A seguir à s viagens e à s segundas-feiras de biblioteca, é na Retrosaria que aprendo mais sobre malhas. Volta e meia, no meio de uma conversa, alguém tira da mala uma coisa para mim totalmente nova. Foi o que aconteceu há dias, quando a D. Abília Ferreira (aluna da Rita Correia) me surpreendeu com este xaile do pêlo da cabra australiana que aprendera a fazer trinta anos antes a uma senhora de Santarém. É uma técnica de crochet em que se usa uma agulha de barbela e uma régua e que, segundo a D. Abília, só se consegue fazer com pêlo de cabra, porque com qualquer outro fio o cordão não forma os mesmos caracóis perfeitos e o ponto não fica com a mesma definição. O pormenor da cabra australiana intrigou-me: vim depois a descobrir que afinal o fio era 100% mohair e que vinha de um stock secreto da marca francesa extinta Georges Picaud. O ponto, de acordo com a minha especialista em crochet preferida, é uma variante mais bonita da chamada broomstick lace (♥), e teremos de aprender a fazê-lo numa próxima visita da D. Abília. Quanto ao uso do pêlo de cabra, já me tinha questionado a propósito dos xailes que vi há dois anos em Nisa se alguma das raças que por cá viveram teria um pêlo apropriado. Até porque entretanto também encontrei uma referência enigmática a camisolas serranas de pêlo de cabra (quaisquer achegas serão bem-vindas)…
<<
>>
renda do pêlo de cabra
by
Tags:
Comments
42 responses to “renda do pêlo de cabra”
-
com uma régua!! muito bom!
-
Desconhecia, que interessante! :)
-
Wow, o Xaile é lindíssimo!…
O ponto parece-me uma versão do Ponto Peruano (sempre o ouvi chamar assim). -
adoro!é lindo !
-
maravilhoso! queremos um workshop desta maravilha!
-
De facto em Nisa existem xailes de pêlo de cabra, muito bonitos e bem mais raros do que as conhecidas aplicações de feltro. Como já cá estiveste há dois anos, tiveste oportunidade de conhecer o novo museu?
Deixo o site: http://www.museubordadoebarro.pt
beijinhos, Catarina (Marvão) -
conhecia de cavalo…
-
ah que coisa tão bonita!
-
¡Es muy bonito! No puedo esperar la tarde para probar este punto. Lo único que lo voy a intentar hacer con lino. A ver si es verdad lo que dices tú sobre la “forma os mesmos caracóis perfeitos”. =)
Ya te contaré.
También quería decirte que ya algún tiempo sigo tu blog. Es muy bonito e inspirador. =) -
Já fiz um cachecol usando uma régua, ficam umas laçadas grandes, fica bonito mas de facto com lã normal não se consegue esse “encaracolado”.
Não sei como se chama o ponto sei que o vi numa revista de 1978, em francês e como não percebi nada simplesmente peguei na régua e comecei a trabalhar, pareceu-me bem, não saiu nada mal. Tenho bom olho ;) -
que trabalho precioso. o efeito final é lindo, e eu nem sabia que podia existir fio de pelo de cabra.
-
Que maravilha! Fica um trabalho tão lindo!
-
Maravilhoso!! Faz-me lembrar as nossas “lérias”. O dito fio de cabra poderá fazer os “caracois perfeitos” porque será um fio mais encorpado e enrola sem dobrar os aneis. Coisas bonitas e intemporais!
-
Já tinha passado por cá e fiquei a pensar no nome ??? que a minha mãe dava ao ponto dum xaile feito por ela…Agora relembrei! Também chamava “lérias”! Aproveitei para fotografar, o fio tem um aspecto semelhante.
-
Que trabalho mais lindo é esse, minha gente? Fantástico!
-
wow! so wonderful pattern!
-
Lindíssimo, Rosa!
-
Olá Rosa!
Podias convidar a D. Abília a dar um workshop… é lindíssimo esse ponto, para além de curioso.
Bjis -
É LINDO!
O efeito é extraordinário com essa linha, faz-me lembrar o ponto peruano, apesar deste ser um pouco diferente, também se faz com uma régua. -
Tão lindo! Até dá vontade de aprender a fazer só para poder ter um!
