy and expensive process of patenting their work. Kudos to those who are strong at heart. It is expensive to litigate such matters for the individual inventors. I wish it weren’t so – a patent should really mean something. It is YOUR work and livelihood.

    Glad to have “met” you today. I hope all gets better your way.
    ~ Conny

  38. Marina Avatar

    Mas que chatice… A internet dá muito jeito para divulgares os teus trabalhos, mas também dá azo a que aconteçam estas coisas. :/ A única coisa que podes fazer é denunciar sempre, acho que legalmente pouco há a fazer. Beijinho

  39. Carla Avatar
    Carla

    E viva a Marta que não faz parte dos bajuladores e tem uma coisa que em Portugal não é agraciada, que se chama PERSONALIDADE! Quer se goste quer não, tem opinião própria!

    A mim parece-me que há semelhanças nos desenhos, mas quem é que inventou a roda? Será que as ideias que a Rosa tem são pioneiras?! Será que no meio de vários biliões de pessoas existentes à  face da terra, mais ninguém no mundo se lembrou de algo, que sinceramente não vejo como algo muito criativo?! Ou será que a Rosa passa o dia na Internet à  procura de coisas semelhantes à s suas para poder depois referir que é uma artista tão fantástica que até a plagiam! Mas será que foi plagiada ou plagiou?! Têm provas que foi pioneira?! A mim parece-me que procura o protagonismo à  custa disto!

    Ok, concordo que quem cria tem sempre um trabalho de preparação e de pensar como será a peça, mas será que essas pessoas que fazem essas peças e que as vendem, estão todas colectadas nas finanças e passam factura?! Pois…

    E será que sabem que existe uma coisa chamada Benchmarking?! Pois… Ainda não vi nenhuma grande empresa a processar a China! Sorte a sua que os chineses ainda não a descobriram, mas aí acho que a Rosa apenas ficaria com os olhos em bico, mais nada!

    Só mais uma nota, há poucos dias uma “colega” sua foi claramente plagiada, e digo que o foi, não só porque o plágio ocorreu em Portugal, porque as peças eram iguais, as fotografias eram semelhantes à s da plagiada e sabe o que ela fez?! Algo que achei de grande mérito! E por isso mesmo não irei identifica-la, porque ela própria não o fez, mas por certo conhecerá o caso, pois estamos a falar de alguém bastante conhecido no seu meio! Não criou alarido! Contactou o plagiador, contactou a loja onde as peças estavam à  venda e pura e simplesmente resolveu a questão. A loja retirou as peças, o plagiador encerrou o blog e That’s the end of the case! Não houve necessidade de procurar protagonismo!

  40. Lara Mafalda Avatar

    voltei aqui e… Jesus!!! é fugir desta gente…………
    À frente.

  41. sonia sapinho Avatar

    Viva a Rosa que é plural acima de tudo!

  42. catarinanl Avatar

    Rosa,

    Um post destes deixa sempre um amargo na boca de quem lê e uma sensação de “queria tanto poder fazer alguma coisa!” Não creio que haja muito mais que eu (e outros leitores) possam fazer do que manifestar solidariedade e divulgar, como disse, nos nossos próprios blogs e redes sociais.

  43. sofia feliz Avatar

    É de um descaramento e falta de escrúpulos sem igual! É muito grave o plágio de trabalhos de autor…
    Mas é gravíssimo usarem fotos atrás de fotos para ilustrar um site sem qualidade nenhuma, onde se consegue identificar bem quem lá aparece… como está esta situação das fotos das tuas filhas naquele site brasileiro?

  44. Lúcia Avatar

    Que fortalece esses melecas
    é que corre atras do barato
    e não se preocupar que está
    contribuindo pra essas pragas
    ficarem mais forte.
    Tem que fazer esse povo passar
    vergonha.
    Parabéns pela postagem.
    Lúcia

  45. isabel Avatar
    isabel

    toda a gente que vem aqui comentar tem opiniões próprias,D.”Carla”…
    No comentário da “marta” , não acho que tenha personalidade,mas sim inveja…

  46. Alessandra Sampaio Avatar
    Alessandra Sampaio

    Tratamos aqui de caráter, não de inspirações, referências ou tendências que possam ser seguidas, que, inclusive, se modificadas, se tornam uma outra versão de coisa já criada. Vai além. Falo de ética pessoal, a moral particular de cada um de nós, que parece ser cada dia menos conectada ao respeito pelo outro.
    E se eu começar a fazer vestidinhos cheios de babados coloridos com bordados de bichinhos e afins? Será que a Gaby Siewertsen vai se incomodar?

  47. maria Avatar
    maria

    Olà  Rosa, felicito-te de publicares comentários contrários ao teu pensamento e ao de muitas pessoas que aqui se exprimiram. Eu sou cliente da Rosa há vários anos, não uma amiga pessoal, e penso ser injusto o que aqui foi dito por 2 comentadores, acho normal que estes problemas sejam denunciados, e que continuem a sê-lo sempre que for necessário; a Rosa é uma pessoa integra, inteira e cheia de energia, que esta tenha realizado um sonho e dele saiba viver, partilhando generosamente com outros, acho que tem muito mérito e está de parabéns.

  48. ana ventura Avatar

    Arre! Bolas!!! Que lata a desta malta que não tem mais nada que fazer…

  49. Célia Couto Avatar
    Célia Couto

    Força Rosa, devem ser denunciados sim. Não somos bajuladores, como diz a Carla, mas sim respeitadores que é muito diferente. A Rosa, sim tem PERSONALIDADE, quem copia e se aproveita da criação dos outros não pode ter personalidade, está tudo LOUCO!…Até fico parva!!…
    Tenho por si uma grande admiração, sou cliente da Retrosaria e tenho algumas peças suas pelas quais tenho muito carinho, pois Rosa Pomar será SEMPRE Rosa Pomar.

  50. rita Avatar

    há pessoas boas e más, honestas e desonestas, visonárias e carneiristas, trabalhadoras e preguiçosas, empreendedoras e parasitas.
    à  rosa aplica-se, felizmente, o 1.º adjectivo, o positivo, de cada uma das categorias acima, e não poderia ter encontrado melhor forma de catalogar, com o título deste post, esta praga que atormenta quem tem ideias e trabalha bem.
    sim, porque ter boas ideias dá muito trabalho: pensar, projectar, experimentar, desfazer, refazer, até ao resultado final.
    o argumento da invenção da roda, tão amplamente utilizado, deve fazer parte de alguma cábula manhosa de quem defende que todas as pessoas que se deparem com um determinado trabalho de que gostem, são livres de copiá-lo (ou antes, de tentar copiá-lo porque nunca chegarão aos calcanhares do original).
    porque ninguém inventa nada, dizem.
    é uma tentativa gorada, na minha perspectiva, de desvalorizar o percurso, a procura e, sim, a descoberta de novas coisas. e achar que isso é presunção é ofensivo e uma tentativa de desvalorização do processo criativo e de profundo menosprezo pelo trabalho de quem se esforça por ter um percurso honesto e coerente.
    todos nós somos influenciados pelo que nos rodeia, é verdade, mas o truque está em conseguir processar a informação e não em decalcá-la.
    é para mim um mistério insondável que alguém ache que a rosa não tem o direito de, após ter visto alguém a aproveitar-se descaradamente do resultado do seu trabalho, desabafar sobre isso no seu blog.
    procurar protagonismo não é isso. é cortar a direito (como fez a sr.ª alemã) e querer ficar com os louros de um trabalho que não é nosso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.