-
Adoro tudo sobre a composicao. A cor da la e fantastica, o pattern fascinante…
-
[…] se encontra uma técnica que não vem explicada em livro nenhum conhecido e alguém que a domina, há que assegurar que mais […]
-
olá, gosto muito do vosso site e o gosto pela tradição de valores a não perder. Gostei muito do ponto da renda de pelo de cabra, gostaria de aprender mas tentei a partir das duas imagens e não consegui seria possivel acrescentar mais detalhes, agradeço.
-
Hola soy una fans incondicional del guissante rosa soy de Espaà±a y me gustaria que me explicara un poco mas sobre esta maravilla de chals y este punto de pelo de cabra un saludo y gracias
-
¿Dónde puedo aprender a hacer un triangulo con este punto bbroomstick?
-
Ola .Adorei o xaile fez lembrar-me um xaile que eu fiz há uns 30 anos atráz.
Gostaria de saber onde posso comprar este fio,para poder ensinar as minhas filhas que ficaram deliciadas ao ver tal maravilha. -
Muito bonito. Conheço uma técnica parecida, mas chama-se croché peruano.
-
can anyone translate the directions on this for me please… it’s so beautiful, but I can’t follow how it’s made.
-
Exacto, esta técnica parece o crochê peruano com régua… será que não é a mesma técnica e cá em portugal tem este nome?
Tal como o crochê é de gancho aqui em portugal e de grampo no brasil.**
-
ITS ABSOLUTELY BEAUTIFUL, BUT ITS A PITY ITS NOT IN ENGLISH
-
Wow…..is there a photo tutorial or something anywhere? This is so beautiful!
-
[…] adiantava pormenor nenhum mas deixou-me sempre a pensar nisso e era uma história diferente da das rendas. No fim de 2012 fomos de Arouca a Tebilhão e ao fazer algumas perguntas sobre a maneira de por lá […]
-
Olá,
Eu e a minha avó gostámos de ver o seu trabalho em pêlo de cabra, especialmente porque aqui (em Montalvão, Nisa), faziam-se xailes com uma lã a que dávamos o nome de pêlo de cabra.
A minha avó não usava uma régua, o trabalho é completamente diferente – usava-se antes uma forma. Esta forma é feita de metal e tem o formato de duas agulhas paralelas presas por duas chapas.
Segundo os nossos conhecimentos, a lã pêlo de cabra era fabricada na França (devia ser a tal Georges Picaud). Gostaríamos de saber, se ainda é possível adquirir esse tipo de fio.Obrigada*
-
Olá! Vivi em Montalvão muitos anos e sei fazer os famosos xailes de pelo de cabra, fiz para mim já há muitos anos uma encharpe do mesmo ponto que ficou maravilhosa,infelizmente e como se trata de pura lã, fui dar com ela já com alguns buracos da traça, gostava de tentar recupera-la,mas não sei onde encontrar o “pelo de cabra” será que me podem indicar onde comprar? Na época lembro-me que comprei numa retrosaria da baixa, mas já passaram mais de trinta anos…
Acho que essa tradição se está a recuperar em Montalvão! Num recente coro criado lá ,a peça de vestuário mais emblemática é precisamente esse xaile!Se alguém estiver interessado em ver chama-se
EmCanto de Montalvão.
Adorei também os pontos aqui mostrados
Obrigada -
Será que alguém sabe onde se pode, ainda, comprar este tipo de lã?…P.F. respondam!
-
Olá Natércia e Isabel,
Encontrámos um resto de Pichenette só em castanho e verde. Penso que foi na retrosaria no número 81 da rua da Conceição, mas é uma questão de ir lá ver, a senhora que nos atendeu é muito simpática.
Cumprimentos,
MCruz -
Pode encontrar aqui.
-
-
Pensei que ja tinha visto tudo na minha longa vida (82 anos) mas esse chale me deixou maravilhada. Quem fez e realmente uma fada..
-
Rosa como posso comprar o fio pelo de cabra ? eu sei fazer mas não consigo encontrar o fio
-
Já temos o fio disponível na Retrosaria. É um 100% Mohair, perfeito para este trabalho. Veja aqui.
-
-
E já tem o passo a passo de ponto do xale, eu achei lindo e quero aprender
-
I love the lace. Do you have an english pattern or instructions?
Leave a Reply